Arquivo retorno Itaú

Cezar Augustus (Tropeço)

Feb 9, 2011, 6:41:31 AM2/9/11
to JRimum Community
Olá pessoal...

Tenho que fazer um analizador de arquivos de retorno, porém não
encontro nenhum arquivo de exemplo para o CNAB 240 do Itaú... Alguém
poderia disponibilizar um arquivo retorno de exemplo, para que eu
possa testar o meu leitor aqui?

Abraço!

PS: Por acaso o Texgit consegue processar esses arquivos de retorno?
Grato.

iu...@f2pro.com.br

Feb 9, 2011, 10:52:17 AM2/9/11
to jrimum-c...@googlegroups.com
E ai cezar, eu fiz o cnab240 banco do brasil... da uma analisada nele...
certamente da pra fazer do itaú tbm...

qlqr duvida posta ai!!

[]'s

Retorno240.xml

Rômulo Augusto

Feb 9, 2011, 12:54:32 PM2/9/11
to jrimum-c...@googlegroups.com
Você vai usar o texgit pra fazer a leitura de arquivos flat e, provavelmente, esse arquivo de retorno é um deles.

Então pode.

Rômulo Augusto
JRimum Developer
www.jrimum.org
P Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o meio ambiente

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "JRimum Community" dos Grupos do Google.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para jrimum-c...@googlegroups.com.

Cezar Augustus (Tropeço)

Feb 9, 2011, 3:26:57 PM2/9/11
to JRimum Community
Olá pessoal, obrigado por responderem.

Aqui no meu caso, o tratamento do arquivo de retorno eu estou fazendo
assim (aplicação web):

1 - a pessoa faz o upload do arquivo de retorno
2 - o arquivo é recebido através de um InputStream
3 - conforme a Stream é executada, o arquivo é processado.
4 - o arquivo é recebido por um @ManagedBean e processado por uma
classe Leitora
5 - A classe leitora contém os métodos de validação e persistencia dos
dados no banco.

Neste meu caso, não há a possibilidade de armazenamento em disco do
arquivo de retorno, apenas o tratamento e colocação das coisas no BD.

A pergunta: eu conseguiria substituir o meu Reader de retornos por
métodos e coisas do Texgit (vi alguns comentários em outros tópicos
aqui do fórum...)? Como eu nunca trabalhei com o texgit, gostaria de
saber: onde posso obte-lo (Página do projeto Texgit está em
construção) e se possível um breve exemplo.

Sobre um outro banco que eu tenho que implementar boleto/leitor de
retorno (o Bancoob), eu procurei na internet e acabei caindo no svn
daqui do projeto (trunk), e vi que o Enum dele está lá... porém ele
não está contido no Snapshot (SNAPSHOT-2010-11-24 Hélio 0.2.3). Como
aqui tem uma agencia deste banco (Sicoob - cooperativa de crédito para
o qual o Bancoob presta serviço), tenho uns conhecidos que trabalham
lá e preciso implementar para uns clientes, caso o layout não esteja
validado, eu me ofereço para realizar, devido à estas facilidades/
necessidades e pelo fato de que a agencia é próxima à minha casa...
Logo, este será mais um à ser incluído nos futuros snapshots/
releases...

Mas, além dos Enums eu preciso de mais alguma classe? ou eu posso
somente pegar a classe BancosSuportados do repositório e agregá-la
diretamente à minha aplicação? Caso precise de mais alguma classe,
onde eu posso pegar um snapshot mais recente que o de Novembro/2010?

Ah, mais uma pergunta: existe diferença entre os arquivos de retorno
entre bancos (CNAB240 do Itaú e o CNAB240 do BB por exemplo)?

Grande abraço, e desculpem o tamanho do post. =]

Gilmar P.S.L.

Feb 10, 2011, 10:05:39 AM2/10/11
to jrimum-c...@googlegroups.com
Olá Cezar,

Não precisa se desculpar pelo tamanho do post não :-)
Respondendo:

[...]

Acredito que sim, você conseguirá e é provável que goste, já pelo exemplo que disponibilizamos em na thread:

Remessa Bradesco cnab 400

Lá tem um projeto eclipse com os exemplos pronto para rodar. Daí vc avalia melhor como ele se encaixaria no seu contexto.

Para rodar vc vai precisar do Java 6 ou (Java 5 + JAXB 2.2)

Mas, além dos Enums eu preciso de mais alguma classe? ou eu posso
somente pegar a classe BancosSuportados do repositório e agregá-la
diretamente à minha aplicação?

Precisa sim, precisa de uma implementação. Aqueles bancos suportados da versão que vc achou era apenas uma listagem de todos os bancos conhecidos e registrado pela FEBRABAN/BACEN. Não vai funcionar.

A versão mais recente e detalhes veja em: JRimum-Bopepo-SNAPSHOT-20110209

Agora, após ler seu e-mail vi um layout meio antigo do Bancoob, se você conseguir um layout mais novo seria melhor e mais seguro de evitar erros. E também saber se vc quer boleto para cobrança registrada ou não registrada, porque vi lá que registrada é no formato e Banco Bradesco. Mas o layout é antigo. Então fica aí a dica já. Precisamos de um layout atualizado. :-)

Ah, mais uma pergunta: existe diferença entre os arquivos de retorno
entre bancos (CNAB240 do Itaú e o CNAB240 do BB por exemplo)?

Sim, embora sigam um padrão, existem diferenças. Tem que ter um tratamento diferenciado para cada banco.

Atenciosamente
Gilmar P.S.L.

2011/2/9 Cezar Augustus (Tropeço) <cezar....@gmail.com>

Cezar Augustus (Tropeço)

Feb 10, 2011, 2:11:40 PM2/10/11
to JRimum Community
Olá pessoal, obrigado pelo retorno.

Gilmar: quanto ao Layout do Sicoob (Bancoob), vi que eles continuam
usando o Bancoob para cobranças sem registro e o Bradesco para as
cobranças sem registro (palavras do gerente da agencia). O meu cliente
quer Sem Registro, logo vai ser o layout padrão deles... Estou vendo
se consigo pegar com o gerente algum arquivo de remessa/retorno e
encaminho para voces.

Enquanto isso, vou desenvolvendo o leitor aqui e aprendendo o texgit e
como integrá-lo no meu sistema web.

Grande Abraço!