Livro AJAX com jQuery Maurício Samy Silva

Rafael Oliveira

to jQuery (Brasil)
Boa tarde.
O livro AJAX com jQuery do Maurício Samy Silva ainda é relevante nos dias de hoje ou está muito desatualizado?
Obrigado.

Ruan Carlos

to jque...@googlegroups.com
jQuery no geral é irrelevante no momento, é claro que se faz muita coisa com ele ainda, mas eu recomendaria você estudar mais JavaScript por si só ao invés de jQuery. Muito dos framewors hoje em dia consumiram o jQuery.

Grupo de jQuery Brasil.

REGRAS: https://docs.google.com/document/d/1VfvTDmeHTSj-L5ouZJjQQ4OkjTCU1Hr2XtPYBNGVHH4/edit

USE O JSBIN.COM / JSFIDDLE.NET PARA CÓDIGOS.

Email: jque...@googlegroups.com
Biba: jquery-br+...@googlegroups.com
Site: http://groups.google.com/group/jquery-br?hl=pt-BR

---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "jQuery (Brasil)" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para jquery-br+...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/jquery-br/256cb4a4-083c-406f-83f0-fb415ed14161%40googlegroups.com.

Everton Amaral Pereira

to jque...@googlegroups.com
Cuidado com essa afirmação ... o fato de não se usar jQuery em projetos novos não significa que ele não esteja em uso em projetos já existentes.
E aí, se for necessário dar manutenção em algo que já existe, é importante conhecer.

Ruan Carlos

to jque...@googlegroups.com
Everton não me entenda mal, o que eu disse foi o jQuery por si só é irrelevante no momento atual, porém, muitos projetos usam essa biblioteca, vão usar, e em nenhum momentoo em um futuro próximo o jQuery entrará em desuso. Mas se você quer aprender algo, eu recomendaria você estudar o JavaScript por si só ao invés de uma biblioteca, já que o JavaScript que é a linguagem será usado por qualquer outra biblioteca/framework. Inclusive muita coisa que o jQuery faz o JavaScript nativo implementou.

Abraços

Rafael Oliveira

to jQuery (Brasil)
Qual sua opinião sobre o livro?

Ruan Carlos

Neto

to jque...@googlegroups.com
Como dito pelo Ruan, o livro tem mais de 10 anos.

É preciso entender o contexto sob o qual o jQuery foi criado. O que amava nele era a incrível capacidade de ter meu mesmo código rodando de forma consistente em diversos navegadores (um problema muito comum antigamente, cada navegador entendia javascript de forma muito diferente). Outra coisa que eu gostava muito nele era era o enorme poder de trabalhar com seletores, para manipular o DOM.

Hoje em dia, novas API's do HTML5 e o próprio Javascript evoluíram muito, e já é possível fazer praticamente tudo que o jQuery faz, de forma consistente, e praticamente com a mesma quantidade de código.

E outra coisa muito importante: Hoje a forma de desenvolver mudou bastante. Os frameworks, não trabalham mais manipulando o DOM, mas sim manipulando dados. O DOM se torna apenas a representação visual do estado da sua aplicação.

Em resumo, na minha humilde opinião:

Se quer estudar para aprender algo novo, para usar no mercado de trabalho, estude Javascript bastante, depois algo como React, Vue.js, etc.
Se quer estudar para dar manutenção em sistemas legados, trabalhar com WordPress, ou coisas do tipo, estude apenas o suficiente, naõ vale a pena se aprofundar nisso.

José Neto - Software Engineer