Acesse o site: IMMB - www.messianica.org.br
Palestra do mês |
|||
Culto Mensal de Agradecimento – Fevereiro/2015 |
|||
Os senhores estão passando bem? O ano começou com muito calor, não é? No mês passado recebemos a mensagem de ano novo do presidente da Igreja Izunome, rev. Masayoshi Kobayashi, onde nos orientou que o objetivo principal do Johrei é criar pessoas ligadas a Deus. Na experiência de fé que ouvimos há pouco, ficou bem claro o quanto o Johrei purifica o sentimento das pessoas. O senhor Antonio conheceu o Johrei, quando estava numa fase de depressão profunda. Logo no primeiro Johrei disse que sentiu um grande alívio, que um peso havia saído de dentro dele… No segundo Johrei, sua situação financeira começou a melhorar, passou a ler os ensinamentos de Meishu-Sama, mudou sua postura, seu jeito de ser com as pessoas, e sua vida mudou por completo. Essa é a maravilhosa salvação do Johrei, que cria a verdadeira felicidade! Isso prova que a força de Deus, a Luz Divina, vai direto na alma, purifica e salva a pessoa. Quando tivemos o primeiro encontro com Meishu-Sama, cada um de nós teve um motivo diferente: uns por doença ou por dificuldades financeiras; outros, porque um amigo lhe apresentou uma ikebana ou falou sobre a horta caseira. Independente de como foi esse primeiro encontro, o importante é saber que foi ali, por meio do Johrei, que foi despertada a nossa centelha divina, para a verdadeira missão do homem, que é construir o paraíso sobre a terra. Os nossos antepassados querem receber a salvação, e por isso, procuram encaminhar seus descendentes até a fonte da Luz Divina, que é Meishu-Sama. E ele sabe quais são aqueles que tem missão a cumprir dentro da Obra Divina. Será que todos nós, que tivemos a permissão de receber o sagrado Johrei e de ingressar na fé, já reconhecemos essa missão de se tornar útil e servir a Deus? Ser salvo, libertando-se da doença, da pobreza ou do conflito, não terá nenhum sentido se não for dado o próximo passo, que é buscar a elevação, o crescimento espiritual. É por isso que temos as práticas básicas dos messiânicos: Culto, Johrei e dedicação. Se não dermos continuidade na prática da fé dentro do nosso cotidiano, não se alcança a verdadeira felicidade. Através da prática diária do Johrei, vamos sentir cada vez mais, a força de Deus! Através dos cultos e orações, vamos nos ligar cada vez mais a Deus. E através do nosso servir, vamos oferecer o que temos de melhor a Deus, o nosso tempo, o nosso empenho sincero, a nossa capacidade, e assim, sermos úteis à Obra de Salvação.
Quando ouvi a experiência do senhor Antonio, senti que o verdadeiro resultado do Johrei, não estava apenas no fato da depressão ter sumido, ou de ter começado a vender mais imóveis… Isso
são resultados visíveis, físicos, materiais. Por isso, sinto que a missão do Johrei que ministramos está muito além de solucionar apenas os problemas pontuais. O Johrei pode eliminar as tragédias e os conflitos que atingem os seres humanos. Hoje em dia, fala-se tanto em Paz Mundial, Paz e Amor, luta contra o racismo, contra a desigualdade, respeito ao próximo, etc. Fala-se tanto, mas o que vemos na realidade, são notícias de atos terroristas, conflitos religiosos, violência… É como Meishu-Sama nos ensina: ainda vivemos numa época semisselvagem, onde o caráter animal ainda existe no interior de muitos seres humanos, e que precisa ser eliminado. É aí que entra o papel do Johrei, a Luz Divina que purifica a alma e desperta o caráter divino que está adormecido dentro de cada um. Imaginem se aumentar o número de pessoas que recebem Johrei em todo o mundo… Certamente, vamos ter menos indivíduos com caráter semisselvagem, e vai aumentar as pessoas do bem, que amam a paz e respeitam o próximo. Enfim, para acabar com os conflitos pessoais, e do mundo, temos que levar a luz de Meishu-Sama ao coração de toda humanidade. Por isso é importante nos tornarmos pioneiros da salvação e praticar bastante Johrei, para mostrarmos ao nosso semelhante, o verdadeiro caminho da felicidade. Muito obrigado e boa missão a todos!
|
|||
As Leis e o Caráter Selvagem do Homem
(…) Seria desnecessário dizer que o principal objetivo das leis é diminuir a criminalidade e construir um mundo sem crimes. Entretanto, o que se vê é justamente o contrário, como dissemos há pouco. No Congresso Nacional realizado anualmente, o assunto que mais se discute é o aumento dos artigos das leis. No entanto, se a cultura progredisse do modo previsto, o número de criminosos iria diminuindo cada vez mais e, com certeza, surgiriam artigos desnecessários nas leis. Sendo assim, não deveria ser discutida também, no Congresso Nacio¬nal, a eliminação de partes da lei? Mas o interessante é que, embora isso não aconteça, ninguém estranha o fato, pois as pessoas perderam as esperanças, achando que a situação não tem mais solução.
Compreendemos perfeitamente que é impossível eliminar os crimes somente com as leis. Todavia, no momento, se elas não existissem, haveria uma catástrofe: o mundo seria dominado pelos maus, e os bons não conseguiriam dormir tranquilos. Por isso, as leis precisam continuar existindo, mas seria bom unir a elas um meio eficaz. Em princípio, só podemos valer-nos da Educação e da Religião, mas delas também não podemos esperar muito, pois, durante dezenas de séculos, viemos nos utilizando desses recursos e o mundo humano ainda se encontra na situação de que estamos vendo.
(…) Há muitos séculos, como todos sabem, inúmeros pedagogos vêm se esforçando nesse campo. Podemos reconhecer-lhes certo mérito, mas sua força não vai além disso. Não obstante, em relação à época selvagem, a sabedoria humana se desenvolveu bastante, e tanto a política como as organizações sociais e demais setores da sociedade conseguiram espantoso progresso, de modo que não podemos desprezar a contribuição da Educação. É inegável, entretanto, que faltou força na parte espiritual, ou seja, no aspecto referente ao melhoramento do espírito, visto que até agora não foi possível prescindir-se da jaula denominada lei.
Quanto à Religião, obviamente lhe reconhecemos certo mérito no sentido da salvação espiritual. Mas ela também não conseguiu fazer com que as leis se tornassem desnecessárias, apesar do aparecimento de inúmeros santos maravilhosos e personalidades relevantes, e dos esforços e sofrimentos de seus seguidores e até mesmo de fiéis, que chegavam a sacrificar sua vida. Consequentemente, não podemos esperar muito das religiões tradicionais.
Então, surge o problema: que fazer para eliminar verdadeiramente o caráter animal do homem e construir uma sociedade que não tenha necessidade de jaulas?
Evidentemente, é preciso que surja uma força até agora nunca vista, que supere a cultura tradicional. Mas devemos nos alegrar, pois essa força nos foi atribuída por Deus – Senhor do Universo – e de fato nós a estamos manifestando. Como ela é a essência da nossa religião, podemos dizer que esta é realmente uma Ultra Religião. Na qualidade de precursores do Mundo da Luz, que está para se concretizar, gostaria que considerassem minhas palavras como o primeiro alarme para despertar a humanidade da ilusão em que ela está vivendo.
Meishu-Sama em 22 de agosto de 1951
Extraído do Livro Alicerce do Paraíso Volume 5 – Páginas 166 a 168 |
|||
|
|||
Diretriz 2014
"A construção do protótipo do Paraíso
|