Aqui na África recém completamos uma série de visitas, conferências e aperfeiçoamentos. E estamos acolhendo vários grupos de cristãos, que contataram a palavra do reino e estão desejosos de praticar a vida da igreja.
Na Tanzânia, no Leste da Àfrica, temos cerca de 500 irmãos, de 10 cidades, já bem adiantados nesta comunhão.
Por outro lado temos enfrentado todo o tipo de dificulades. Desta vez nos deparamos com a perseguição religiosa dos que se sentem prejudicados pela chegada do evangelho do reino.
Há 7 meses um dos líderes deste grande grupo que está chegando na igreja, foi preso enquanto se dirigia para uma conferência em Uganda. Ele foi denunciado por um dos líderes entre aqueles que não vieram para a igreja, como se o nosso irmão fora uma pessoa em condição ilegal, pois ele é natural do Kenya e está vivendo na Tanzânia. Isto não é verdade, pois o irmão tem seus documentos e família em perfeita ordem. Sabemos que o nosso irmão está sendo mantido preso de maneira irregular, muito provavelmente por causa da corrupção policial.
Nós mesmos quase fomos presos por uma denúncia de que estariamos reunindo sem autorização das autoridades. A Tanzânia tem uma Constituição baseada no regime comunista, pois eles seguiram esta orientação após sua independência.
Graças ao Senhor, os irmãos comunicaram à Migração de sua cidade (incrivelmente chamada de Bunda). Quando a polícia foi prender-nos, numa reunião à noite, em que estávamos com toda a liderança deste grupo novo, com os representantes de todas as 10 cidades, eles não puderam prender-nos, porque os irmãos haviam se antecipado, tendo já comunicado as autoridades de nossa presença.
Em seguida, na conferência no Kenya, nós levantamos uma oferta para ajudar a família de nosso irmão preso, bem como para podermos encaminhar o assunto legalmente, a partir de uma assistência jurídica local, na Tanzânia, e até internacional, pelo Kenya.
O Leste da África está completando 9 anos de labor com este evangelho. Desde nossa chegada em dezembro de 2000 até estes dias, o evangelho foi propagado naquela região, desde o Kenya, para Uganda, Ruanda, Burundi, Sudão, Tanzânia, Etiópia e o Sudão. Imaginamos que nesta altura já tenhamos alcançado mais de 50 igrejas e mais de 3 mil irmãos.
Estamos muito encorajados pelo avanço do evangelho, porém não podemos deixar de lamentar o fato de que nossas ofertas regulares, baseada nos votos, estejam caindo a cada mês. Que o jardim de José seja fortalecido, porém que os ramos não sejam esquecidos!
Amados irmãos, ainda temos outras 4 regiões para cuidar na África, que são maiores em número de países e igrejas. Por favor, rogamos que não esqueçam de cumprir os seus votos na expansão.
Saibam que a maioria de nossos locais de reuniões ainda são à luz do céu. A maioria de nossos obreiros não tem trabalho. A maioria de nossos irmãos são extremamente pobres.
Não estamos de braços cruzados. Temos procurado exercitar as ofertas e ajudá-los a cumprir com suas responsabilidades. Porém, devemos reconhecer que eles ainda nem conseguem cobrir com despesas mínimas. Por exemplo: em nossa última conferência no Kenya, o custo para os 3 dias de hospedagem (uma escola), incluindo a alimentação (café, almoço e jantar) e o auditório para as reuniões, foi de 2 reais ao dia, ou seja 6 reais. Parece um absurdo, mas não é. Nós tivemos de completar o valor, com as ofertas que nós recebemos do Brasil. Outro exemplo, o Alimento Diário é R$ 1,30.
Amados, neste mês de 13º salário não poderiamos nos calar diante de tanta carência.
Lembrem de nós. Ainda estamos encorajados!
Helcio Almeida
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
PROJETO ARCA - INSTRUÇÕES PARA OFERTAR
Queridos irmãos, temos recebido vários pedidos de informação sobre como ofertar para o Projeto ARCA. Envio-lhes as instruções abaixo para que possam passar para os interessados. Esperamos que os todos os irmãos que receberem este e-mail possam cooperar na promoção do encargo de ofertar para o ARCA. Grandes são as necessidades na África, Amazônia e Europa. Agradecemos ao Senhor pelo privilégio e graça de podermos participar no ministério de ofertas de riquezas materiais.
Os irmãos poderão ofertar de duas maneiras: (1) Uma oferta única - simplesmente depositando o valor desejado na conta corrente especificada abaixo; (2) Oferta regular mensal - entrando em contato por e-mail ou por telefone com os irmãos do ARCA especificando o valor mensal da oferta e o endereço postal completo.
---> Projeto ARCA África/Amazônia:
Banco do Brasil
Agência 2945-9
Conta Corrente 7240-0
Associação Árvore da Vida
CNPJ 74.202.326/0002- 19
---> Projeto ARCA Europa:
Banco do Brasil
Agência 2945-9
Conta Corrente 15859-3
Igreja em Brasilia - Europa
CNPJ 00.498.923/0001- 15
Informem o depósito através de uma das opções:
- Fax: (61)3443-5420
- Email: arca.bsb@gmail. com
- Telefone: (61)3242-2955
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *