trabalhando com nós na nova versão do jenkins

Juliano Cesar

to jenkin...@googlegroups.com
Prezados, bom dia! seguinte:
tenho seguinte cenário:
1) estou fazendo uma compilação automatizada com o ant, atrelado ao
jenkins, e, está dando sucesso, gerando o arquivo .wwar,para ser
entregue no wildfly.
o que quero fazer:
primeira opção:
quero fazer deploy em um nó
do jenkins em outro servidor. quais os passos p ara criar o nó?
a segunda opção seria:
após ele gerar o .war,
quero fazer deploy em um container docker, que contenha o wildfly.
neste caso, como já tenho os plugins docker, durante a construção é
só apontar para um dockerfile já cirado?
alguém já fez este cenário?
e no caso de nós com docker e jenkins?como seria?
abraços e aguardo!

Fernando Boaglio

to jenkinsci-br
Olá Juliano,

O seu texto está meio confuso, vou começar com nós do Jenkins, para registrar um, use esse tutorial:

https://wiki.jenkins.io/display/JENKINS/Step+by+step+guide+to+set+up+master+and+slave+machines+on+Windows

Com Docker existem várias maneiras de fazer, depende se sua instance tem apenas o Wildfly ou se ela tem o Wildfly junto com os pacotes WARs.

Juliano Cesar

to jenkin...@googlegroups.com
Opa, Fernando, vamos lá: sobre o link, muito obrigado, vou dar uma
olhada. sobre o docker, o qeu quero fazer, é o seguinte: vi que tem
um plugin chamado docker slave, onde, se não me engano, tem como
criar um nó,no jenkins para o docker, ainda estou engatinhando neste
negócio de container!!!eu criei um dockerfile, com o wildfly, e,
adicionei o pacote(.war), compilado na minha job do jenkins, então
queria saber como procedo a partir daí, após ter criado o
dockerfile, com o wildfly, e o pacote.grato, Julino.
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo
> "jenkinsci-br" dos Grupos do Google.
> um e-mail para jenkinsci-br...@googlegroups.com.
> Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Fernando Boaglio

to jenkinsci-br

A automação que você quer depende se vai deixar na mão do Jenkins e subir e descer o seu contêiner.

O kubernets gerencia os contêiners para você de maneira bem simples e eficiente, podendo até subir tudo em cluster.

Se quiser pode até gerenciar os contêiners Docker via browser com o Portainer - https://github.com/portainer/portainer

Juliano Cesar

to jenkin...@googlegroups.com
muito legal Fernando!irei dar uma olhada ensta opção do kubernets, ou
também, do portainer, que é interessante. Já ouvi falar do rancher,
alguém aqui já usou? no que se refere ao kubernets, me pareceque
ele exige uma quantidade enorme de memória, ou estou errado?

Em 24/07/2017, Fernando Boaglio<boa...@gmail.com> escreveu:

> [...]
> eficiente, podendo até subir tudo em cluster.
>
> Se quiser pode até gerenciar os contêiners Docker via browser com o

Fernando Boaglio

to jenkinsci-br
O Kubernetes exibe uma estrutura mais robusta, mas se você precisa de cluster sem autoscaling e outras coisas, talvez a opção nativa do Docker (o Swarm) atenda.

Veja as diferenças:

https://platform9.com/blog/compare-kubernetes-vs-docker-swarm/

Esse rancher eu não conheço, mas parece ser apenas um front end amigável para o Kubernetes.