Muito boa leitura! Não conhecia nem a configuração do web.xml, tampouco o atributo do converter. Muito massa.É um pouco complicado acompanhar as atualizações, não só o JSF, mas do Java, pois em muitos ambientes corporativos as versões são 1.2 e 5, respectivamente.Lembro que utilizei uma aplicação há algum tempo, a hora recuperada era do servidor, que ficava em outro país e o formato era do servidor, embora no ato da criação da conta pedisse o local onde eu morava, logo era possível saber que eu estava em um fuso diferente e que a formatação da data também é diferente. Ficava estranho ver a data algumas horas "a mais".Duas observações:0 - Região norte fica em outro timezone, então o Brasil tem 2 timeszones;1 - Os valores das tags "param-name" e "param-value" estão escuras em um fundo escuro.
----
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "java.ce" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para javace+un...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para jav...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/javace.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
--Atenciosamente,Virgílio Rocha Ximenes
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "javasf: JavaServer Faces Group" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para javasf+un...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/javasf.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/javasf/CAA5Bhiw%2BJcuwHfmoqHp%3DpoQHgTAsAKo5o5bPaZi381gLkKCWgw%40mail.gmail.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Opa Virgilio, é só algumas partes da região Norte que está no timezone diferente de Brasília (só no Acre, se não me engano) e Fernando de Noronha também está em outro timezone.. então o Brasil tem 3 timezones..
é verdade Hedley, é isso mesmo. acabei de conferir aqui..
utc-2 Fernando de Noronha
utc-3 Brasília
utc-4 Amazônia
utc-5 Acre
--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "java.ce" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para javace+un...@googlegroups.com.
Para postar nesse grupo, envie um e-mail para jav...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/javace.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.
Ponte,Muito legal o artigo. Eu só acrescentaria de não pegar a data do servidor de aplicação e sim do banco de dados, ou seja, não usar 'new Date()'.Acho mais interessante porque é ele que vai manter os dados consistentes, ou seja, se você tiver em cloud e/ou com load balance de servidores, para evitar ter que instalar o ntp em cada servidor, e ter problemas de cadastro não aparecendo devido 1 segundo sequer, é melhor pegar do banco de dados.
Outra coisa é que se o campo só importa a data, ou seja, não importa a hora, é bom zerar a hora, e não deixar gravar com a hora que foi gerada, por isso que o banco diferem date de timestamp.
E o ultimo, acho interessante deixar o fuso igual do browser do usuário. É chato entrar na amazon e vê a hora da compra, a hora de USA, se você pegar do banco e mostrar usando o componente, ele vai converter para o locale do usuário obtido do browser.
Oi Uchoa,On Fri, Aug 14, 2015 at 12:39 PM 'Rafael Uchôa' via java.ce <jav...@googlegroups.com> wrote:Ponte,Muito legal o artigo. Eu só acrescentaria de não pegar a data do servidor de aplicação e sim do banco de dados, ou seja, não usar 'new Date()'.Acho mais interessante porque é ele que vai manter os dados consistentes, ou seja, se você tiver em cloud e/ou com load balance de servidores, para evitar ter que instalar o ntp em cada servidor, e ter problemas de cadastro não aparecendo devido 1 segundo sequer, é melhor pegar do banco de dados.É uma alternativa obter a data e hora atual do banco de dados, muitos sistemas fazem isso. Eu confesso que normalmente utilizo a data da aplicação mesmo, isto é, o "new Date()".Contudo, quando trabalho com sistemas onde o horário é critico eu costumo utilizar o conceito de Relogio na aplicação, assim simplifica a vida na hora de escrever os testes de unidade:Relogio relogio = new RelogioDoSistema();Date hoje = relogio.hoje()Outra vantagem dessa abordagem é que seria simples ter uma implementação que obtivesse a data do banco de dados. O que você acha?
Outra coisa é que se o campo só importa a data, ou seja, não importa a hora, é bom zerar a hora, e não deixar gravar com a hora que foi gerada, por isso que o banco diferem date de timestamp.Verdade. Vou mais longe, é muito importante definir a precisão da data no mapeamento da JPA, caso contrário erros sérios podem ocorrer. É até um tópico importante que discutimos no nosso curso de persistência.
E o ultimo, acho interessante deixar o fuso igual do browser do usuário. É chato entrar na amazon e vê a hora da compra, a hora de USA, se você pegar do banco e mostrar usando o componente, ele vai converter para o locale do usuário obtido do browser.Concordo com você, mas vai depender dos requisitos da aplicação.Se é um sistema corporativo que roda somente no CE então não há necessidade de obter o fuso horário do usuário. Caso seja um sistema que pode ser acessado de qualquer lugar do país então é melhor usar as preferências do usuário.Faz sentido?