João,
Se você ler sobre as realidade das empresas (big players) que adotaram microservices vai perceber que essa foi a principal motivação deles. Infelizmente eles são obrigados adotar microservices porque não existe solução melhor para resolver esse problema (escalar times)!
Sobre distribuição de carga e trabalho você consegue isso com um monólito e práticas de modularização. Como você acha que essas empresas mantiveram software antes do hype do microservices?
Cuidado! Adotar microservices, que é um modelo arquitetural COMPLEXO e CARO, com o propósito de aprendizado é arriscado, ingênuo e as chances são que o peso dessa complexidade leve o projeto ao completo fracasso! Recomendo você ler sobre os problemas dessa arquitetura antes de tomar uma decisão do tipo!
Como o Martin Fowler diz:
“you shouldn’t start a new project with microservices, even if you’re sure your application will be big enough to make it worthwhile” (
https://martinfowler.com/bliki/MonolithFirst.html)
Enfim, invista numa boa modularização coberta por boas práticas de engenharia ágil como por exemplo testes automatizados e CI e você certamente estará em boas mãos.
Um abraço,