Talk: Testes de Unidade Vs. Testes de Integração

Rafael Ponte

to javace, pb...@googlegroups.com, jav...@googlegroups.com
opa gente,

desculpa o título "click bait" hehe 😬, mas gostaria de compartilhar a gravação da minha última talk sobre escrita de "testes no mundo de microsserviços":

a idea da talk é discutir por que focamos mais na tal da Pirâmide de Testes com sua divisão dos testes do que na qualidade dos mesmos. E claro, tentar trazer alguma reflexão do por que testes de integração fazem mais sentido no contexto de microsserviços 😉

um abraço,

--
Rafael Ponte
Engenheiro de Software Cansado

Mildo

to jav...@googlegroups.com
Não achei click bait e até foi ótimo pra conhecer o seu site rpontes.com.br (Show de bola)👏👏

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "java.ce" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para javace+un...@googlegroups.com.

Charles Marques

to jav...@googlegroups.com, javace, pb...@googlegroups.com
Não sei Rafael,

Mas assim, tenho a impressão que há uma certa pressão dos modelos de gestão de cumprir métodos.

Por exemplo:
Numa Sprint ou ciclo, para desenvolver uma funcionalidade tem que seguir um checklist gigante de testes funcionais, unitários, caixa preta e tal pra considerar entregue, e a tua Sprint ou ciclo é de apenas uma ou duas semanas.

Nessa 'stack' de sub atividades da atividade não vai ser priorizado, e algo me diz que quem dança nesse samba serão aquelas que não são perceptíveis para os clientes: os testes!

Charles Gleison

Mattheus Cassundé

to java.ce

Fala pessoal, vou contribuir com alguns centavos aqui :)

@Charles Marques essa discussão não é nova e sempre vai está presente em nosso dia a dia, entendo que faz parte do nosso papel deixar claro para todos os líderes, clientes, outros desenvolvedores que os teste são sim perceptíveis pelo cliente, principalmente quando uma funcionalidade teve regressão, ou seja, antes funcionava e agora não funciona mais, quando uma regressão acontece trás alguns problemas como:
  • Redução da confiança do cliente para com as entregas da empresa (principalmente se funcionalidade for crítica para o Cliente)
  • Corrosão da imagem da empresa
  • Time de desenvolvimento sem confiança para fazer novos Deploys (resulta em atrasos)
A implementação de testes também ajuda muito quando vamos fazer algo super corriqueiro, Refatoração, as vezes implementamos código para funcionar rápido com a certeza que precisaremos voltar nessa implementação para melhora-la (Débito técnico) e uma forma de agilizar e aumentar a segurança dessa Refatoração é com testes bem feitos e principalmente quebrando pelos motivos corretos. (como Ponte colocou na talk).

Para contribuir um pouco com a discussão sobre teste de unidade e teste de integração digo, as vezes queremos colocar tudo dentro de uma mesma "caixa" mas na minha visão, testes de unidade são para garantir a cima de tudo Regra de Negócio e testes de Integração é acima de tudo para garantir Engenharia ou seja são complementares para uma entrega de qualidade. ;)