SEGURA EM DEUS
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende
toda a sua vida.
PROVÉRBIOS 4:23
Qual é a coisa mais valiosa de sua casa? O que aconteceria se ela fosse roubada ou perdida? Talvez você pudesse substituir o item usando algum dinheiro poupado ou de seguro — o que é um aborrecimento, com certeza, mas não um desastre total. Agora, qual é o item mais emocionalmente inestimável de sua casa? Talvez, como eu, seja um álbum de fotos ou outro objeto que conte a história de um tempo passado. Se isso fosse tirado de sua casa, seria quase impossível substituí-lo. Você teria de aceitar a perda. Você ficaria triste, mas a vida seguiria. A verdade é que, se um ladrão invadisse sua casa e roubasse tudo de valor, ele não teria levado a coisa mais valiosa, porque não poderia roubar o tesouro mais precioso: o seu coração.
De fato, a única maneira de roubar um coração é se você o tiver fixado a alguém ou a outra coisa que possa roubá-lo. Aí, então, sua perda pode ser realmente grande. Essa é a razão pela qual Deus nos diz para amá-lo com o nosso coração todo — porque somente nele nosso coração é mantido em segurança. O seu coração, ou suas “afeições”, como diz uma versão da Bíblia, tem o poder de “influenciar tudo o mais em sua vida” (Provérbios 4:23, tradução livre [ 01 ]).
O versículo que nos diz para guardar o coração também o descreve como uma “fonte” (ARA). Fonte é uma proveniência de água limpa, fresca e segura, que nutre a vida de plantas e animais que a cercam. Isso certamente influencia tudo ao seu redor. A civilização tende a surgir em torno de fontes de água. Em lugares áridos, um manancial é literalmente a diferença entre a vida e a morte. Se ele estiver contaminado de alguma forma, ou se for cortado de sua nascente nas profundezas da terra, tudo na área será afetado. As coisas murcham e morrem.
Dessa forma, uma fonte merece ser guardada e cuidada, protegendo-a da
poluição e mantendo sua conexão com a nascente.
Protegemos nosso coração como se ele nos provesse fontes de água de vida.Nós o protegemos de ser envenenado pela poluição quando o guardamos da amargura e da ofensa. E o protegemos da seca permanecendo conectadas à verdadeira fonte, por meio da oração e do louvor. Nós o protegemos de afetos doentios ao não fixá-lo a coisas incertas deste mundo, que podem roubá-lo.
Quando você diligentemente guarda seu coração, amando “o Senhor, o seu Deus,
de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”, como
Jesus ordenou, ele a manterá segura e florescendo (Mateus 22:37).
ORE:
Deus, mostra-me como dar meu coração todo a ti e protegê-lo bem. Eu sei que o mais seguro é aos teus cuidados.
DECLARE: Eu sou forte
PORQUE GUARDO A FONTE DO MEU CORAÇÃO
DECLARAÇÂO DE FÉNesta segunda-feira, agradeço a Deus pelo dom da vida e por mais uma semana que se inicia. Sou grata por Seu cuidado constante e por Sua presença amorosa em cada detalhe.
Com um coração cheio de gratidão, reconheço as bênçãos liberadas nas regiões celestes sobre minha vida e acredito que esta semana será guiada pelo Seu amor e orientação.
Confio em Deus como meu Pai, que me sustenta e guia, e enfrento esta semana com fé renovada e alegria.


Ita Costa
3Ita09:30