Bye bye, Parse

Stephen Eilert

Jan 28, 2016, 5:17:43 PM1/28/16
to iphoned...@googlegroups.com

http://blog.parse.com/announcements/moving-on/

Thread do Hacker News:

https://news.ycombinator.com/item?id=10991729

Espero que não tenha muita gente aqui dependendo deles...

— Stephen

Marcus Paulo

Jan 29, 2016, 2:26:24 AM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com
Quais as alternativas que vocês utilizam?

AmazonWS?

Abraços,
Marcus Paulo
> --
> --
> Para ver mais opções, visite este grupo em
> http://groups.google.com/group/iphonedevbrazil?hl=pt-BR?hl=pt-BR
> ---
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "iPhoneDevBrazil" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para iphonedevbraz...@googlegroups.com.
> Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

Alexandre Oliveira

Jan 29, 2016, 5:55:40 AM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com
Já vai tarde,

Alexandre Oliveira
(21) 98795-2608

rodrigoc...@gmail.com

Jan 29, 2016, 8:37:44 AM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com
Estou estudando a migração para amazon.(Amazon Mobile Hub).

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "iPhoneDevBrazil" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para iphonedevbraz...@googlegroups.com.

Marcus Paulo

Jan 29, 2016, 10:41:08 AM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com
Por que Alexandre?

Abraços,
Marcus Paulo

Em 29 de jan de 2016, às 08:55, Alexandre Oliveira <alexand...@gmail.com> escreveu:

[...]

Alexandre Oliveira

Jan 29, 2016, 10:47:38 AM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com
Este artigo resume os problemas do parse, sendo que vivi estes problemas e tive que migrar todo um app complexo em parse para firebase por causa destes problemas.

Alexandre Oliveira
(21) 98795-2608

Cláudio Castro

Jan 29, 2016, 11:04:06 AM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com
Eu recomendava o Parse por acreditar q, sendo de uma empresa rica como o Facebook, as chances dele acabar eram remotas.. fui pego de calças curtas...
Eu penso em migrar para a Amazon tb...

Já vi algumas comentários em outra rede sobre soluções próprias, porém, a ultima vez q vi, manter uma máquina virtual com possibilidade de escalabilidade não era barato...

Ricardo Borelli

Jan 29, 2016, 11:06:49 AM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com

NUNCA conte com isso. Por mais rica que a empresa seja, eles vão cortar o que acreditam que não faz mais parte do foco deles e/ou que só consome dinheiro. Twitter faz isso. Google faz isso.

Se a sua startup favorita foi comprada, fique imediatamente com um pé atrás.

Ricardo Augusto
@rabc
http://about.me/rabc
ricar...@gmail.com

"I know how to control the universe. So tell me, why should I run for a million?" (Grigory Perelman)

Márcio Habigzang Brufatto

Jan 29, 2016, 1:23:02 PM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com
O que o Ricardo escreveu faz todo o sentido. As empresas grandes são as piores nesse sentido, pois eles não necessitam daquela verba para manter o negócio deles, para eles é simplesmente uma ferramenta que uma hora eles podem para e se eles quiserem parar sem avisar os usuários, eles vão fazer e não vai abalar a reputação deles.

Stephen Eilert

Jan 29, 2016, 2:30:44 PM1/29/16

On Fri, Jan 29, 2016, at 08:06 AM, Ricardo Borelli wrote:
> [...]

Se a sua startup favorita foi comprada, fique imediatamente com um pé atrás.

Eu diria que: se sua startup favorita foi comprada, comece imediatamente a migrar.

– Stephen

rodrigoc...@gmail.com

Jan 29, 2016, 4:25:53 PM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com
Achei estranho que na virada do ano eles lançaram uma versão nova do Dashboard.

Enviado do meu iPhone

Eduardo Baião

Jan 29, 2016, 4:29:12 PM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com

Marcus Paulo

Jan 29, 2016, 6:30:37 PM1/29/16
to iphoned...@googlegroups.com
Obrigado Alexandre.

Abraços,
Marcus Paulo

rodrigoc...@gmail.com

Feb 3, 2016, 3:53:59 PM2/3/16
to iphoned...@googlegroups.com
Caso queiram usar o Azure

Thiago Abreu

Feb 6, 2016, 7:05:05 PM2/6/16
to iphoned...@googlegroups.com

Marcus Paulo

Feb 7, 2016, 5:32:30 AM2/7/16
to iphoned...@googlegroups.com
Bom dia pessoal, vocês viram esse link:

Apple’s CloudKit update makes it a fantastic Parse replacement for developers: http://thenextweb.com/insider/2016/02/05/apples-cloudkit-update-makes-it-a-fantastic-parse-replacement-for-developers/

Abraços,
Marcus Paulo

Rodrigo Carrapeiro

Feb 17, 2016, 6:21:34 AM2/17/16
to iphoned...@googlegroups.com
Bom dia pessoal,

Apos testar vários serviços BaaS, para substituir o parse encontrei um serviço muito similar , ele ainda não tem o suporte para migração direta do parse, porem segundo os desenvolvedores em breve irão lançar essa opção de migração.

https://www.moback.com

Gostaria da opção de vocês sobre o serviço.

Rodrigo Carrapeiro

Celular: +55 (41) 9239-6733
E-mail: rodrigoc...@gmail.com

Daniel Borges

Feb 17, 2016, 12:59:34 PM2/17/16
to iPhone Dev Brazil
Ou então contrata um VPS no Digital Ocean e configura o Parse Server você mesmo. Assim você não teria que portar todo o seu app para uma nova infraestrutura de back-end e continuaria utilizando os serviços do Parse.
Daniel Borges Ferreira da Silva
Bacharel em Ciência da computação pela UFAL
Mestrando em Informática pela UFAL
Membro do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais - NEES

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0755689140229552

Daniel Borges

Feb 17, 2016, 12:59:59 PM2/17/16
to iPhone Dev Brazil
Digital Ocean ou afins***

Cláudio Castro

Feb 18, 2016, 8:02:18 AM2/18/16
to iphoned...@googlegroups.com
Essa é uma solução q chequei a considerar para um projeto q estou finalizando, porém achei problemático esperar para ver o quanto a comunidade abraça o Parse.
Já q na versão disponibilizada do Parse, vc perde diversas funcionalidades q, dizem, serão implementadas pela comunidade, assim como a compatibilidade do SDK com as próximas versões do iOS.

Rodrigo Carrapeiro

Feb 18, 2016, 8:35:41 AM2/18/16
to iphoned...@googlegroups.com
Este foi um item que analisei, o problema e o SDK que começa a perder sua compatibilidade, eu tenho projetos que tendem a seguir por alguns anos, e não sei se a SDK do parse conseguirá dar o suporte neste medio/longo prazo.

Rodrigo Carrapeiro

Celular: +55 (41) 9239-6733
E-mail: rodrigoc...@gmail.com

Daniel Borges

Feb 18, 2016, 9:29:46 AM2/18/16
to iphoned...@googlegroups.com

Pela documentação do Parse Server, os SDKs já estão suportando a utilização do Parse Server.

https://github.com/ParsePlatform/parse-server/wiki/Parse-Server-Guide#using-parse-sdks-with-parse-server

Leonardo S

Feb 23, 2016, 3:31:10 AM2/23/16
to iphoned...@googlegroups.com
Eu tentei substituir o Parse pelo Firebase quando foi anunciado a mudança, mas achei que o tratamento de dados geolocalizados e triggers (o beforeSave() e afterSaver()) do Parse eram mais intuitivos, bem como a SDK para os clientes mobiles (android e iOS).

Na verdade, não considero a mudança ao todo ruim, o Parse Server como componente agora é bem mais flexível, podendo ter um controle muito maior da app e utilizar componentes node.js. O lado ruim é ter que gerenciar servidores e banco de dados.

Se olharem as issues no gihub do Parse Server, verão que ainda há problemas significativos (e não são poucos). Eu mesmo detectei um que ocorria no login e reportei (foi marcado como bug). Estão também trabalhando em funcionalidade que eram demandadas durante anos, como permitir um schema para o banco de dados. Voltaram também a trabalhar no sistema de Push, que havia sido cancelado para o Parse Seve. Então vamos ver se até o final desse ano sai uma versão melhor.

Se qualquer forma, é excelente o artigo que passaram aqui que fala de alternativas ao Parse. Irei testar alguns deles.

Em 18 de fevereiro de 2016 12:29, Daniel Borges <danielb...@gmail.com> escreveu:

[...]

Eduardo Baião

Mar 1, 2016, 7:14:48 AM3/1/16
to iphoned...@googlegroups.com
Esse aqui parece ser imbatível.

Grátis, sem limite de devices e sem limite de pushes.

https://onesignal.com/

ricar...@gmail.com

Mar 1, 2016, 7:36:54 AM3/1/16
to iphoned...@googlegroups.com
Pequeno conselho: não existe almoço grátis.

Daniel Borges

Mar 1, 2016, 7:49:57 AM3/1/16
to iPhone Dev Brazil

Pois é... Não fiquei muito confiante com a forma que eles ganham dinheiro:

"We make money by using the data we aggregate to improve web and mobile experiences. We also offer custom solutions to enterprise clients."

Eduardo Baião

Mar 1, 2016, 7:57:56 AM3/1/16
to iPhone Dev Brazil
Sobre a primeira parte não vi problemas. Não é assim que o Flurry, App Annie etc ganham dinheiro?

Vejo push apenas como a isca, o doce que eles te dão para poderem chegar na informação que importa: nossos dados de analytics.

Ricardo Borelli

Eduardo Baião

Mar 1, 2016, 8:51:20 AM3/1/16
to iphoned...@googlegroups.com
Que tipo de informação do usuário que viole sua privacidade estaria sendo vendida ao usar apenas o serviço de push?

Ricardo Borelli

Mar 1, 2016, 8:57:35 AM3/1/16
to iphoned...@googlegroups.com
Você tem que usar o SDK deles, pelo o que eu entendi, nisso você já tem um ponto de "vazamento". Qualquer coisa que você hospede fora do seu ambiente, você não tem controle, e quando essas empresas geram grande volume, não é difícil fazer cruzamento de dados.

Privacidade não é somente o dado apontar, especificamente, para uma pessoa. Usar um dispositivo pessoal para big data, sem aviso explícito, já é violação de privacidade para mim.

[...]

Eduardo Baião

Mar 1, 2016, 9:04:30 AM3/1/16
to iphoned...@googlegroups.com
Você não usa então nenhum serviço de terceiros? Flurry, Google Analytics etc? Ou mesmo o próprio Parse, que foi o motivador do início dessa thread?

O objetivo era listar opções para substituir o Parse.

Agora se você não usa nada de terceiros, essa discussão sobre privacidade foge um pouco do assunto original, pois a maioria dessa soluções de terceiros usa essa informações de analytics, de uma forma ou de outra.

Ricardo Borelli

Mar 1, 2016, 9:12:24 AM3/1/16
to iphoned...@googlegroups.com
Usava o GA há muito tempo atrás, mas parei. Usei o Crashlytics nas últimas apps (que já estão fora do ar), porém pretendo reavaliar se vale a pena continuar usando nas próximas apps.

Concordo que foge do assunto da thread (sorry, folks!) e que a maioria desses serviços faz isso. Mas minha idéia era só levantar essa questão para que todos pensem nessa questão o tempo todo, não somente na hora de avaliar um serviço de terceiro (app de ônibus que envia UDID + localização + número do ônibus por HTTP é muito pior que usar serviço de terceiro).

[...]

Leonardo S

Mar 2, 2016, 7:57:54 AM3/2/16
to iphoned...@googlegroups.com
@Eduardo,

O GCM do Google e o APN da Apple já não são gratuito e ilimitado ? Não vejo porque adotar uma terceira solução (nesse caso, o OneSignal).

Além disso, não achei na documentação do OneSignal como enviar a mensagem direto para um device token. Mas posso estar enganado, só dei uma olhada rápida.

@Ricardo,

Qual a alternativa que considera para o Crashlytics ?

Eduardo Baião

Mar 2, 2016, 11:56:23 AM3/2/16
to iphoned...@googlegroups.com
Leonardo, hoje além do iOS e Android, também vou precisar suportar Windows Phone.

Eu particularmente prefiro me dedicar ao core da aplicação, e não ter que ficar suportando infra-estrutura. Mas entendo quem quiser seguir o caminho contrário.