Executar\Instalar arquivo .IPA presente na pasta Documents da Aplicação

1,088 views
Skip to first unread message

Felipe Costa

unread,
Feb 9, 2012, 11:16:02 AM2/9/12
to iphoned...@googlegroups.com
Prezados,
Boa Tarde,

Algum de vocês sabem me informar se é possivel executar um arquivo instalador (Exemplo2.ipa) presente na pasta Documents de uma outra aplicação (Exemplo1)?

OBS: Em Android ja realizei o procedimento, e gostaria de saber como pode ser feito em IOS.

Felipe Costa

Stephen Eilert

unread,
Feb 9, 2012, 4:32:12 PM2/9/12
to iphoned...@googlegroups.com


2012/2/9 Felipe Costa <feli...@gmail.com>
template.jpg



-- Stephen

"Kids these days.
Whatever happened to hard work?"

       -- Joel Spolsky, The perils of javaschools

 

Felipe Costa

unread,
Feb 9, 2012, 5:49:04 PM2/9/12
to iphoned...@googlegroups.com
Respondendo a "Em deus por que":

Possuo um sistema o qual realizei uma conexão FTP o qual realiza donwload de um arquivo .txt, o qual apos este arquivo e processado linha por linha que possui compartamento de criar tabelas no banco de dados e apos realiza a carga desta tabelas com download de seus arquivos especificos o qual tambem possui no ftp. Em alguma parte deste arquivo ira realizar o download de um arquivo .ipa, desta forma apos o sistema verificar que possui um arquivo .ipa na pasta documents e possui executa-lo o instalando. Este comportamento realizei a implementacao em Android, porem em IOS nao estou conseguindo.

Felipe Costa


--
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
iphoned...@googlegroups.com
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
iphonedevbraz...@googlegroups.com
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com/group/iphonedevbrazil?hl=pt-BR?hl=pt-BR

Ricardo Borelli

unread,
Feb 9, 2012, 5:58:21 PM2/9/12
to iphoned...@googlegroups.com
Nunca[1] vai conseguir em iOS. O aplicativo roda dentro de uma sandbox e (alguém corrija-me se eu estiver errado) a Apple proíbe download de arquivos binários a partir de um servidor.


[1]Exceto com Jailbreak, mas estou desconsiderando essa possibilidade.

Ricardo Augusto
@rabc
http://about.me/rabc
ricar...@gmail.com

"I know how to control the universe. So tell me, why should I run for a million?" (Grigory Perelman)



2012/2/9 Felipe Costa <feli...@gmail.com>

Felipe Costa

unread,
Feb 10, 2012, 5:17:02 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Ricardo,

Minha aplicacao realiza download de instaladores (arquivo .ipa) de um FTP, utilizei como exemplo o SimpleFTPSample disponibilizados no site da Apple, os instaladores posso ver pelo simulador que estao presentes na pasta Documents do pacote da aplicacao, apos todos esses arquivos sao exibidos um Picker View, desta forma o que falta ser feito e' apos selecionar algum instalador pelo Picker View e clicar em um botao (Ex:Instalar), o instalador selecionado seja instalado no simulador. Seria que seria possivel?

Novamente informando que possuo esta aplicacao em Android funcionando perfeitamente, porem agora estou a implementando para o IOS, porem nao sei se sera possivel!

Ricardo Borelli

unread,
Feb 10, 2012, 6:11:20 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Por "instalar" você quer dizer fazer com que o aplicativo do ipa apareça na springboard do device? Se for isso, não é possível pelos motivos que falei.

Apps de Android não rodam dentro de uma sandbox, por isso que nele é possível fazer isso. Por motivos de segurança, no iOS isso não pode ser feito.



Ricardo Augusto
@rabc
http://about.me/rabc
ricar...@gmail.com

"I know how to control the universe. So tell me, why should I run for a million?" (Grigory Perelman)



2012/2/10 Felipe Costa <feli...@gmail.com>

Felipe Costa

unread,
Feb 10, 2012, 6:19:05 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Ricardo,

Agradeço pelas informações e muito obrigado pela atenção.

Felipe Costa

Gustavo Chaurais

unread,
Feb 10, 2012, 6:48:58 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Felipe e Ricardo,

Complementando as informações dessa thread:

Apps de Android não rodam dentro de uma sandbox, por isso que nele é possível fazer isso.
No Android, também existe sandboxing. Porém, as aplicações podem configurar permissões explicitamente, modificando o nível de segurança padrão.

Nunca[1] vai conseguir em iOS. O aplicativo roda dentro de uma sandbox e (alguém corrija-me se eu estiver errado) a Apple proíbe download de arquivos binários a partir de um servidor.
A Apple não proíbe download de arquivos binários a partir de um servidor. Porém, após o download do IPA no "seu" sandbox, não existe feature para instalá-lo no device. Isso sim seria considerado uma falha de segurança grave pela Apple.

Para fazer a instalação de IPAs, você somente pode contar com os mecanismos da Apple (AppStore, iTunes, iPhone Configuration Utility, OTA via Safari, scripts do OSX Server, etc.).

Espero ter ajudado.

- Gustavo



Gustavo Chaurais, Engineering Manager
ArcTouch - App Development Studio
 
gustavo....@arctouch.com
+55-48-99218885 direct

125+ apps created for leading brands, top-tier agencies, and the Fortune 500

Watch the demo reel at http://arctouch.com/portfolio

Diogo Tridapalli

unread,
Feb 10, 2012, 7:00:07 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Nunca[1] vai conseguir em iOS. O aplicativo roda dentro de uma sandbox e (alguém corrija-me se eu estiver errado) a Apple proíbe download de arquivos binários a partir de um servidor.
A Apple não proíbe download de arquivos binários a partir de um servidor. Porém, após o download do IPA no "seu" sandbox, não existe feature para instalá-lo no device. Isso sim seria considerado uma falha de segurança grave pela Apple.

Para fazer a instalação de IPAs, você somente pode contar com os mecanismos da Apple (AppStore, iTunes, iPhone Configuration Utility, OTA via Safari, scripts do OSX Server, etc.).


Na verdade verdade apps que baixam códigos, instalam ou lançam executáveis são rejeitados,
itens 2.7 e 2.8 do App Store Review Guidelines, https://developer.apple.com/appstore/resources/approval/guidelines.html (accesso para desenvolvedores).

[]'s
Diogo
 

Felipe Costa

unread,
Feb 10, 2012, 7:02:04 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Gustavo,

Ajudou e muito!
Pois sempre houve casos em Android que diriam impossiveis e com o tempo foram implementadas, desta forma achei que no fundo seria possivel esta instalação, porem devido ao seu comentario possuo concluir que realmente não sera possivel se não for por estes mecanismos.

Diferente do caso anterior, o instalador .ipa estaria dentro da pasta da aplicação, se eu possuir um link o qual possui um .ipa, apos o download possui alguma forma de instala-lo? Ou seja, sera que iria instalar automaticamente?

Gustavo Chaurais

unread,
Feb 10, 2012, 7:11:37 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Na verdade verdade apps que baixam códigos, instalam ou lançam executáveis são rejeitados,
itens 2.7 e 2.8 do App Store Review Guidelines, https://developer.apple.com/appstore/resources/approval/guidelines.html (accesso para desenvolvedores).

Não é possível instalar ou lançar executáveis baixados. Então, não é algo que você precisa se preocupar.

- Gustavo



Gustavo Chaurais

unread,
Feb 10, 2012, 7:13:10 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Diferente do caso anterior, o instalador .ipa estaria dentro da pasta da aplicação, se eu possuir um link o qual possui um .ipa, apos o download possui alguma forma de instala-lo? Ou seja, sera que iria instalar automaticamente?

Felipe, isso não é possível e vai contra todos os princípios de segurança da Apple. Veja o link que o Diogo acabou de enviar.

- Gustavo


Gustavo Chaurais, Engineering Manager
ArcTouch - App Development Studio
 
gustavo....@arctouch.com
+55-48-99218885 direct

100+ apps created for leading brands, top-tier agencies, and the Fortune 500

Watch the demo reel at http://arctouch.com/portfolio

Marcelo Marsson

unread,
Feb 10, 2012, 7:14:56 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Além de não fazer sentido NENHUM. :)

Felipe Costa

unread,
Feb 10, 2012, 7:20:15 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Marcelo,

Cada um possui suas necessidades, para mim faz enorme sentido se fosse possivel !

Fernando Bunn

unread,
Feb 10, 2012, 7:27:39 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Acredito que é algo possível sim. Se você tem um interpretador de Lua, por exemplo ( http://fourdman.blogspot.com/2009/06/cocolua-lua-objective-c.html ), é possível baixar qualquer código e executar.

"Lua was created as an embeddable language: you add its interpreter's source code to your project and use is programmatically. Apart of many other things that means that you can use Lua even on the iPhone and no one will ever notice that. "

Usando essa solução, não vejo dificuldade de baixar um source e executar em seu aparelho.

Inclusive o app Codea ( http://itunes.apple.com/us/app/codea/id439571171?mt=8 ) teve que lançar um update pois estava com alguns problemas nessa linha de guideline.  ( http://twolivesleft.com/Codea/Talk/discussion/498/so-is-it-official-that-codea-v.1.3-won-t-have-project-sharings/p1 )

--
#Fernando
@idevzilla



2012/2/10 Felipe Costa <feli...@gmail.com>

Marcelo Marsson

unread,
Feb 10, 2012, 7:30:16 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Mas... porquê??
onvenhamos que baixar a instalação de uma outra aplicação a partir da sua e executá-la, burlando assim o processo de controle  da apple é algo no míinimo obscuro.
Entendo que possa haver usos legítimos para a situação, mas você não acha que abriria brechas para pessoas mal intencionadas instalarem conteúdo ilegal?

Alex Queiroz

unread,
Feb 10, 2012, 7:31:32 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
2012/2/10 Fernando Bunn <fcb...@gmail.com>

>
> Acredito que é algo possível sim. Se você tem um interpretador de Lua, por exemplo ( http://fourdman.blogspot.com/2009/06/cocolua-lua-objective-c.html ), é possível baixar qualquer código e executar.
>

É possível, só não é permitido. Você só pode usar o código Lua que foi
empacotado com o seu programa, você não tem a permissão de baixar mais
código da Internet e executá-lo (a não ser com a in-app store).

--
-alex
http://www.artisancoder.com/

Bruno Gama

unread,
Feb 10, 2012, 7:32:00 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
faça o app levar para uma página que funcione como o testflight resolvido.

-- 
@brunogama

signature0.png

Alowez.dev

unread,
Feb 10, 2012, 7:32:09 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Pra um criador de worms tbm faria muito sentido ;)

Sent from my iPhone

Fernando Bunn

unread,
Feb 10, 2012, 7:37:49 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Sim, sim. Sei que não é permitido, por isso mostrei o link da thread do Codea falando justamente sobre isso :) 

Só queria mostrar que existe a possibilidad, ou seja, é por isso que aquela cláusula do app store review guideline tem uma razão de existir e não deve ser ignorada.

--
#Fernando
@idevzilla



2012/2/10 Alex Queiroz <asan...@gmail.com>

Gustavo Chaurais

unread,
Feb 10, 2012, 7:45:55 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Acredito que é algo possível sim.
Bom, seguindo por essa linha, tudo é possível. Eu poderia criar meu próprio interpretador, baixar meu binário e rodar também. :) Existem algumas aplicações na AppStore que interpretam Lua, Phyton, Ruby... até Basic!

Mas acredito que isso desvia um pouco do assunto original da thread.

- Gustavo




Gustavo Chaurais, Engineering Manager
ArcTouch - App Development Studio
 
gustavo....@arctouch.com
+55-48-99218885 direct

100+ apps created for leading brands, top-tier agencies, and the Fortune 500

Watch the demo reel at http://arctouch.com/portfolio

Felipe Costa

unread,
Feb 10, 2012, 7:48:41 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Prezados,

Agradeço a todos pelos comentarios, a discursão da thread foi bastante produtiva pois podemos ver que é possivel porem não é permitido devido as normas dos itens 2.7 e 2.8 do App Store Review Guidelines.

Felipe Costa

Fernando Bunn

unread,
Feb 10, 2012, 8:00:06 AM2/10/12
to iphoned...@googlegroups.com
Sim, em relação ao download de .ipa dentro de um app é diferente, mas a viabilidade técnica de um "app" ser baixado dentro do seu programa e executado é real, que é justamente a pergunta inicial da thread sendo que pelo que entendi o .ipa foi apenas um exemplo que o Felipe deu, e não um requisito.

Ou seja, se é um app para enterprise ou cydia, é um caminho válido, mas pra app store será negado.


--
#Fernando
@idevzilla



2012/2/10 Gustavo Chaurais <gcha...@gmail.com>

Adriano MKZ

unread,
Feb 12, 2012, 10:52:39 AM2/12/12
to iphoned...@googlegroups.com
Boa tarde, Gustavo.

A dúvida era a possibilidade de baixar um executável e/ou código, como foi provado que é possível, tanto usando o interpretador Lua, ou escrevendo o seu próprio como você mencionou, isso demonstra que a guideline tem que ser levada em consideração. E sendo que já existe interpretador como o de Lua pronto para usar e baixar não é algo irrelevante ao ponto de ser ignorado. 
Nunca fiz um projeto que faz download de código e executa como levantado nessa dúvida, mas já fiz um projeto interno que aceitava um bundle com scripts, ou seja, a mecânica é a mesma.

Então contrariando seu comentário anterior, é possível instalar código baixado e tem que se preocupar com o guideline da apple.

Att.
Adriano.

2012/2/10 Gustavo Chaurais <gcha...@gmail.com>
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages