Caros e caras colegas!
Este é um lembrete quanto às submissões de propostas de trabalho ao GT 16 "Mídia e Política" da ANPOCS, coordenado por Michele Goulart Massuchin (UFPR) e Rayza Sarmento (UFPA). O GT integra a programação do 48 Encontro Anual da ANPOCS (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. Por mais um ano, o GT "Mídia e Política" segue em formato online, entre 16 e 18 de outubro de 2024. Conforme a regra da ANPOCS, os grupos de trabalho são aprovados por dois anos no mesmo formato. Neste ano também teremos a mudança de coordenação do GT para os próximos dois anos.
Segue abaixo a ementa do GT. Os resumos expandidos devem ser enviados até o dia 11 de junho, por pesquisadores(as) cursando no mínimo mestrado.
Mais informações podem ser obtidas no edital ou no site oficial da Anpocs.
GT16: Mídia e Política
Michele Goulart Massuchin (UFPR), Rayza Sarmento (UFPA)
Os papéis desempenhados pelos meios de comunicação e seus agentes junto ao cenário político, especialmente nos últimos anos, têm despertado crescente atenção. O GT “Mídia e Política” acolhe investigações dedicadas à interface entre comunicação e política nas suas variadas abordagens epistemológicas, teóricas e metodológicas e recebe propostas que articulem a dimensão comunicacional, discursiva e performática da política. Assim, espera-se contribuições sobre comunicação e democracia; instituições midiáticas, accountability e representação; mídias digitais, participação, ativismos e mobilização social; cidadania, ação coletiva e ecossistemas midiáticos; agendamento e opinião pública; eleições, campanha e propaganda; jornalismo e política; enquadramentos e representações midiáticas; esfera pública e discussão política; comunicação, desigualdades e justiça social; gênero, raça, mídia e política; economia política da informação, pluralismo midiático e regulação da comunicação; comunicação pública e institucional; democracia digital; imagem pública; desinformação política; populismo e mídia de massa; ética e comunicação; além de aportes às teorias da comunicação política.
Pedimos para que todos e todas ajudem na divulgação do GT em suas instituições e grupos de pesquisa!
Abraços,
Michele Goulart Massuchin (UFPR)
Rayza Sarmento (UFPA)
--