Prezado(a),
Informamos que o prazo para submissão dos resumos ao III Colóquio Internacional sobre Sociedade, Espaço e Política foi prorrogado até o dia 15 de julho de 2025.
Ressaltamos que todos os resumos submetidos serão avaliados por pares e, após a apresentação durante o evento, os melhores trabalhos serão selecionados e os(as) autores(as) convidados(as) a desenvolver capítulos para compor o livro oficial do III SOPAPO.
Aproveitamos a oportunidade para reiterar o convite aos docentes e discentes de sua instituição a submeter trabalhos e participar do evento. Por oportuno, comunicamos que as inscrições e submissões dos trabalhos podem ser realizadas através do site do evento: https://www.even3.com.br/iii-sopapo/.
Agradecemos desde já o apoio e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Atenciosamente,
Comissão Organizadora do III SOPAPO
B. Mais Estado ou menos Estado? A conquista do eleitorado por meio de (falsas) narrativas
Pós-verdade, fake news, cancelamento e disparos em massa, digital influencers: para além do espaço público, das manifestações de rua, as disputas também se dão no meio virtual. As narrativas que se tornam virais e alcançam milhões de visualizações num curto espaço de tempo, sejam elas verídicas ou não, têm demonstrado a sua força na condução do debate político e na anuência de boa parte do eleitorado em prol de uma agenda destituidora de direitos da classe trabalhadora.
Algumas questões se colocam prementes a esse eixo: a esfera pública tradicionalmente constituída pela mídia tradicional (jornal, rádio, TV) está perdendo força enquanto formadora de opinião? A internet tem assumido esse lugar? Que discursos fazem eco nos moradores de territórios empobrecidos de sorte que estes tendem a votar em planos de governo que são diametralmente contrário à melhoria de suas condições territoriais, sociais e econômicas?
São bem-vindos trabalhos que tratam:
▪ O papel da esfera pública na construção do consentimento
▪ A atuação das redes sociais e bolhas digitais na construção de discursos virais
▪ Mídia e desinformação
▪ Ciberespaço e extremismo político
▪ A regulamentação das redes sociais
▪ Colonialismo digital
▪ Resistência digital e estratégias contranarrativas
▪ A resistência nas redes e a politização da classe trabalhadora