Pessoal
Peço licença para divulgar o lançamento do livro A Cultura dos Memes no Brasil: Agendas e Desafios de Pesquisa sobre uma das Únicas Instituições que se Mantêm de Pé no País, organizado por mim, Viktor Chagas (UFF), e publicado pela EdUFBA. A coletânea é uma sequência daquela que organizei e publiquei em 2020, então intitulada A Cultura dos Memes: Aspectos Sociológicos e Dimensões Políticas de um Fenômeno do Mundo Digital. Se antes, trazíamos ensaios e pesquisas empíricas publicados por autores de várias partes do mundo sobre os memes, agora temos uma coletânea inteiramente dedicada ao Brasil, refletindo não apenas a cultura e a memesfera brasileiras, mas também as agendas e questões que nos movem particularmente a respeito dos memes. São, ao todo, 15 capítulos, assinados por 30 autores de 17 instituições diferentes, incluindo universidades brasileiras e estrangeiras. Orelha e contracapa do livro são apresentadas pela professora Maria Helena Weber (UFRGS). A diversidade temática dos artigos reflete um forte amadurecimento do debate em torno do papel do humor digital e suas relações com a política e a discussão pública, o entretenimento e as sociabilidades, e a linguagem e estética dos memes.
A antologia divide-se em três partes e conta com contribuições de autores como Adriana Amaral, Alexandre Teles, Benjamim Picado, Clara Câmara, Dandara Magalhães, Daniel Rios, Diego Amaral, Eloy Vieira, Eurico Matos, Felipe Bonow Soares, Gabriella da Costa, Guilherme Popolin, Gustavo Leal-Toledo, Ivana Bentes, José Messias, Letícia Sabbatini, Luiza de Mello Stefano, Mayka Castellano, Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Natalia Dias, Raquel Recuero, Rafael Grohmann, Rayza Sarmento, Ricardo Fabrino Mendonça, Rodrigo Carreiro, Simone Pereira de Sá, Taiane Volcan, Tatiana Dourado, Tori Holmes. O livro é fruto de financiamento do CNPq, da Capes e da Faperj e é resultado de um acumulado de mais de dez anos de investigações desenvolvidas pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economias da Colaboração (coLAB) e pelo projeto #MUSEUdeMEMES <
http://museudememes.com.br>, ambos coordenados por mim e associados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).
Interessados e interessadas podem conferir abaixo a sinopse e um link para o sumário do livro, que está disponível para venda nos sites da
EdUFBA e da
Amazon Brasil. A obra terá lançamentos em congressos científicos que ocorrerão este ano e no próximo, como a Compós, a ABCP, entre outros.
SINOPSE: Há quem ignore, há quem negligencie, quem desdenhe, ou simplesmente torça o nariz para o papel relevante que ocupam os memes hoje não apenas na nossa cultura digital, mas na própria constituição de um ambiente democrático, já que essa linguagem se expandiu e se integrou de tal forma a nosso cotidiano que se tornou, em vários dos episódios recentes a que acompanhamos, parte da nossa experiência mais básica na esfera pública. Nesta sequência, o organizador e pesquisador Viktor Chagas reúne 15 textos de 30 pesquisadores empenhados a decifrar, analisar e registrar as configurações e implicações do uso dos memes na política brasileira e na sociedade contemporânea.
Na torcida para que o volume lhes possa ser útil!
Abraços.