O filme, Mindwalk, é um encontro de 3 pessoas debatendo sobre o homem, a sociedade, a étnica, o governo, a ciência, a natureza, o universo com as diferentes perspectivas de acordo com o esteriótipo de cada personagem: um politico, um poeta, uma cientista. Sobre os pontos levantados destaca-se ( mas não limita-se) o dilema do pensamento Holístico x Mecanicismo, Individuo x Sociedade.
Mecanicismo x Holístico
Conversa (0:29):
Politico: Uma pessoa vai ao medico com problema de bexiga... o medico cura ... o paciente não sente mais dor ... o mecanicismo funcionou.
Cientista: Mas se só curarmos a bexiga desse paciente e não analisarmos o que provocou a o mal funcionamento dela... ela [o problema na bexiga] não teria de novo? .... e se ao invés de tratar a doença, trabalharmos antes mesmo de o paciente ter dor prevenindo ... essa dor nunca teria existido.
Qual seria o mais adequado para analisar algo?
Isola-lo do todo e analisar cada parte integrante, peça por peça. (Mecanicismo)
Analisar o objeto mas também tudo o que está a sua volta, por que tudo está conectado. (Holístico)
Segundo a cientista, devemos, sem negar o passado, mudar a forma de pensar: de fato o Mecanicismo foi uma revolução, mas aconteceu à 300 anos, o mundo mudou. Temos que nos adaptar, procurar nossas perspectivas. Analisar um objeto peça por peça já não é o bastante, não podemos desprezar suas relações com tudo o resto, afinal se tudo está conectado, tão importante quanto saber o que compõe é saber suas relações.
Argumentando desde os comportamentos de simples pescadores até fenômenos físicos da matéria e energia (que para nós talvez não seja tão novidade, mas se para o esteriótipo de um politico, é algo beirando ao inacreditável e inédito) , a cientista consegue persuadir o politico e o poeta.
Com essas novas perspectivas promissoras, surge o engajamento do politico: como podemos transmitir e aplicar esses novos conceitos para o resto da sociedade? Dai origina o segundo questionamento de destaque: ( vale ressaltar que os 3 tem ambições suas ambições e que influenciam nos pensamentos de cada, mas por um momento não consideremos isso)
Individuo x Sociedade
Considerando que realmente a visão holística é mais apropriada para o mundo moderno. Aplicando essas novas perspectivas o mundo melhoraria e evitaria possíveis colapsos. E agora, a cientista, o poeta e politico teriam convicção disso. O que eles poderiam fazer? Como convencer os outros? Como ser escutado? Como aplica-las na prática para toda sociedade?
Tentar convencer a sociedade seria o primeiro passo, talvez começando com membros influentes. Mas se a sociedade não conseguisse enxergar que é preciso mudar de perspectiva. Se a mudança não for rápida o suficiente?
Questionamentos do politico (1:18):
"suas ideias podem acelerar as coisa... esta pronta para a maioria concordar com você? ... antes de agir, que é o que tem de fazer... tenho certeza que não ama ditadura ... mas não seria preciso um regime totalitário ... para por suas ideias em pratica"
É valido fazer o bem por intermédio do mal? Uma logica imposta, não tornaria ilógica?
Por outro lado, o governante de uma sociedade inescrupulosa deveria ser inescrupuloso representando-a como tal?
Fica o pensamento: O politico é retrato do povo ou povo é retrato do politico?
Filosofando um pouco mais:
. A cientista apesar de defender que não mais devemos isolar algo afim de estudar, na prática isola-se da sociedade fugindo para a ilha.
Enquanto o politico, que inicialmente não teria problemas com o mecanicismo, sempre esteve preocupado com o todo: a sociedade e suas relações.
- Vemos que a mudança de perspectivavas não é um processo simples está mais entrelaçado que pensamos. O que racionalmente já sei que é certo, pode não ser o que na prática faço.