Fwd: CEFET-MG Timóteo terá curso de Engenharia Metalúrgica

35 views
Skip to first unread message

Wesley Barbosa

unread,
Sep 21, 2011, 1:19:15 PM9/21/11
to INFO1 2011


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Leonardo Lacerda Alves <leola...@gmail.com>
Data: 20 de setembro de 2011 00:44
Assunto: Re: CEFET-MG Timóteo terá curso de Engenharia Metalúrgica
Para: Luana Dias Lacerda <lu...@timoteo.cefetmg.br>


Oi Luana,

espero que esteja ótima.

Eu naturalmente não sei responder qual das hipóteses é a correta dentre as quais você levantou. Porém, como estou na sua lista de destinatários, resolvi dar atenção e comentar que uma notícia só sai mais ou menos certa quando o próprio dono da notícia a escreve.

Aqui no Vale do Aço eu já assisti de tudo:

já fui coordenador de Informática, quando na verdade Rodrigo era o tal;
já noticiaram que Maurílio teria dito que só havia 10 engenheiros de computação no estado de MG (nesta notícia, falaram inclusive que existiam 107 no Brasil. Na verdade eram cidades onde havia o curso. Daí falaram que havia 8 cidades em MG com o curso e ninguém sabe de onde surgiu o número, embora citaram até a fonte);
já noticiaram que ganhamos um troféu de inox quando o troféu era de prata;
já omitiram um nome em uma equipe e incluíram outro, o que levou a problemas sérios com a mãe do aluno omitido;
já divulgaram que um evento promovido pelo CEFETMG em Timóteo fora promovido pelo UnilesteMG em Coronel Fabriciano;
eu já teria dito sobre o mercado de trabalho o que na verdade eu não disse;
já vi noticiarem em 2010 que havia curso integrado de mecanica e o curso TNQI no campus;
etc.

Sem contar a sigla errada (Cefet), a diretoria errada (foi a diretoria do campus quem divulgou, e não a diretoria do CEFETMG), o número errado (pela gravata da notícia, EM é a primeira Engenharia Metalúrgica pública implantada no Vale do Aço e a segunda no interior, algo incorreto uma vez que Ouro Preto e João Monlevade vieram antes), a reunião de definição do curso teria acontecido em BH na quarta-feira (data em que aconteceu a reunião da congregação em Timóteo, pelo que sei - eu não estava aí), o curso de Edificação na verdade se chama Edificações.

A própria divulgação de que a Engenharia de Computação é o primeiro curso federal da região é errada e não foi o CEFETMG quem divulgou. Na coletiva de imprensa fizemos questão de frisar que havia o TNQI e a computação seria a primeira engenharia que o campus estaria disposto a criar (em uma alusão a possíveis futuros cursos como Eng Química, Metalúrgica, Mecânica, Civil, Elétrica, etc). O que entenderam é que aquele era o primeiro curso federal desde o gênese, na região.

É por isso que acho que a imprensa precisa de mais informação lapidada e menos dados brutos para garimpar. Parece que eles nunca têm tempo de te entender, ou de perguntar caso você não tenha explicado direito, ou de mostrar o que entenderam antes de publicar. É por isso que eu não leio mais notícias. :)

Desculpe-me pelo mail grande e espero ter feito alguma contribuição para justificar meu nome na lista de destinatários.

Abraço procê,

leo lacerda.



Em 19 de setembro de 2011 13:26, Luana Dias Lacerda <lu...@timoteo.cefetmg.br> escreveu:

Bom dia!

Recebi este email na sexta-feira e fiquei com uma dúvida no 2º parágrafo da notícia:

"A instituição já havia anunciado o interesse em abrir o curso de Engenharia Química como seu segundo curso de graduação, como foi anunciado pelo DIÁRIO DO AÇO em junho do ano passado. Mas nesta quarta-feira a diretoria da instituição se reuniu em Belo Horizonte para discutir qual curso atenderia melhor a demanda do Vale do Aço."

A pergunta é aonde de fato foi escolhido o curso: Em Belo Horizonte ou aqui em Timóteo durante a reunião da Congregação?
Será que a votação que presenciamos foi fictícia ou a redação do Jornal se enganou ou foi mal informada?

Aguardo.




--- Em sex, 16/9/11, Vestibular CEFET-MG <vesti...@timoteo.cefetmg.br> escreveu:

De: Vestibular CEFET-MG <vesti...@timoteo.cefetmg.br>
Assunto: CEFET-MG Timóteo terá curso de Engenharia Metalúrgica
Para:
Data: Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011, 9:44

Cefet terá curso de Engenharia Metalúrgica

Curso gratuito será o primeiro implantado no Vale do Aço e o segundo no interior


Wôlmer Ezequiel
I013742.jpg
Novo curso deve funcionar na nova unidade do Cefet-Timóteo

TIMÓTEO – A diretoria do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) definiu que o próximo curso de graduação a ser implantado no campus de Timóteo será o de Engenharia Metalúrgica. Serão oferecidas 40 vagas para a primeira turma prevista para iniciar no segundo semestre de 2012. O vestibular para a seleção dos candidatos deve ocorrer no mês de junho do próximo ano.

A instituição já havia anunciado o interesse em abrir o curso de Engenharia Química como seu segundo curso de graduação, como foi anunciado pelo DIÁRIO DO AÇO em junho do ano passado. Mas nesta quarta-feira a diretoria da instituição se reuniu em Belo Horizonte para discutir qual curso atenderia melhor a demanda do Vale do Aço.
 

Segundo o diretor do Cefet em Timóteo, Rodrigo Gaiba, a escolha pelo curso de Engenharia Metalúrgica foi com base na demanda do setor metalmecânico do Vale do Aço. “Sabemos que as empresas têm contratado profissionais de outros lugares do Brasil por não termos uma formação de engenheiros metalúrgicos nos municípios da nossa região”, afirmou.
 

Wôlmer Ezequiel
I013743.jpg
Rodrigo Gaiba explica que escolha do novo curso atende demanda da região

Para Rodrigo Gaiba o anúncio reflete na valorização profissional da comunidade. “Com a implantação desse novo curso teremos uma retenção desses profissionais na região, valorizando a comunidade local”, citou.

Inscrições
As inscrições para o vestibular 2012 do Cefet começam na segunda-feira (19) e terminam no dia 21 de outubro. Os interessados podem concorrer às 40 vagas em cada um dos cursos técnicos de Química, Informática, Metalurgia, Edificação e para as 40 vagas no curso de graduação de Engenharia da Computação. Os cursos são gratuitos e os aprovados devem começar em fevereiro de 2012.
Informações e edital podem ser consultados no site www.timoteo.cefetmg.br


Repórter : Silvia Miranda


Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=57715. Acesso em: 16/09/2011.

--
Atenciosamente,

Comissão COPEVE Campus Timóteo
Portaria DIR-009/11 de 14/07/2011
(31) 3845-4604

--
Sistema de Antivirus do CEFET-MG:
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de antivirus e
acredita-se estar livre de perigo.



--

 
      Cordialmente,
Luana Dias Lacerda Guerra
        CEFET-MG
Responsável Técnica
Laboratório de Química
Fone:(31) 3845-4614
Fax:  (31) 3845-4612



--
Leonardo Lacerda Alves
CEFET/MG - Campus VII - Timóteo/MG
(31) 3845-4600 - 8713-3972

Endereços
E-mail: leola...@timoteo.cefetmg.br
Site: http://www.timoteo.cefetmg.br/computacao

Leonardo Lacerda Alves
E-mail: leola...@gmail.com
Site: http://www.lacerda.eti.br/



Alguém tem algo mais á dizer ?


--
Wesley Barbosa
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages