SOS ENCHENTES APAES RJ
A Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro FEAPAES-RJ solicita a todas as Apaes em funcionamento no Estado, que se coloquem a disposição para receberem doações para as vítimas da catástrofe causada pelas chuvas na região.
Água potável, alimentos não perecíveis, leite em pó, roupas e calçados, colchonetes, cobertores, fraldas absorventes, material de higiene, podem ser encaminhados ás sedes das Apaes, que enviaremos.
Os donativos em valor devem ser depositados na AGENCIA TRÊS RIOS Nº 0315-8 BANCO DO BRASIL - C/ CORRENTE Nº 42087-5, em nome da Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro que repassará as doações.
FIQUEM ATENTOS E DIVULGUEM ESTAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
- Cuidado com as águas de enchentes, alagamentos e formação de locais enlameados, pois podem favorecer o aparecimento de leptospirose. A doença é causada por uma bactéria presente na urina de ratos que, com as chuvas, se mistura às águas de valetas, lagoas e cavas. Essa bactéria penetra no corpo humano através de pequenos ferimentos na pele. Para evitar casos da doença, a população deve tomar alguns cuidados em caso de contato com água contaminada. Os primeiros sinais da doença são febre alta, mal-estar, dores de cabeça constantes e intensas, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha (barriga da perna), cansaço e calafrios. Também são freqüentes dores abdominais, náuseas, vômitos, diarréia e desidratação. É comum que os olhos fiquem amarelados. Em algumas pessoas os sintomas reaparecem após dois ou três dias de aparente melhora, podendo evoluir para um quadro grave de insuficiência renal e respiratória.
CUIDADOS IMPORTANTES
- Evitar contato com água e lama nas enchentes, usando sempre botas e luvas de borracha, ou sacos plásticos amarrados nos pés e nos braços;
- Colocar o lixo em sacos plásticos e em recipientes tampados, para evitar a proliferação de ratos;
- Evitar alimenos e mdicamentos que entraram em contato com a água da enchente;
- Guardar os alimentos em lugares secos e dentro de recipientes fechados;
- Colocar telas nos ralos para evitar o acesso de roedores;
- Não usar água de poço inundado, antes da desinfecção;
- Usar água sanitária (ou a solução de hipoclorito) para tratar a água de beber e cozinhar.