Jubileu Sul Brasil e Jubileu Sul/Américas lançam estudo sobre Circuitos Econômicos Solidários

3 views
Skip to first unread message

Euclides Mance

unread,
Jun 21, 2021, 11:33:30 AM6/21/21
to IFiL

Bom dia. Será lançado hoje,  21 de junho, às 19h30 (horário de Brasília),  o estudo "Experiências Econômicas Autogestionarias na América Latina e Caribe". A publicação  traz exemplos de Circuitos Economicos Solidários e como a sua organização em rede colaborativa possibilita realizar a libertação de forças produtivas, de intercâmbio e de crédito na construção de alternativas ao capitalismo. A transmissão ao vivo ocorre a partir das 19h30  no YouTube.

Mais detalhes abaixo.

Abraços, Euclides Mance.
______________________________________________________________________________________

Por Flaviana Serafim – Jubileu Sul Brasil

O Jubileu Sul Brasil e o Jubileu Sul/Américas lançam nesta segunda-feira (21) o estudo “Experiências Econômicas Autogestionadas na América Latina e Caribe”. O evento, em parceria com a Semana Social Brasileira, tem transmissão ao vivo a partir das 19h30 na página do Facebook das organizações e também no YouTube.

A publicação (disponível para baixar no final do texto) traz exemplos práticos de experiências de circuitos econômicos solidários (CES) no Brasil, Guatemala, México e República Dominicana, como estratégia de liberação ao modelo de endividamento que subjuga os povos e os bens da natureza do sul global.

Participam do lançamento os pesquisadores responsáveis pelo estudo Celina Valadez, do Dinamismo Juvenil (México), Euclides Mance, da Solidarius Brasil (Brasil), e Nicolas Cruz Tine, do IDEAC (República Dominicana), e ainda Martha Flores, secretária geral do Jubileu Sul/Américas e coordenadora da Intipachamama (Nicarágua). A mediação é da economista Sandra Quintela, articuladora do Jubileu Sul Brasil.

Além de discutir os problemas do modelo de endividamento público e privado que afeta os países da região, o estudo traz uma série de recomendações e visa gerar acúmulo teórico para ação transformadora na realidade, com estratégias para reprodução da riqueza de forma coletiva, a partir da economia solidária como alternativa ao capitalismo.

Baixe o estudo (versão em espanhol) em PDF

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages