Dia Nacional dos Surdos

0 views
Skip to first unread message

Fabio IDEIAS

unread,
Sep 27, 2012, 11:45:41 AM9/27/12
to Entidades de Pessoas com Defiência, Ideias do Brasil Google Grupos

 

Reflexões sobre o Dia Nacional dos Surdos – 26 de setembro.

 

--

Fábio Holanda – Presidente do CEDEF

Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará

Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Rua Tenente Benévolo, 1055 - Meireles CEP: 60160-040

E-mail: ced...@gmail.com Fone Fax: (85) 3101-2870

 

 

De: noreply+...@google.com [mailto:noreply+...@google.com] Em nome de Deficiente Ciente
Enviada em: quinta-feira, 27 de setembro de 2012 12:02
Para: fa...@ideiasdobrasil.org
Assunto: Deficiente Ciente

 

Deficiente Ciente


Mais de 15 milhões de pessoas têm deficiência auditiva

Posted: 26 Sep 2012 08:48 AM PDT

Dia Nacional dos SurdosOtorrinolaringologista diz que quase 100% dos casos de surdez podem ser revertidos se constatados precocemente

O Dia Nacional do Surdo (conforme Lei nº 11.796) é lembrado no dia 26 de setembro, porém não há motivos para comemorar, e sim, para um alerta: dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que mais de 15 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de deficiência auditiva.

Segundo a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), cerca de 12 milhões de pessoas com mais de 65 anos sofrem com perda de audição. Destes, sete milhões necessitam de próteses auditivas para amplificar o som.

“Quase 100% dos casos de surdez podem ser revertidos se constatados e tratados precocemente. É importante para alertar a sociedade sobre os tipos de deficiência e as melhores maneiras de preveni-las e corrigi-las”, diz o otorrinolaringologista Marcelo Hueb, presidente da ABORL-CCF.

O que é a surdez?

Deficiência auditiva ou surdez é a redução ou perda total da audição, provocada geralmente por traumas mecânicos (acidentes de trânsito, perfuração por objetos enfiados dentro do ouvido, etc), pela exposição a barulho excessivo e por doenças congênitas ou adquiridas. Na maioria dos casos a perda auditiva é gradual e indolor, muitas vezes desenvolvendo-se tão lentamente que quase não se nota.

O ouvido humano suporta até 85 decibéis, mas o som dos equipamentos utilizados  durante shows, clubes e aparelhos sonoros podem ultrapassar os 120 decibéis,  causando riscos para a saúde auditiva. “Neste nível de intensidade sonora, o  ouvido pode suportar apenas alguns minutos”, conclui Hueb.

Se houver interesse na pauta, estamos à disposição para solicitações de entrevista e maiores informações. Disponibilizamos especialistas para falar sobre o assunto.

Fonte: Bonde

 

You are subscribed to email updates from Deficiente Ciente
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.

Email delivery powered by Google

Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

 

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages