Unicidade Apostólica

0 views
Skip to first unread message

Rodrigo Aguiar

unread,
Mar 8, 2016, 4:36:28 PM3/8/16
to ib...@googlegroups.com, levit...@googlegroups.com, ibfo_di...@googlegroups.com
Graça e paz sejam com todos.

Nenhuma crítica aos "apóstolos" da atualidade, afora o fato de que não há unção cabalística no contexto bíblico. Apóstolo, do grego apostolós, é todo aquele que é enviado após ser comissionado, e enviado para longe. A Igreja de Cristo foi comissionada a percorrer toda terra e anunciar o evangelho a toda criatura. Logo, por definição, todo cristão é apóstolo.

O apostalado bíblico faz referência direta aos doze, incluindo Matias, e a Paulo, Tiago - irmão de Jesus - e Barnabé, fundamentos e gênese da Igreja primitiva. Seu papel é fundamental e foi descrito na oração sacerdotal feita por Cristo em Sua paixão. O registro é encontrado no evangelho segundo João, capítulo 17, versos 20 e 21.

"Minha oração não é apenas por eles [os apóstolos]. Rogo também por aqueles que crerão em mim, por meio da mensagem deles, para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em mim e eu em Ti. Que eles também estejam em Nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste". NVI

Os apóstolos foram comissionados ao anúncio do evangelho, as boas novas de Cristo, sem fronteiras geográficas, étnicas ou de qualquer outra natureza. O objetivo? A unidade em Cristo. Nisso, segundo Jesus, está a eficiência do esforço evangelístico - na unidade.

A cada geração de cristãos o legado apostólico é transmitido. Todo nascido de novo, produto da graça salvífica, é comissionado e encarregado da continuidade do anúncio do evangelho. Sem distinção. Arrebanhando muitos ao aprisco do Senhor, o fruto da unicidade apostólica.

No verso 18 do evangelho segundo João, capítulo 17, Jesus indica a condição do apostolado ao dizer que enviou Seus apóstolos aos mundo, do mesmo modo como Ele fora enviado pelo Pai. No verso 22, há indicação de que a glória de Jesus - Seu sofrimento e missão - foi transmitida a eles, os apóstolos, a fim de que sejam um. Um único propósito, uma única missão.

Há um legado a ser cuidado pela Igreja moderna. Um legado que não consiste na manutenção de eventos faraônicos e repetitivos, repletos de pirotecnia e astros "gospels" das paradas de sucesso. Tampouco faz referência à invenção exaustiva de formas e artifícios para o entretenimento dos crentes na Igreja.

O DNA da Igreja vencedora de Cristo é missionário, apostólico. Fora da Igreja. Enviados para percorrer todo o mundo.

Nossas ações ministeriais, doutrinas, liturgia, propósitos de oração e jejum e toda praxis eclesiástica devem ser direcionados única e exclusivamente por esse objetivo: a unidade, a fim de que o mundo saiba que o Pai enviou Jesus.

Enquanto muitos questionam e se perdem em meio a títulos e funções, as palavras do Senhor ecoam até os dias de hoje. Ide, comanda Jesus.

Em Cristo,


Pr Rodrigo Aguiar

Igreja Batista da Família em Osasco - IBFO
http://www.ibfo.com.br

"Uma Igreja de Famílias para sua Família".
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages