Caros colegas,
Vimos por este meio anunciar ou relembrar, mais uma palestra no nosso ciclo de palestras do IPMA-DivRP.
Para os que planeiam assistir presencialmente, convidamos a estarem presentes na sala castanha do IPMA (sala Luis Saldanha).
Link para o evento, titulo, resumo e biografia em baixo.
Para os participantes por zoom, é fundamental colocarem o vosso nome e instituição quando entrarem no zoom.
Até lá !
Marta e Alexandra
__________
Dear colleagues,
We hereby announce or recall, another lecture in our cycle of IPMA-DivRP lectures.
People attending in person are invited to the brown IPMA room (Luis Saldanha room).
Link to event, title, abstract and biography below .
For zoom participants, it is essential to put your name and institution when you enter the zoom.
See you then !
SAVE THE DATE
Lugar: Sala castanha, IPMA Algés
Zoom: [LINK] Meeting ID: 914 0414 8973 / Password: 583275
Data e hora: 14/12/2023 11:30h PT (12:30h CET)
Nome e afiliação: Rita Sá (WWF)
Titulo: Co-gestão nas pescas: o papel do conhecimento em processos participativos.
Resumo: A cogestão enquanto regime de gestão partilhada dos recursos vivos e dos meios necessários à sua captura e aproveitamento económico, compreende a gestão sustentável dos recursos e a concretização do princípio da máxima colaboração mútua.
Os modelos de cogestão visam a sustentabilidade dos recursos, não apenas numa perspetiva ambiental, mas também económica e social. Para isso, é necessário seguir um modelo de gestão assente em dados científicos reais e credíveis que levem a medidas e ações que privilegiem estas preocupações.
Os processos de cogestão implicam também o envolvimento de um conjunto amplo de intervenientes: Organizações de Pesca, Administração Central e Local, Universidades e Sociedade Civil no sentido de criar cidadãos interventivos e corresponsáveis na tomada de decisões que procurem a sustentabilidade de recursos que são de todos.
Em Portugal, o Projeto Co-Pesca2 foi pioneiro na utilização dos mecanismos de cogestão, sendo a Apanha do Percebe das Berlengas, a primeira pescaria a ser gerida ao abrigo deste conceito. Este projeto marcou o ponto de partida dos processos participativos da gestão dos recursos, que em 2019, viu publicado um decreto-lei de enquadramento legal para a cogestão.
Nos últimos anos, foram iniciados outros projetos associados à cogestão em pescarias, nomeadamente o processo de implementação da cogestão para a pesca do polvo no Algarve.
Biografia: Rita Sá , Coordenadora de Oceanos e Pescas
Bióloga Marinha, com especialização em Pescas, Mestre em Ecologia Aquática e Doutorada em Ciências do Mar. Trabalha há mais de 20 anos em Oceanos e Pescas, com especialização em processos participativos. Em 2014, integrou a equipa WWF, sendo responsável por questões de políticas marinhas e de pescas e pelos projetos sobre Cogestão em Pescas, Consumo Responsável de Pescado e Conservação Marinha (como Áreas Marinhas Protegidas, Espécies-Bandeira e poluição por plástico), função que agora desempenha na ANP|WWF.
Centre of Statistics and its Applications (CEAUL)
Faculty of Sciences, Univ. of Lisbon, Portugal