O Amor e a Salvação (Romanos 8. 31-39)

19,733 views
Skip to first unread message

Cristian Dahmer

unread,
Feb 26, 2011, 4:33:53 PM2/26/11
to

O AMOR E A SALVAÇÃO

 

“Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Porque ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados. Será que alguém poderá condená-los? Ninguém! Pois foi Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à direita de Deus. E ele pede a Deus em favor de nós. Então quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro.” Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.”    (Romanos 8. 31-39, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).

 

Assisti a um programa de televisão no qual um pastor afirmou: “Não existe nada que você possa fazer para Deus te amar mais: nem caridade, nem voluntariado, nem ter uma vida santa, etc. Também não há nada que você possa fazer para Deus te amar menos: nem assassinato, roubo, imoralidade sexual, mentira, etc. Pois o amor que Deus tem por nós é de graça, incondicional. Deus não nos ama mais ou menos pelo que fazemos, Ele apenas nos ama.” (Parafraseado). Olhando para o texto bíblico em epígrafe, consigo ver na Palavra de Deus esta afirmação do pastor. Um dos trechos que mais me chamam a atenção é quando Paulo afirma: “Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?” Percebem? Paulo está dizendo que o fato de Deus ter enviado Seu Filho para morrer por nós é a maior prova do Seu amor pelo ser humano. E Jesus foi enviado quando ainda éramos pecadores. Jesus não morreu pelo homem convertido, dedicado a Ele e obediente; o Senhor morreu pelo homem rebelde, que não queria saber dEle nem de Seu amor, que vivia a vida de acordo com suas próprias vontades. Mas se Deus nos deu Jesus Cristo nessas circunstâncias, será que alguma coisa pode eliminar este amor? Se quando existia um motivo para Deus não nos perdoar (no momento em que o rejeitamos, pecamos e não quisemos saber dEle) Ele nos deu Seu Filho para termos vida, será que Ele nos rejeitará agora por algum erro que cometamos? Claro que não!

O texto bíblico afirma que nada pode nos separar do amor de Deus. Nenhuma força externa, nem mesmo a morte o pode. Da parte de Deus, a salvação e o Seu amor estão garantidos a todos que quiserem, todavia, esta garantia só se cumpre em nós se aceitarmos. Nós podemos escolher se O queremos ou não. Mas a salvação não depende de nós: “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. (Efésios 2. 8). Um presente de Deus, isso é a salvação. Nada do que eu faça me faz merecedor da salvação. Se eu pudesse me salvar, por mim mesmo, então Jesus Cristo não precisaria ter Se sacrificado. Se eu pretendo salvar a mim mesmo, através das minhas obras, então eu estou dizendo que não preciso do Senhor Jesus para me justificar. E então, por mais que Deus me ame, Ele terá que me julgar, pois eu mesmo estou dizendo que posso responder por meus atos. O problema é que se formos julgados nossas obras aparecerão, tanto boas quanto más. Como temos obras más, já perdemos a salvação, pois Paulo afirma: “[...] o salário do pecado é a morte [...]”. (Romanos 6. 23). Se, por outro lado, aceitamos a salvação por meio de Cristo, então não há mais nenhuma condenação, pois estou dizendo a Deus, através da minha fé, que aceito o fato de Jesus ter morrido em meu lugar. Não sou eu que respondo por mim, mas Jesus o faz. Entretanto, precisamos ter cuidado, pois alguns, equivocadamente, pensam que por Deus ser amor, então a vida no pecado está liberada. Cristãos, por não entenderem o plano de salvação, acreditam estar no caminho certo, mas acabam se perdendo. O fato é que Jesus morreu pelos nossos pecados, mas não para continuarmos pecando, e sim para que nossos pecados, mesmo que aconteçam, não nos condenem.

A vontade de Deus é que todos sejam salvos, e Ele já provou isso quando deu o Seu único Filho para pagar o preço do nosso pecado, nos deixando livres para viver a vida eterna (1º Timóteo 2. 4-6). E tem provado isso a cada dia quando nos coloca em contato com o Espírito Santo. O Espírito tem nos chamado a cada dia, através de um livro, de um amigo, de um programa de televisão. E o mais maravilhoso é que Deus não nos chama porque Ele tem algum interesse egoísta. O Criador não enviou Jesus para morrer por nós porque somos “a última bolacha do pacote” (perdoem-me a expressão informal). Ele fez tudo isso porque não quer que soframos. Foi por nós! O único interesse de Deus em nos salvar é nos dar a vida eterna. É por isso que Ele é Deus, porque Ele simplesmente ama, independente da resposta que damos a esse amor. Se você está sofrendo, saiba que Deus o ama e quer tomá-lo em Seus braços para curar suas feridas, aliviar sua dor. Você, mesmo que queira, não pode salvar a si mesmo. Esta é uma carga muito pesada que nenhum de nós pode suportar. Mas Jesus a suportou por nós; Ele já fez o mais difícil, sacrificou-Se por você. A única coisa que você precisa fazer agora é crer nEle, e toda essa carga será aliviada, por meio da Sua salvação.

Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meuba...@gmail.com .

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação!                     CRISTIAN DAHMER        26/02/2011

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages