Frontendweekly - Para web designers e frontend developers

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
Boas,

A Front-end weekly é um projecto meu que desenvolvi com o objectivo de partilhar artigos, tutoriais e recursos úteis com a comunidade de web designers e front-end developers de lingua portuguesa.
Trata-se de uma newsletter semanal, gratuita e em português que sai todas as terças feiras com referência a artigos relevantes e interessantes para quem trabalha na de web design e/ou front-end development.

Para subscrever basta ir ao site www.frontendweekly.net , inserir o email e confirmar a subscrição. Podes remover o teu email automaticamente a qualquer momento.

Os conteúdos da newsletter são colocados e geridos por mim todas as semanas de forma a evitar ter conteúdos de fraca qualidade ou relevância.

Qualquer pessoa pode partilhar links para a newsletter no twitter mensionando-me @mariorandrade ou utilizando a hashtag #frontendweekly

Obrigado,

Mário R. Andrade

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
Pessoal, hoje saiu a edição #3 da frontend weekly e reparei que há vários emails que não foram abertos sequer (cerca de 80%).
Gostava que confirmassem que a newsletter não foi parar ao Spam e que dessem o vosso feedback já agora.

Obrigado.
Mário Andrade

Ivo Benedito

to htm...@googlegroups.com
Olá Mario,

Vi hoje pela 1ª vez a newsletter e recebi sem ir para o spam.
Acho a iniciativa mto interessante, parabéns!

Ainda não explorei os links que partilhaste, mas algumas das coisas que lá estão já conheço e deixo o meu feedback rápido :).
Reparei que abordas tópicos de javascript que não são propriamente de nível iniciado misturado com photoshop & design.

A meteor é uma web framework on the edge e experimental, implementada em js apenas.
Acho que é algo que exige algum nivel de conhecimento, e a descrição no email acho que não a sintetiza da melhor maneira e parece-me que não encaixa no tema.
É +/- o mesmo que destacares uma express js em node. Para algo relacionado com design, acho que pode ser too much.

O artigo "What You Need To Know About JavaScript Scope" tem a descrição:
"Um excelente artigo de Colin Ramsay que explica o conceito de escopo (scope) em javascript."
Escopo :)? Confesso que nunca tinha ouvido nem sabia que existia a palavra scope traduzida para PT.
É a mesma coisa que se tentar traduzir closures de javascript ... acho que descontextualiza um pouco o artigo.
Quando ouço a palavra closure e scope já sei que em 70% dos casos será algo "interessante" de aprender relacionado com javascript ou coffeescript, apesar do conceito tb se replicar para outras linguagens.

Fico por estes 2 pontos :)!
Resumindo, acho a iniciativa mto boa e deviamos ter mais pessoas a seguir o teu exemplo!
Entretanto, noto que ainda estás a tentar construir a identidade da newsletter, o que é perfeitamente normal uma vez que está no inicio.
Se continuares, com o tempo os artigos e destaques vão-se conjugando e encaixando melhor, e o próprio copy do email vai melhorando, de forma a não parecer em alguns casos uma simples tradução.

BTW, já pensaste passar o copy todo para EN? Isto é, fazer algo que não se limite a subscribers PT?

Abraço,
--
Ivo Benedito

Sent with Sparrow

Ricardo Farinha

to htm...@googlegroups.com
Recebi e não foi para o spam! Muito bom!
--
Ricardo Farinha

Pedro Pereira

to htm...@googlegroups.com
So subscrevi agora.
Espero ainda receber.

Cumprimentos/Best Regards,
Pedro Pereira

2013/1/23 Ricardo Farinha <ricardo....@gmail.com>

--
Ricardo Farinha

Miguel Verissimo

to htm...@googlegroups.com
Só recebi esta edição e não tive oportunidade de ver os links. Acho que deverias manter um repositório com as outras edições para quem subscrever mais tarde possa também ver os conteúdos passados.

Excelente iniciativa, parabéns!

Miguel Veríssimo

Miguel Verissimo

2013/1/22 Mario Andrade <devious...@gmail.com>

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
Boas tardes,

@ivobenedito - Obrigado pelo feedback. No entanto aproveito para esclarecer que a A frontend weekly não é uma newsletter vocacionada para web design mas sim front-end development que engloba, para além de web design, html, css, a componente de programação, neste caso muito vocacionada para javascript.

Relativamente à tradução dos termos como scope, fiquei na dúvida se traduzia ou não uma vez que não é um jargão relacionado com a linguagem de programação.
A ideia de partilhar conteúdos mais avançados tem como objectivo partilhar ferramentas e metodologias que possam ser úteis. Ocasionalmente irei partilhar alguns artigos menos técnicos mas tentarei não colocar algo demasiado básico.

Relativamente aos conteúdos em inglês neste momento está fora de questão. Embora o nome seja inglês a newsletter é vocacionada para público de língua portuguesa. Em inglês existem diversos sites com newsletters que partilham conteúdos semelhantes e não é minha intenção competir com eles :)

@Rfarinha84 thanks :)

@Pedro Pereira - A newsletter sai 1x por semana à terça-feira. Aproveito no entanto para referir, respondendo também ao @Miguel Verissimo, que irei disponibilizar, quando me for possível, os arquivos da newsletter no site. Depois irei partilhar aqui quando isso estiver implementado.

--
Mário Andrade

Vasco Andrade e Silva

to htm...@googlegroups.com
Olá Mário,

Não tive ainda oportunidade de ver a revista nem o artigo. No entanto "scope" em português é "âmbito" e no caso referido julgo tratar-se de "âmbito léxico" (refere-se ao scope de variáveis locais da linguagem e variáveis globais? Se sim, é "âmbito léxico").

Cumprimentos,
Vasco Andrade e Silva

Byclosure Lda.
mobile: +351 917 491 515
e-mail: va...@byclosure.com
web:    http://byclosure.com

2013/1/23 Mario Andrade <devious...@gmail.com>

Joao Goncalves

to htm...@googlegroups.com
Olá Mário,

Como Manager da comunidade Adobe UserGroup WGIDesign (Web, Graphic & Interaction Design), http://www.facebook.com/groups/wgidesign / http://wgidesign.com/ , o nosso core centra-se bastante em front-end Design e Development , teremos todo o gosto em colaborar no que pudermos.

abraço

Joao Gonçalves

Antonio Pisa

to htm...@googlegroups.com
Olá Mário,

Recebi com muito apreço a newsletter. Aproveito para agradecer a iniciativa que seguirei a partir de agora com muita atenção. Gostaria apenas de perguntar como posso aceder às edições #1 e #2 uma vez que apenas subscrevi há pouco tempo.

Muito agradecido,

António Pedro Soares Pisa.

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
Boa noite,

Hoje saiu mais uma edição da Frontend Weekly, a Edição 4.
Peço-vos que verifiquem se a receberam. Tenho recebido comentários de algumas pessoas avisando-me de que tinha ido parar ao spam.

Aproveito também para referir que coloquei no site frontendweekly.net o link para todas as campanhas lançadas até ao momento.

O que achaste dos conteúdos desta edição?

Obrigado a todos,
Mário Andrade

Elisabete

to htm...@googlegroups.com
Olá !

Tua mensagem veio para spam.

Quando se prevê um novo evento do html5 / css3 ou algo parecido ?????

Cumprimentos grandes !

www.eliramalho.pt
Elisabete Ramalho
<desenvolvimento web />
www.eliramalho.pt.vc
Telem.: 96 237 13 46
Fale comigo no SKYPE ! SKYPE NAME:
                eliramalho Junte-se à minha rede profissional no
                LINKEDIN

--
Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "html5pt" dos Grupos do Google.

Para anular a subscrição deste grupo e parar de receber e-mails deste grupo, envie um e-mail para html5pt+u...@googlegroups.com.
Para mais opções, consulte https://groups.google.com/groups/opt_out.

Tiago Salgado

Fábio Nave

to htm...@googlegroups.com
a terceira recebi normalmente, está quarta foi parar ao spam :\

------------
http://html5pt.org
http://groups.google.com/group/html5pt?hl=en

---
[...]

Obrigado e com os melhores cumprimentos,

Fábio Miguel Amaro Nave
Universidade da Beira Interior
Tecnologias e Sistemas de Informação

hdesousa

to htm...@googlegroups.com
Recebi normalmente.

Obrigado.
HS

Ricardo Carneiro

to htm...@googlegroups.com
Eu não recebi nada... nem no spam (acho eu) xD

Cumprimentos,

Ricardo Carneiro

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
O facto de ter adicionado mais 2 links à newsletter pode ter influenciado. Terei de ter cuidado com o conteúdo e quantidades de links no conteúdo na próxima edição.

@Ricardo Carneiro - de acordo com o relatório a campanha foi enviada e entregue no teu email. Deverá ir com o meu email em nome de Frontend Weekly e com o assunto Edição #4. Podes confirmar sff.

Ricardo Carneiro

to htm...@googlegroups.com
Boas Mário,

Muito provavelmente foi ter ao spam e nem reparei... tenho por habito esvaziar o spam regularmente... portanto.. já foi... :|

Agradecia, please, se me podiam enviar de novo ou fazer foward. :)

Cumprimentos,

Ricardo Carneiro

Pedro Pereira

to htm...@googlegroups.com
Por acaso também ainda não recebi nada.

Cumprimentos/Best Regards,
Pedro Pereira

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
No site frontendweekly.net, no fundo, estão lá links para todas as edições que saíram até ao momento

Sérgio Pereira

to htm...@googlegroups.com
No gmail a edição #4 foi parar ao spam. Já marquei como "not spam".

Quero dar os parabéns pela iniciativa e altruísmo! É possível enviar sugestões sem ser pelo Twitter?

Acredito que já te consuma bastante tempo preparar os conteúdos, mas chamava atenção para erros de dactilografia e até de português. Cortam o fluxo da leitura.
Exemplos:
- "aborta" em vez de "aborda" (ocorre várias vezes)
- "para criar aplicações web de rápidas e de forma simples."
- "são abordadas algumas técnicas de -> para contornar problemas"

Mas em nada minimiza esta excelente iniciativa. Obrigado!

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
Oi Sergio,

As sugestões estou disponível para as receber através de email, chat ou twitter. Sendo o twitter a minha preferência.
Relativamente aos conteúdos dá algum trabalho, mas quando se corre por gosto não se cansa :) no entanto peço desculpa pelos erros ortográficos e vou ter mais atenção da próxima vez.

Obrigado pelo feedback,
Mário Andrade

------------
[...]

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
Boa noite,

Amanhã sai a edição 6 da frontendweekly.net que foi revista com alguma atenção devido à questão do spam que ocorreu com a edição 4.
Nesta edição podem contar com tutoriais sobre CSS3 e um particularmente interessante que ensina os básicos para desenhar em Canvas HTMl5.

Relativamente aos artigos desta vez, devido à falta de cliques nos mesmos decidi colocar apenas dois artigos simples, um que aborda uma questão relativa a design de formulários e outro vocacionado para UX em e-commerce.

Já nos recursos apresento 3 scripts de JS, um deles para manipulação de HTML5 Canvas, e uma opção de online storage que oferece até 10Gb gratuitos e que comecei a utilizar recentemente.

Espero que seja do agrado de todos, ou pelo menos da maioria :)

Peço apenas que confirmem, se não receberem a newsletter durante o periodo da tarde, se não foi ter ao spam uma vez que existem diversas pessoas que subscreveram mas continuam sem abrir os emails.

Cumprimentos,
Mário Andrade

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
Bom dia,

Na ultima edição ambos os artigos apontavam para o mesmo link. Aproveito para deixar o link para o artigo em falta:

Sérgio Pereira

to htm...@googlegroups.com
Obrigado pela qualidade na selecção dos artigos. Fiz bookmark de alguns.

Uma sugestão para uma das próximas edições:

Editores de código online, para demos e partilha/colaboração em soluções concretas:

Carlos Sequeira

to htm...@googlegroups.com
Mário, tenho recebido a tua News, acontece que algumas vezes vai para ao SPAM. Não é preocupante pois com o aviso que metes no Grupo sei sempre quando sai e vou à procura.

Continua o projecto

Mario Andrade

to htm...@googlegroups.com
Ainda estou a tratar de algumas coisas para a newsletter. Eventualmente um sistema que permita colaboração de outras pessoas e acima de tudo criar um email específico para a newsletter.

Neste momento estou mais preocupado com o facto de ir para spam e com a divulgação da newsletter. Estagnou um pouco na edição 5 e 6.