ALFABETO URBANO – São Paulo (Urban Alphabets)
Ministrado pela artista Suse Miessner
3 diárias independentes – 3h de duração cada.
Dias 3, 4 e 5 de Novembro às 18h30
Edifício FIESP/SESI-SP - Av. Paulista, 1313, sala 1.110 - 11º andar.
Inscrições
aqui.
O workshop vai ensinar os participantes a explorar as ferramentas do projeto “Urban Alphabets” de forma criativa, afim de criar o alfabeto urbano que será usado na obra homônima, ao longo da mostra.
Na primeira meia hora a artista fará uma breve introdução do projeto e explicará o funcionamento do Aplicativo, como instalar em nos smartphones (iOS ou Android) dos participantes e suas possibilidades.
Em seguida os participantes são convidados a formar duplas e trios, que irão deixar o espaço da oficina para explorar o ambiente urbano. Com seus próprios smartphones, estes serão incentivados a captar letras pela cidade.
Esse processo tem aproximadamente 1 hora.
Posteriormente, o grupo se reúne para discutir sobre as experiências durante a caminhada, suas observações e comparar os resultados.
O grupo deve investigar se existem características especiais, semelhanças nas letras e tipografias das imagens captadas. Tentar traçar singularidades de São Paulo e questionar o modo como perceberam a cidade durante o workshop. Cada grupo irá criar seu próprio alfabeto urbano.
Para finalizar, a artista exemplifica outros alfabetos de outras cidades e discute sobre a produção de obras de arte criadas para locais específicos e arte colaborativa digital.
Suse Miessner explora a inter-relação de novas tecnologias e o comportamento das pessoas em espaços públicos contemporâneos. Formada em Arquitetura e New Media Art, seu principal interesse é no comportamento humano.
Desde 2010, Suse trabalha com projetos e instalações, onde analisa computacionalmente o espaço público de maneiras diferentes. Apresentou sua teste de mestrado em arquitetura intitulada "Interagindo no espaço público” na Bauhaus-Universität Weimar, Alemanha. Aprofundando seus estudos em como a New Media influencia nosso comportamento, Suse trabalha no desenvolvimento de um quadro teórico de como espaço, sociedade, mídia e tecnologia estão interligados e investiga como diferentes mídias tecnológicas podem influenciar no espaço público.