Nos dias 10, 11, 12 e 13 de Novembro, os artistas Radamés Anja e Thiago Hersan ministrarão o workshop “Introdução ao Processing”, como parte do programa da 3ª edição do SP_Urban Digital Festival.
O curso de quatro dias pretende introduzir conceitos de programação criativa, desmistificar o processo de criação, e oferecer um outro canal de participação da audiência com a fachada do edifício. Serão apresentados temas básicos da linguagem de programação com o software
Processing voltado para o aprendizado de técnicas de manipulação de imagem.
Durante o primeiro encontro será apresentada a obra 0.25 FPS: como o projeto dialoga com questões de comunicação, interatividade e arte no espaço público, baseando-se no tema do festival (Digital Afterimage). Coletivamente, os participantes deverão discutir e propor outras possibilidades de afterimage, baseadas em ilusões de ótica, alucinações e abstrações.
Durante o segundo encontro, haverá a introdução aos conceitos básicos de programação, como variáveis e funções. O terceiro encontro será voltado à estrutura de dados e à representação binária de imagens e cor.
E durante o quarto e último encontro, os participantes devem aprender como implementar alguns filtros e algoritmos de processamento de imagens. Os filtros e efeitos desenvolvidos pelos participantes serão incorporados à instalação interativa 0.25 FPS.
Apesar de não ter pré-requisitos, sugerimos aos participantes que tragam seus próprios computadores com a última versão do
Processing instalada.
Radamés Ajna é artista multimídia com formação em física, computação e matemática. Iniciou-se no campo da arte e tecnologia coordenando o laboratório de interfaces do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Trabalha como consultor e desenvolvedor para diversos artistas, designers, músicos e arquitetos, ajudando-os a criar trabalhos envolvendo novas tecnologias. Como educador, criou o espaço Hacklab.es no SESC, onde ensina arte e tecnologia para estudantes com diversas formações. Tem ministrado workshops de computação criativa e eletrônica em diferentes festivais. Recentemente, foi premiado com o incentivo à produção artística do concurso VIDA 15.0 da Fundación Telefónica.
Thiago Hersan é graduado e mestre em engenharia elétrica e da computação. Já trabalhou como pesquisador e designer de circuitos integrados, e hoje trabalha com educação, cultura digital, entre outros. Como integrante do coletivo Astrovandalistas, desenvolve tecnologias digitais para ampliar as possibilidades de comunicação afetiva e criar situações públicas compartilhadas. Atualmente trabalha como engenheiro designer em uma empresa que desenvolve personagens robóticos para fins educativos. Recentemente premiado com a residência de produção artística AiR da empresa Autodesk.
“Você receberá um e-mail do SESI-SP um dia antes de cada workshop. Favor responder esse e-mail para confirmar sua participação."
Serviço completo:
Workshop “INTRODUÇÃO AO PROCESSING”
Ministrado por Thiago Hersan e Radamés Ajna
Data/Horário: Dias 10, 11, 12 e 13 de Novembro, às 19h30 /
4 diárias de 2h30 cada (total 10 horas).
Local: Edifício FIESP/SESI-SP - Av. Paulista 1.313, sala GER - Andar Intermediário.