Maurício Sandler Mudrik

Jan 7, 2024, 10:29:16 PMJan 7
to hacker...@googlegroups.com
Colegas,

Desde que participei de uma oficina de montagem de lustre de papel, com uma figura geométrica como padrão, penso em como seria fazer a representação matemática dela e como gerar outras.
Gostaria de entender um pouco sobre o que seria essencial para tentar criar uma ferramenta que criasse, randomicamente ou a partir de alguns parâmetros, as formas encaixáveis.
Além desta ferramenta, criar métodos para desenhar estas formas diretamente em papel, usando régua, transferidor, compasso etc.

Para ilustrar, vejam as imagens abaixo:
416123045_386228830568634_2624094286240598712_n.jpg
415067850_386228820568635_5921970792268402155_n.jpg
415111049_386233130568204_4451620049223801518_n.jpg

Maurício Mudrik
Aquele-que-traz-o-problema-e-não-faz-idéia-nem-por-onde-começar-a-resolver

Alexandre Hannud Abdo

Jan 8, 2024, 9:50:03 PMJan 8
to hacker...@googlegroups.com

Ni! Fala Maurício,

Você vai achar esse tipo de objeto com alguns nomes diferentes…

Se enfatizar a montagem de diversas peças: modular origami, modular kirigami, unit origami.

Se enfatizar o fato de que a peça se curva: origami elastica, curved origami.

Ou ainda: modular curved origami.

Faça algumas buscas e vai encontrar bastante coisa!

Achei estes aqui bem bacanas, e no mesmo estilo da lanterna que você montou.

Como se trata de origami/kirigami, as possibilidades são infinitas... então qualquer ferramenta vai refletir as tuas escolhas.

Abs,

.~´

--
If wars can be started by lies, peace can be started by truth.
https://www.democracynow.org/live/watch_live_the_belmarsh_tribunal_on

mud...@gmail.com

Jan 9, 2024, 9:46:27 AMJan 9
to Garoa Hacker Clube
Maravilhosas referências, Abdo!

E o trabalho deste cara também pareceu aderente: https://erikdemaine.org/
Pensei também se a lógica matemática por trás de Tetris 3D e das peças combinatórias (só que com abas), não indicariam um caminho para criar a ferramenta digital.

Mudrik
Aquele-que-sabe-que-a-matemática-salva-(só-não-sabe-como)

mud...@gmail.com

Mar 25, 2024, 5:42:15 PMMar 25
to Garoa Hacker Clube
Colegas,

Ainda que eu não tenha evoluído no assunto digital, e continuando a linha, que material colorido recomendam, para corte na laser?
Hoje peguei na mão chapa de PETG (só tem transparente), de 0,75mm, mas achei um tanto grossa para dobrar e montar as peças.
Estou experimentando (corte na tesoura), em folhas de 180g e acho bem ok. Daria para ser ainda mais grossas.

IMG_20240203_191816396.jpg

Mudrik-aquele-que-corta-monta-desmonta-ilumina-uns-dodecaedros