Duvida sobre o ponto antípoda de inacessibilidade da Terra

Jurojin

to Garoa Hacker Clube
Olá pessoal, sera que alguem aqui do grupo sabe calcular o ponto oposto ou  ponto antípoda de inacessibilidade da Terra?
Talvez tenha algum algoritmo e base de dados, deveria existir uma competição do Kaggle para cientistas de dados encontrarem.
Eu tentei achar e não consegui se alguem souber de algo poderia compartilhar alguma literatura, deveria existir alguma coisa sobre isso.
Parece um problema de matematica aplicada, se alguem quiser montar um grupo de estudos entra em contato se puder tambem.

Lucas Galli

to hacker...@googlegroups.com
Que eu saiba existe mais de um ponto de inacessibilidade na Terra, de acordo com os critérios adotados. O mais famoso acho que é o Ponto Nemo.
Quanto a calcular o ponto antípoda, me corrijam os cartógrafos, mas não seria apenas questão de somar 180° à longitude e inverter a latitude (mesma coordenada, mas norte vira sul e vice-versa)? Talvez haja influência do modelo do geoide usado?

--
-... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
Regras da Lista: https://garoa.net.br/wiki/Netiqueta

Felipe Sanches

to hacker...@googlegroups.com
Peço licença para fazer alguns comentários que não respondem sua pergunta, mas que têm a ver com o tema.

Alguns anos atrás eu me peguei pensando sobre esse conceito de pontos opostos na superfície da Terra. E acabei ficando curioso em tentar desenhar (algoritmicamente) um mapa-mundi dos pontos opostos, no qual poderíamos ver, por exemplo, as regiões do planeta em que há solo-firme em ambos os lados. Qual seria a extensão e o formato dessa "interseção" das áreas terrestres?

E também quais seriam as áreas densamente populadas que tenham áreas populadas opostas? Será que existe algum par de cidades com coordenadas exatamente opostas? Acho altamente improvável. Nesse caso, quais seriam os pares mais próximos disso?

Enfim... pensei pensei pensei em tudo isso, mas nunca de fato implementei um mapa desses. Acho que pra fazer seria necessário ter acesso a algum banco de dados de georreferenciamento, mas não tenho familiaridade ainda com esse tipo de programação.

Jurojin

to Garoa Hacker Clube
bom vai que aparece mais gente pra discutir, seria legal

ssbar...@gmail.com

to Garoa Hacker Clube
Cidades opostas

Há muuuito tempo, estava fazendo um programa para viagens, que entre outras coisas calculava a distância entre cidades,  com coordenadas tiradas da Enciclopédia Britânica, mas depois de um tempo cansei de virar as páginas e digitar. Hoje em dia, um site legal é: db-city.com

Alexandre Vizotto

to hacker...@googlegroups.com
Sem entrar no mérito da maior ou menos dificuldade na obtenção desses pontos, matematicamente o teorema do ponto fixo de Browser garante, sob determinadas circunstâncias, a existência de ao menos um desses pares, não?

Encontrei essa "calculadora de antípodas", mas desconheço a precisão.

https://www.omnicalculator.com/other/antipode

A propósito, sou o Alexandre e entrei no grupo há pouco tempo, por influência das referências do Luciano Ramalho.

Abraço a todos.

Felipe Sanches

to hacker...@googlegroups.com
Não conheço o tal teorema, mas creio que não se aplique a esse problema, dado que é muito fácil conceber contra-exemplos. A Lua é um exemplo desses: não há nenhuma cidade na Lua. Portanto, não existem cidades antípodas na Lua. Mesmo que houvesse uma base na Lua, ainda assim não existiria uma segunda do lado oposto. E é possível conceber N cidades na Lua projetadas intencionalmente evitando antípodas.

Felipe Sanches

to hacker...@googlegroups.com
Caso esteja pensando em áreas de terra versus oceanos, também dá pra conceber um planeta com oceano global (nenhuma área terrestre). Ou até mesmo um planeta com 49,999... % de terra, com um continente cobrinto completamente um dos hemisférios (exceto o equador), seria um contra-exemplo, pois não existiriam regiões terrestres opostas.

Felipe Sanches

to hacker...@googlegroups.com
typo: cobrindo

Felipe Rodrigues

to hacker...@googlegroups.com
Uma forma bem informal mas simples de achar o antípoda de um ponto é usando
a ferramenta "medir distância" do Google Maps. Comece medindo a distância do
ponto e vá até o máximo possível. A linha vai chegar numa ponto onde ela vai
começar a oscilar pra cima e pra baixo em volta do antípoda

Jurojin

to Garoa Hacker Clube
A lua e Marte tem mares sem agua teriam eles antipodas de inacessibilidade tambem?

Felipe Rodrigues

to hacker...@googlegroups.com
pontos antípodas são simplesmente pontos que ficam do outro lado de uma esfera ou - geóide, no caso de planetas e afins.

Como o Lucas e o Alexandre comentaram em cima, dá pra calcular o antípoda de qualquer ponto de maneira bem direta,
invertendo a coordenada Norte-Sul e somando 180º na Leste-Oeste. Se você pegar uma bola de futebol, por exemplo,
ela vai ter esses pontos tbm

Jurojin

to Garoa Hacker Clube
OK então.