ASIC

Phenex

to Garoa Hacker Clube
Olá, pessoal. Tudo bom?

Alguém por aqui já fez um ASIC?

Diogo Besson

to hacker...@googlegroups.com
Oi Phenex

Tenho um aqui, estilo pendrive USB, adquirido da China há uns 10 anos atrás. Te digo que esquenta bastante, mas funciona bem.
O gasto de energia é alto também.

Teu uso dessa GPU seria para mineração? Atualmente, com a dificuldade do algoritmo, ainda vale a pena?

--
-... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
Regras da Lista: https://garoa.net.br/wiki/Lista:LeiaAntesDeClicarNoSend

Phenex

to Garoa Hacker Clube
Opa, tudo bem?

"Teu uso dessa GPU seria para mineração?"
Também. Ainda tenho pouco conhecimento sobre esse tipo de hardware. Estou fazendo um curso com blockchain e o cara citou a ferramenta como meio de minerar moeda digital mais robusta que uma CPU. Procurei isso na internet e achei preços bem variados e muito altos. Procurei saber a viabilidade disso para fazer conseguindo esse datasheet: https://dtsheet.com/doc/1484742/asic-datasheet. Trabalho com um pessoal que cria hardwares para aplicações especificas e me disseram que este tipo de solução é bem especifica. Me corrija se eu estiver errado: eu entendi que esse tipo de solução varia com o que você quer processar de forma especifica. Por exemplo, se quero minerar o bitcoin esse ASIC haveria de ser fabricado apenas para isso, ou seja, não consigo usar o processamento para outro fim. É isso?

Se for, precisaria de dois. Um para experimento com mineração da moeda e um para processamento de imagem de uma câmera térmica.

" Atualmente, com a dificuldade do algoritmo, ainda vale a pena?"
Sim, de fato. O nounce esta bem alto. Contudo há outras moedas e outra forma de ganhar minerando, como por exemplo, alugando o hardware

No site no nicehash, até ontem, existe o cálculo com alguns hardwares quanto a uso da energia. O ASIC tb esta lá. Encontramos alguns por 2 mil reais gerando em média. Embora o nonce do bitcoin esteja alto dificiltando a mineração, ganha-se emprestando o hardware. Contudo, seria mais um experimento. Como o valor esta bem alto e existe algumas informações na internet, queria ter mais noção da viabilidade de construir um a partir de um datasheet.

Já conhecia o garoa por meio de um ex-professor, o Thiago Bordini. Mas não conhecia o hackerspaces.org. Lá tem um pessoal de Shenzhen (china). Parece que o hackerspace foi criado pelo David Li. Fiquei sabendo depois que vi isso: https://www.youtube.com/watch?v=b4ui7_IrlSg&ab_channel=CanalFutura
Quero dizer que talvez o pessoal de lá forneça o datasheet para ser construído aqui no Garoa como projeto considerando a possibilidade do valor subir muito quando se o produto passasse pela alfandega e tb pudesse diluir o valor em algo mais acessível comparado aos preços do ebay.

A energia sendo híbrida, segundo algumas fontes, pode reduzir até 95% do custo, como exemplo as placas solares o que poderia ajudar em manter um dissipador maior.

Em resumo, é viável isso?

Gutem

to hacker...@googlegroups.com
Já brinquei BEM pouco com FPGA e Verilog/VHDL... O mais perto de ASIC que cheguei

Tem esse Canal no YT que acompanhei no começo mas não tenho acompanhado mais:

- Gutem

"Live Long and Prosper"
Registered Linux User: 562142
https://keybase.io/gutem/key.asc
PGP Fingerprint: 2522 ECFA DCD2 FF52 3AAB D2A1 154E 14CD E1A6 97BF

Em ter., 25 de mai. de 2021 às 00:16, Phenex <agen...@gmail.com> escreveu:
Olá, pessoal. Tudo bom?

Alguém por aqui já fez um ASIC?

Phenex

to Garoa Hacker Clube
Caras, acabo de buscar a informação do hackerspace no lugar que citei (e com o histórico de navegação no google), em shenzhen. Depois do ultimo comentário ai, o link foi tirado.
Olha, não sei direito o que esta havendo, mas, considerando a hipótese do comentário acima, não posso deixar de comentar por aqui ser um nicho de comentários sobre tecnologia.

1. As informações que eu transmito foram tiradas de algum lugar. Quero dizer que aquilo que transmito, idealizo ou digo tem base em alguma coisa que eu li, vi ou conversei. Quero dizer que se não fosse o fato dessa informação existir eu não saberia. Eu postei a fonte.
2. As informações referentes à fonte são publicas, se caso não o fosse, apenas alguns saberiam. E digamos que sejam, seria mais fácil bloquear o site e só deixar entrar quem passar por uma entrevista e assegurar com as politicas que nada saia de lá de dentro. Até a policia federal publicas assuntos relacionados à suas missões no próprio domínio pra  quem quiser ler - com uma analise crítica, se não fosse para ser publico não estariam ao alcance de qualquer um.
3. Julgamento antes de saber a realmente o que de fato será consumido é um tipo de sofrimento antecipado por algo que ainda não aconteceu - quero dizer que o projeto pode ser pago, datasheet pode ser vendido, etc.

Quero dizer que, se uma determinada informação for para não ser passada então seria melhor não publicá-la. A segunda é que crescemos com a informação e vivemos na era da informação. A proposta e ementa do conteúdo no hackerspace, seja aqui ou qualquer outro lugar ainda é a informação. Agora o que fazer com essa informação vai depender de muita coisa, não apenas de quem tem essa informação mas sim do que alguém pode fazer com ela.

Sinceramente, se esse for o motivo do link ter saído, pelo amor de deus, alguém esta precisando abrir um pouco mais a cabeça. Conhecimento é pra ser passado. De outra forma ele não tem valor nenhum.

Obrigado pelas informações acima.
Ainda preciso saber sobre a viabilidade disso. Vou falar como um projetista:

1. Conseguindo o datasheet seria o suficiente para desenvolvimento do projeto?
2. As peças envolvidas na customização do projeto ou o kit para montagem do projeto existem dentro do território nacional sem ser preciso importá-la?
3. Caso precisar de importação a china é a unica opção? (comumente dizem que os componentes eletrônios são mais baratos por lá)
4. Cronograma do projeto giram em torno de quantas SPRINTS (considerando o SCRUM GUIDE onde cada Sprint tenha 2 semanas para apresentação de um protótipo em modelo espiral)?
5. Precisa de mão de obra especializada?
6. Qual o custo do projeto considerando a mão de obra?
7. Esse projeto pode ser desenvolvido no Garoa?

Acredito que possa ser uma parte interessante para empreendimento do prórpio hackerspace. Vejo um grande aprendizado por parte dos envolvidos nos projetos do hackerspace como tb vejo que é possíve tornar isso mais rentável. Como por exemplo, esse projeto tanto quanto outro poderia ser desenvolvido como tods os demais no hackerspace - o que todos ganham são a experiencia e o conhecimento. Além disso, é possível rentabilizá-lo a pessoas interessadas com eu, por exemplo. Isso acaba sendo unir o útil ao agradável.

Caso não, como vi sem fins lucrativos, ok. Gostaria de aprender a desenvolver isso. Seria possível no garoa?
Entre as duas questões, preciso da informação acima para ter uma noção do que envolve o projeto.

Felipe Sanches

to Garoa HC
"Esse projeto pode ser desenvolvido no Garoa?"

"O Garoa" não desenvolve projetos.
O único projeto do Garoa consiste em prover infraestrutura para que pessoas associadas, assim como frequentadores aliados aos princípios do clube, possam desenvolver projetos dentro de um ambiente seguro para o compartilhamento do conhecimento e para a participação de todas as pessoas interessadas.

Helena Son

to hacker...@googlegroups.com
Agora eu entendi.
Obrigado.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito em um tema no grupo "Garoa Hacker Clube" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e todos os seus temas, envie um e-mail para hackerspaces...@googlegroups.com.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/hackerspacesp/CAK6XL6DTn_NM40AWGCVZq_5UpHW_oZtJ8PpjmtYino_rXNLCnA%40mail.gmail.com.

Iuri Guilherme dos Santos Martins

to Garoa HC
Eu uso ASICs específicas de alguns algoritmos de criptomoedas pra minerar há alguns anos. Os preços atuais são realistas. A cada 1-2 anos os fabricantes lançam um modelo mais eficiente energeticamente e todo mundo começa a migrar, aumentando a dificuldade da rede, o valor do criptoativo e o buraco na camada de ozônio. Então acabou virando um jogo de que pra entrar a barreira é cada vez mais alta e tem uma linha de preço do joule por hash por segundo bem definido, que está sempre atrelado à dificuldade da rede, porque quem trabalha com criptoativos nunca vai deixar o preço cair em relação ao dolar considerando o preço do hardware.

As FPGAs geralmente são uma alternativa mais buscada pra esse teu projeto de processamento de imagens, mas dá pra fazer com ASIC também. Uma ASIC como tu deve ter descoberto pesquisando não é um CPU. É um chip que só faz uma única instrução - se não for, por definição já não é mais uma ASIC.

Essas "ASICs" pra minerar bitcoin não calculam só um hash em sha256 duas vezes - elas fazem o algoritmo completo pra tentar achar o hash do próximo bloco e precisa se comunicar com outro computador onde tem o software de mineração propriamente dito. Então tem um computador embarcado ali no equipamento também, e sim, a maioria vem já configurada ou é normalmente configurada pra apontar pra um servidor stratum onde mais pessoas estão apontando poder de cálculo pra fazer mineração em "pool" - a recompensa do bloco é dividida pra todos participantes de acordo com regras de cada método de pagamento.

Aqui uma foto de uma placa com várias ASICs. Desculpe a sujeira, foi quando eu abri pra limpar uma. Pelo tamanho do dissipador tu deve imaginar o barulho e o calor que elas fazem:

photo_2021-05-28_14-56-24.jpg

Phenex

to Garoa Hacker Clube

"a recompensa do bloco é dividida pra todos participantes de acordo com regras de cada método de pagamento." De alguma forma isso me lembra muito pirâmide financeira. inclusive já   é ementa

Nas condições da criptomoeda seria mais para fazer testes com blockchain e p2p e não necessariamente viver de mineração. Além disso, no nicehash tem a possibilidade de alugar o hardware por um valor fixo ao mes = R$700 fixos se nao me engano. Contudo, precisa-se controlar na conta de luz em relação ao ASINC.

Em relação ao seu asinc:

1. Vc o desenvolveu?
2. Vc o comprou da china? Se sim passou pela alfandega como nobreack?
3. O valor médio de desenvolvimento esta de acordo com o valor de compra?

valeu.

Ben Mezger

to hacker...@googlegroups.com
Aproveitando o assunto, vai rolar um curso de FPGA.

--

Kind regards,
Met een vriendelijke groet,
Atenciosamente,