quero doar alguns itens / e uma ideia de projeto

Ken

to Garoa Hacker Clube

Olá.

 Alguns meses atrás, perguntei se o seu hackerspace estava interessado em receber alguns SDRs para brincar.  Eu queria planejar um dia para aparecer e ajudar a configurar todos os SDRs, mas não moro no Brasil.  Sou canadense e moro no Canadá, mas tenho uma viagem planejada para ir a São Paulo em novembro.  Eu adoraria passar e doar algumas coisas, considerando que as coisas aqui no Canadá são mais acessíveis do que no Brasil.  Se alguém tiver algum pedido de alguns itens que seriam úteis para o seu hackerspace e que não podem ser adquiridos facilmente no Brasil, por favor me avisem.

 De qualquer forma, no que diz respeito aos SDRs, o principal projeto que eu estava interessado em experimentar no seu hackerspace era usar os programas gr-iridium e iridium-tookit para capturar e analisar dados de satélites de iridium voando acima.  Esses dados incluem: mensagens e rastreamento de aeronaves, mensagens de texto, mensagens de texto, mensagens M2M, tráfego de internet e chamadas de voz.  Existem algumas outras coisas, mas essas são as mais interessantes no geral.

 A principal coisa que precisamos para fazer esse projeto funcionar é um computador com tempo de atividade decente e acesso a um telhado para colocar a antena.  A antena é incrivelmente pequena e não é maior que o seu polegar.  Não é como uma enorme antena parabólica ou algo assim.  Vou ensinar vocês como usá-lo e analisar os dados por si mesmos.  Quem sabe, talvez pudéssemos automatizar um pouco mais e mostrar estatísticas com base nos dados que recebemos.

 Acho que este projeto seria bem interessante para experimentar porque não conheço muitos hackerspaces que tenham receptores de irídio, além de alguns na Europa.

 Se mais alguém estiver interessado por favor me avise!

 E novamente, desculpe se isso foi um pouco difícil de ler.  Falo um pouco de português, mas não sou bom em escrevê-lo, então tive que usar o google tradutor.  Obrigado!

Lucas Galli

to hacker...@googlegroups.com
Olá, Ken!
Comecei a brincar com SDR há algum tempo e cheguei a fazer um projeto de um rádio para spotting de aeronaves com Raspberry, mas que acabou não funcionando muito bem... Gostei da tua ideia de sobre o sistema Iridium e tenho interesse se você for desenvolver alguma atividade a respeito aqui no Brasil, especialmente porque conheço muito pouca coisa sobre o sistema.
Quanto tempo você ficará por aqui e por onde pretende passar?
Obrigado e até logo!

--
-... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
Regras da Lista: https://garoa.net.br/wiki/Netiqueta

Ken

to Garoa Hacker Clube

Olá Lucas,

Excelente!  Estarei no Brasil por cerca de um mês e ficarei em São Paulo.  Definitivamente vou planejar um dia para ir a Garoa para conhecê-lo e preparar tudo.  Eu gostaria de mostrar a todos como se envolver mais com SDRs.  Há tantas coisas legais que você pode fazer com SDRs!  Meu plano é trazer alguns SDRs e doá-los para a Garoa.  Também trarei algumas antenas para diferentes aplicações.  Podemos até solucionar o problema que você estava tendo com o rastreamento de aeronaves e configurar isso também.

Estou tentando descobrir qual equipamento vou precisar levar comigo.  Você tem um computador sobressalente que poderia ser usado para o projeto Iridium?  Algo que pudesse rodar Linux e que seria usado apenas para iridium?  E há acesso ao telhado lá?  Nesse caso, precisaremos descobrir a distância que a antena estará do receptor de antemão para que eu possa trazer uma quantidade adequada de fio de antena.

 Obrigado!

Lucas Galli

to hacker...@googlegroups.com
Muito bom, Ken!
Posso levar um MacBook antigo que tenho aqui mas não tenho como deixá-lo no Garoa, pois uso para estudar. Também vou tentar procurar onde estão os equipamentos que estava usando quando fiz minhas experiências. Voltei ao Brasil recentemente e minha oficina está uma bagunça, mas já encontrei algumas coisas.
Eu tenho um RTL-SDR apenas com a antena dipolo padrão e comecei a experimentar com ele no início da pandemia, quando fiquei sem trabalho. Ainda que de forma precária, consegui captar sinais de serviços públicos e de controle de tráfego aéreo, inclusive do ATIS do aeroporto de Guarulhos (moro a 5 km do aeroporto, praticamente debaixo do eixo da pista). Ainda não tive a oportunidade de experimentar com outras antenas, infelizmente.
Quanto ao equipamento que você precisaria trazer, a sede do Garoa fica numa casa térrea, mas o bairro tem prédios altos ao redor, portanto não sei se há visada suficiente. Dê uma olhada no Street View: https://goo.gl/maps/PnfiAjEYDonzbRSv9
Se precisar de mais alguma informação, é só avisar!
Até mais!

reset...@hotmail.com

to hacker...@googlegroups.com
Mas o Garoa já está aberto a visitas ?🤔

to Garoa Hacker Clube
tambem queria saber isso

DQ

to Garoa Hacker Clube
Sim, o Garoa já está realizando atividades presenciais novamente desde agosto passado (apesar de ainda poucas).

Acompanhe a agenda em https://garoa.net.br

Daniel

Vitor F. M.

to hacker...@googlegroups.com
Projeto interessante! Conheci o garoa na pandemia e infelizmente não tive a oportunidade de conhecer quase ninguém do grupo. Agora que as coisas estão ficando mais interessantes, infelizmente eu me mudei para outro estado, vim para Campo grande, MS. Estou morando em casa térrea e com frequência sobrevoam aeronaves militares aqui, pois existe uma base na região. Já fiz no passado radioescuta com HTs e morei pertinho de congonhas e cheguei a escutar os comunicados do aeroporto, e também já escutei a comunicação dos práticos quando morri em Santos. Mas essa opção com SDR eu nunca tentei, e me interessei. Já fiquei namorando a compra de um ...
Se alguém tiver algum link pra compra do SDR aqui no BR (dependendo do valor, claro), consigo instalar ele em um Orange Pi e deixar ele captando sinais, e compartilho com a galera do Garoa o acesso a ele!

--