eRecycle - Cartuchos de Toner de Impressora

89 views
Skip to first unread message

Wagner De Queiroz

unread,
Feb 26, 2016, 11:38:36 AM2/26/16
to Garoa Hacker Clube
Olá a todos, estou levantando uma questão que é um incomodo que pode virar uma solução interessante,

Quem é da impressão 3D poderia dar um pitaco.


Eu trabalho com revenda de consumiveis de impressoras, principalmente cartuchos de toner, um problema que ocorre aqui é que o CONAMA manda que o cliente devolva aonde comprou os cartuchos de impressora.

Pois bem, como eu sou revenda, sou obrigado a receber os cartuchos de toner vazios. Até ai nada de mais, o problema é que hoje em dia nao vale a pena comprar carcaça de cartucho de toner para recarga.
 
Se eu seguir a norma ao pé da letra, eu tenho que mandar os cartuchos para um aterro industrial. Pagar transporte, pagar documentação e pagar o cara para receber no aterro.

Pois bem. Para quem não sabe, na internet existe alguns vídeos de nego que corta garrafão de plástico que usa HDPE, aquece ele até 175 graus até que ele derreta e vire uma massa dura que pode ser usinado.

Os cartuchos de toner, de um modo geral, usam na composição da carcaça que é a maior parte que sobra do cartucho vazio, PS-HI, que traduzindo aqui é conhecido com PSAI  ou Poliestireno de Alto Impacto.

O PSAI como vou chamar daqui pra diante, tem boa usinabilidade, é resistente, e é basicamente PS ou poliestireno com 5 a 12% de borracha, por isso ele aguenta impacto. Quem já chutou cartucho de toner sabe o que falo. Em casa você encontra PSAI em brinquedos, embalagens plásticas diversas, carcaça de impressoras e principalmente Barbeadores descartáveis. 

Bom, agora aos dados técnicos:

O PSAI amolece com 100 graus e derrete com 215 graus.

Ninguem quer mais comprar carcaças de cartuchos de impressora, pois eles recarregam o cartucho e vendem novamente, os cartuchos compatíveis é quase o mesmo preço de recarregar.  A minha ideia, vejam o vídeo abaixo que é sobre como recicla em casa HDPE

https://www.youtube.com/watch?v=kUR6_bQLU-E


Como a temperatura da fusão do HDPE é entre de 170 e 190 graus e a do PSAI entre 190 a 220 graus, em teoria, cartucho de toner poderia ser usado para fazer chapas para serem usinadas para talvez virar robôs, entre outras aplicações para plásticos em geral.

Tem alguém na lista entendedor de plásticos para trocar uma ideia?  Cartucho de toner vazio eu consigo de montes para brincar, pois tenho que me livrar disso.

Wagner De Queiroz

unread,
Mar 3, 2016, 4:40:28 PM3/3/16
to Garoa Hacker Clube
Olá a todos, apenas para informar,

Eu peguei um cartucho de toner usado para testar uma teoria e fui apresentar o mesmo para o meu soprador térmico.

Eu aqueci até que ele passou pela transição vitrea, (quando o plastico amolece e fica como se fosse uma borracha, e com a mão, moldei o safado, dobrando uma tira larga do cartucho, como se fosse uma chapa, depois enquanto estava aquecido, fui dobrando ele em várias partes até ele virar uma massa compacta. Marteladas depois fiz um bloco duro de plastico PSAI ou PS-HI como queiram. Ou seja, consegui conformar o safado do plastico, uma vez que ele voltou a temperatura ambiente, ficou firme novamente, ou seja, vai dar pé!

Aproveitei o encejo para derreter toner HP de cartucho compatível pelo mesmo processo, por ser pó, ele não gostou muito do soprador térmico. Vou juntar uma grana e comprar um forninho elétrico usado para algumas experimentos mais sérios.

A ideia, desmontar um cartucho ou vários, marretar o plastico para fragmenta-lo em pedaços pequenos, colocar numa assadeira e mandar pro forninho elétrico. Pela brincadeira do soprador térmico, acho que da pra fazer um bloco sólido de PSAI/PSHI para poder usinar depois.

essa compra vai demorar um pouquinho devido ao efeitoDilma. Nao posso passar de 300 graus no processo de derretimento para não carbonizar a massa. por isso um forninho elétrico.

Agora é mão na massa, kkkk

Wagner De Queiroz

unread,
Mar 19, 2016, 9:56:26 PM3/19/16
to Garoa Hacker Clube
Boa noite a todos da lista,

Como sempre estou fazendo novas descobertas, ontem, no garoa, na noite do Python, conversei com o Gabriel sobre diversos assuntos e quando conversamos sobre a reciclagem do plástico das carcaças e toner de cartuchos de Impressora laser.

Durante a covnersa com o Gabriel e ao narrar os processos relativos ao plástico, foram aparecendo algumas novas perguntas e após trocar algumas informações com o youtube, novas informações interessantes começaram a chegar.

Conversavamos sobre plástico e impressão 3D e uma questão antiga veio a tona, por todo o mundo, na produção de peças de plástico pelo processo de extrusão, a matéria prima vem em forma de pellets que a grosso modo são como grãos de feijão nanicos, quase transparentes com um corante em forma de graõs chamados de masterbatch. Pois bem, Entre indas e vindas, falando sobre extrusão do plástico, chegamos ao vídeo abaixo, que para alguns da impressão 3D, possa a priori ser uma heregia, para outros uma ideia genial,

https://www.youtube.com/watch?v=WSKgTm1Es9c

Sobre outros aspectos, embora as injetoras de plastico industriais que tem a sua rosca de alimentação com zonas de aceleracao, compressão/plastiticação e injeção, Comecei a estudar novamente sobre extrusoras e um link apareceu.

http://www.ufrgs.br/lapol/processamento/l_17.html

O que isso tem a ver com a reciclagem dos cartuchos? Bom, As aplicações da reciclagem da carcaça do cartucho, vem primeiro com a ideia da fabricação por moldagem de peças mecânicas para montar robôs, a impressão em série destas peças para robôs por impressora 3D é inviável pelo custo de produção, não pelo valor do material bruto em si, mas o tempo que se leva para produzir estas peças.

Por isso, voltando a ideia da reciclagem do plástico da carcaça dos cartuchos, existem várias técnicas futuras para a utilização deste plástico outrora pouco nobre para uso, já que para a impressão 3D, um filamento vindo da carcaça do cartucho, poderá sofrer da ausência da uniformidade do pigmento da peça produzida, pois a carcaça pode vir com traços de toner de impressora impregnado, de material diferente.

Mas isso é assunto para outra história. Estou retornando uma informação para O Gabriel, abaixo:  O PSAI do cartucho de impressora se derrete a 215 graus, o PET a 260 graus, Cartucho de toner usado, é um artigo muito fácil de ser encontrado e indesejado para quem vende cartuchos novos, Eu vendo toner de impressora e tenho muita carçaça para descarte.

O Conama manda que o cliente que usa o cartucho de impressora, que devolva para o revendedor que deve mandar para o fabricante que por sua vez dará o descarte final adequado, ou seja, o fornecedor paga para o cartucho usado vá para um aterro industrial, o que para mim, é um grande desperdício. Se ninguem desmontou um cartucho de toner antes, fizer, vai encontrar, alem de parafusos de aço, molas e arames diversos, imãs, eixos de aço muito bem usinados e de ótimo acabamento, fora rodos de silicone, aço e o cilindro OPC que é um cilindro de alumínio, com engrenagens e recoberto com o OPC que é um composto organico que inverte a carga elétrica ao receber a luz.

Eu falei imã? sim! um Eixo de imã mais largo que a folha A4 que fica dentro do rolo reveladore de toner que é feito de alumínio. (isso para cartuchos de toner de duas metades que usam cilindro, como OPC na carcaça, tipo: HP, Lexmark, Samsung.) Os cartuchos Brother de um modo geral não usam rolo magnético portanto não tem imã.  Fora o pó do toner que pode ser de dois tipos principais:   O Toner Acrilico e o Toner de Poliester.

Ambos são feitos para se fundirem abaixo de 200 graus. A parte do toner em pó é uma parte interessante, já que todo e qualquer cartucho de toner vazio, pois mais vazio que seja, possui uma quantidade considerável de pó de toner dentro dele, seja na lixeira do cartucho, seja no hooper que é onde o toner não usado é guardado.

O vídeo abaixo fala sobre a extrusão usando pistola de cola quente. Para quem nunca viu uma injetora de plástico trabalhando, o processo genericamente falando é bem parecido. O Legão do vídeo é que ele mostra uma ideia que estou pesquisando em paralelo e caso esta de o resultado que espero, vou apresentar.


https://www.youtube.com/watch?v=eWeQLbVOfVM

Esperem por mais notícias.

Wagner De Queiroz

unread,
Mar 19, 2016, 10:07:22 PM3/19/16
to Garoa Hacker Clube
Novidade. Maquinas caseiras para reciclar plastico:

http://preciousplastic.com

A injetora vertical de alavanca q coloca o plastico no molde eh uma maquina comercial comum la fora.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages