Boa noite a todos da lista,
Como sempre estou fazendo novas descobertas, ontem, no garoa, na noite do Python, conversei com o Gabriel sobre diversos assuntos e quando conversamos sobre a reciclagem do plástico das carcaças e toner de cartuchos de Impressora laser.
Durante a covnersa com o Gabriel e ao narrar os processos relativos ao plástico, foram aparecendo algumas novas perguntas e após trocar algumas informações com o youtube, novas informações interessantes começaram a chegar.
Conversavamos sobre plástico e impressão 3D e uma questão antiga veio a tona, por todo o mundo, na produção de peças de plástico pelo processo de extrusão, a matéria prima vem em forma de pellets que a grosso modo são como grãos de feijão nanicos, quase transparentes com um corante em forma de graõs chamados de masterbatch. Pois bem, Entre indas e vindas, falando sobre extrusão do plástico, chegamos ao vídeo abaixo, que para alguns da impressão 3D, possa a priori ser uma heregia, para outros uma ideia genial,
https://www.youtube.com/watch?v=WSKgTm1Es9cSobre outros aspectos, embora as injetoras de plastico industriais que tem a sua rosca de alimentação com zonas de aceleracao, compressão/plastiticação e injeção, Comecei a estudar novamente sobre extrusoras e um link apareceu.
http://www.ufrgs.br/lapol/processamento/l_17.htmlO que isso tem a ver com a reciclagem dos cartuchos? Bom, As aplicações da reciclagem da carcaça do cartucho, vem primeiro com a ideia da fabricação por moldagem de peças mecânicas para montar robôs, a impressão em série destas peças para robôs por impressora 3D é inviável pelo custo de produção, não pelo valor do material bruto em si, mas o tempo que se leva para produzir estas peças.
Por isso, voltando a ideia da reciclagem do plástico da carcaça dos cartuchos, existem várias técnicas futuras para a utilização deste plástico outrora pouco nobre para uso, já que para a impressão 3D, um filamento vindo da carcaça do cartucho, poderá sofrer da ausência da uniformidade do pigmento da peça produzida, pois a carcaça pode vir com traços de toner de impressora impregnado, de material diferente.
Mas isso é assunto para outra história. Estou retornando uma informação para O Gabriel, abaixo: O PSAI do cartucho de impressora se derrete a 215 graus, o PET a 260 graus, Cartucho de toner usado, é um artigo muito fácil de ser encontrado e indesejado para quem vende cartuchos novos, Eu vendo toner de impressora e tenho muita carçaça para descarte.
O Conama manda que o cliente que usa o cartucho de impressora, que devolva para o revendedor que deve mandar para o fabricante que por sua vez dará o descarte final adequado, ou seja, o fornecedor paga para o cartucho usado vá para um aterro industrial, o que para mim, é um grande desperdício. Se ninguem desmontou um cartucho de toner antes, fizer, vai encontrar, alem de parafusos de aço, molas e arames diversos, imãs, eixos de aço muito bem usinados e de ótimo acabamento, fora rodos de silicone, aço e o cilindro OPC que é um cilindro de alumínio, com engrenagens e recoberto com o OPC que é um composto organico que inverte a carga elétrica ao receber a luz.
Eu falei imã? sim! um Eixo de imã mais largo que a folha A4 que fica dentro do rolo reveladore de toner que é feito de alumínio. (isso para cartuchos de toner de duas metades que usam cilindro, como OPC na carcaça, tipo: HP, Lexmark, Samsung.) Os cartuchos Brother de um modo geral não usam rolo magnético portanto não tem imã. Fora o pó do toner que pode ser de dois tipos principais: O Toner Acrilico e o Toner de Poliester.
Ambos são feitos para se fundirem abaixo de 200 graus. A parte do toner em pó é uma parte interessante, já que todo e qualquer cartucho de toner vazio, pois mais vazio que seja, possui uma quantidade considerável de pó de toner dentro dele, seja na lixeira do cartucho, seja no hooper que é onde o toner não usado é guardado.
O vídeo abaixo fala sobre a extrusão usando pistola de cola quente. Para quem nunca viu uma injetora de plástico trabalhando, o processo genericamente falando é bem parecido. O Legão do vídeo é que ele mostra uma ideia que estou pesquisando em paralelo e caso esta de o resultado que espero, vou apresentar.
https://www.youtube.com/watch?v=eWeQLbVOfVMEsperem por mais notícias.