Bom galera, lá vou eu de novo, visando facilitar a rotina de trabalho policial, e consequentemente ajudar outras pessoas que tiveram seus pertences subtraídos.
Diuturnamente, inúmeros carros e cargas são furtadas / roubadas, onde os indivíduos que praticam tais atos, se utilizam de jammer para bloquear os sinais dos rastreadores e alteram os emplacamentos, impossibilitando de maneira rápida uma ação mais assertiva das forças policiais.
Neste contexto surgiu a ideia de tentar fazer engenharia reversa, ou seja identificar quais veículos/locais estariam se utilizando de “jammer”.
Procurei na internet, algumas soluções prontas, mas financeiramente inviáveis, porém acredito que possa haver esquemas eletrônicos ou outras soluções que no momento não tenho a disposição este conhecimento, por isso gostaria de ajuda de vocês...
Segue alguns links de protótipos que vi, que poderiam ajudar...
https://www.youtube.com/watch?v=jdHrXAb1OOg&t=10s
https://www.youtube.com/watch?v=4LAp1HKR6QY&t=218s
Basicamente a ideia inicial seria colocar um equipamento instalado em uma viatura que ao ser ligado analisaria os canais, identificando o ruído provocado pelo "jammer" informaria ao agente, que tentaria localiza-lo, e tomaria as medidas pertinentes ao caso.
Perguntas:
Alguém conhece alguma solução pronta e acessível para este problema?
Será que um Sdr no Android conseguiria analisar o espectro do ruído, e identificar a utilização do jammer?
Uma vez identificado o “jammer” seria possível tentar localizar o “local mais aproximado” que o aparelho estaria funcionando?
Valeu...