Nova impressora do Garoa

Vitor Fernandes

to hacker...@googlegroups.com
Chegou a Tato Baby e já estamos usando.

--
Vitor Fernandes
Tel: 11-97551-2079
Administração de Empresas

Hugo LB

to hacker...@googlegroups.com
foto...

Não esqueça de assinar a ata da AGO

--
.--. .- .-. .- .--. --- ... - .- .-. . ... -.-. .-. . ...- .- .--. .- .-. .- .... .- -.-. -.- . .-. ... .--. .- -.-. . ... .--. .- - --. --- --- --. .-.. . --. .-. --- ..- .--. ... -.. --- - -.-. --- --
Regras da Lista: http://garoa.net.br/wiki/Lista:LeiaAntesDeClicarNoSend
Para mais informações sobre o Garoa Hacker Clube acesse http://garoa.net.br
Maiores opções sobre o Google Groups, visite: http://groups.google.com/group/hackerspacesp
.--. .- .-. .- -- .- .. ... .. -. ..-. --- .-. -- .- . ... .- -.-. . ... ... . --- .-- .. -.- ..
Epoch 0 <=> Fundação: 1298244863 s ~ 2.408064*10^52 tP (tempos de Planck)

--
Hugo L. Borges - agaelebe

Vitor Fernandes

to hacker...@googlegroups.com
photo55490226301282392.jpg
photo55490226301282391.jpg

Leandro A. F. Pereira

to hacker...@googlegroups.com
On Thu, Mar 5, 2015 at 8:32 PM, Vitor Fernandes <vito...@gmail.com> wrote:
> Chegou a Tato Baby e já estamos usando.

Se rolar um review rápido depois, eu agradeço. O preço tá bom.

--
Leandro

Sergio Augusto Vladisauskis

to Garoa Hacker Clube
O que aconteceu com a Esponja do Mar?

--
Sergio Augusto Vladisauskis
-> Fone: +55 (11) 4221-8163

Conrado De Biasi

to hacker...@googlegroups.com

Olha a Baby trabalhando:

-----
De Biasi, Conrado
deb...@gmail.com

Hugo LB

to hacker...@googlegroups.com
Para saber da esponja do mar é só ver o outro tópica da lista que perguntei sobre o status dela... Basicamente está com alguns problemas....

Conrado De Biasi

to hacker...@googlegroups.com

Gabriel Almeida

to hacker...@googlegroups.com
O que aconteceu com a Esponja do Mar? O pessoal que iria ver como ela tava foi? Resolveram o problema dela? Ela ainda está no Garoa?

Ou eles esqueceram por causa da chegada de uma nova? Coitada da esponja do mar.

DQ

to hacker...@googlegroups.com
A Esponja do Mar está em manutenção, quem está cuidando dela é o Oda (que, aliás, é o nosso Diretor de Hardware). Existe uma grande desconfiança da placa Ramps ser a culpada pelas detecções incorretas de fim de curso. O próximo passo é fazer um teste substituindo a Ramps por uma sabidamente boa. Uma vez que o Oda é quem está mais a par dos testes, acho melhor deixar ele coordenar isto ao invés de quem não conhece nada do histórico sair mexendo.

A impressora nova chegou ontem e é natural que todos quisessem vê-la. Pelo relatos, é bem mais confiável e estável que a Esponja do Mar, mas tem um volume de impressão bem menor.

É preciso lembrar que os membros do Garoa são essencialmente voluntários e tem que tocar também as suas vidas pessoais e profissionais. Portanto, manerem um pouco no ardor das cobranças.

DQ

Sergio Augusto Vladisauskis

to Garoa Hacker Clube
Bom, só fiz uma inocente pergunta. Bom trabalho ai Oda, espero que consiga concerta-la, gostei muito da Esponja do Mar, tomara que volte a funcionar.

Leandro A. F. Pereira

to hacker...@googlegroups.com
> A impressora nova chegou ontem e é natural que todos quisessem vê-la. Pelo
> relatos, é bem mais confiável e estável que a Esponja do Mar, mas tem um
> volume de impressão bem menor.

O preço dela está muito bom, e pelos vídeos me pareu ser decente.
Comprei uma para uso pessoal (provavelmente deixarei no LHC),
provavelmente compre outra para uso profissional.

Tô pensando em ir no Garoa nesse final de semana para olhar de perto e
fazer uns testes. O evento de jogos tá de pé?

--
Leandro

Bruno Araujo

to hacker...@googlegroups.com

Qual foi o valor desra impressora?

[...]

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
Tô pensando seriamente em comprar uma.
Atenciosamente,
André Tagliati
http://www.tagliati.com.br

Sergio Augusto Vladisauskis

to Garoa Hacker Clube
Eu também, pena que estou sem espaço para coloca-la!

--
Sergio Augusto Vladisauskis
-> Fone: +55 (11) 4221-8163
-> Móvel: +55 (11) 9-5308-7965 [Vivo]
-> Skype: animal-x
-> Registered Linux User: 305281

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
Eu to vendo com o pessoal aqui onde trabalho de comprar uma e fazer um "ponto comunitário" de impressão.
Só vou pensar com amor e carinho nos projetos que pretendo fazer ou se convertemos em doação no futuro e coisas do tipo.

Bruno Rosa

to hacker...@googlegroups.com

Achei o site com poucas informações técnicas.

Qual a área de trabalho ?

Qual a resolução ?

Tamanho do filamento ?

Abraços

Bruno

Oda

to hacker...@googlegroups.com

Eu acho que ela vale muito a pena, por ser pequena, da para colocar em QQ lugar. Sem falar que o preço eh excelente. Se alguém comprar, fale que viu, ficou sabendo, etc, pelo garoa,  blz?

Não vou no garoa esse fds, mas sempre tem gente por lá. Ainda não tem uma maquina do garoa com tudo instalado. A indicação da Tato eh usar o repetier host. Mas a coisa mais importante eh mandar o gerador de gcode colocar o G29 no começo do gcode.

Se alguém for querer mexer, so não fode, ok?

Dica1: quando começa a impressão, gire o fuso do eixo z na mao durante a 1a. camada para acertar a altura.

Dica2: o rolo de pla enrosca e estraga a impressao, fique de olho.

Dica3: não fode, eh serio.

PS: a lulzbot ta com a eletrônica zuada. Se VC não for trocar a ramps e/ou não souber o que ta fazendo, não mexa.

Abs!
Oda

David Mello

to hacker...@googlegroups.com
Oda, não rola um "workshop" a la Garoa pra falar sobre impressão 3d e funcionamento das impressoras para os leigos ? :-) Dai fica + facil também de não "foderem"

Eu dei o exemplo pq tenho ate interesse em comprar uma, já li algumas coisas, mas essa dica q vc deu por exemplo de "gire o fuso do eixo z na mão durante a 1a camada", eu não ia imaginar.
-- --------- ---------- --------------------- ---
david.mello
david...@gmail.com (GTalk)
davidmello81 (Skype)

Oda

to hacker...@googlegroups.com

Oh se rooola :)

Vou ver um dia que consigo me libera para isso.

Otávio Carneiro

to hacker...@googlegroups.com
O site diz que o projeto é baseado na Printrbot Simple.

Na página da Printrbot dá para ver as especificações mais detalhadas: http://printrbot.com/shop/assembled-simple-metal/

Eu estou montando o modelo de madeira da mesma impressora. Se tiverem mais dicas de "não-fodência", mandem aqui, por favor.

Abs!
Otávio

Oda

to hacker...@googlegroups.com
Eh a propria. O lab de garagem ta vendendo a irma mais velha, mas o
preco eh mais salgado, claro.

Vou ver se faco uns videos explicando o uso.
--
Oda
If you don't have time to do it right, where

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
Vou olhar as specs da printrbot simple.
Eu ainda estou tentando me convencer a não comprar pra não ser mais uma coisa linda que usarei por apenas alguns dias.
Mas fiquei bem empolgado com o preço.
Alguém está planejando imprimir alguma coisa no garoa nos próximos dias? Queria acompanhar o processo.

Anchises Moraes

to hacker...@googlegroups.com

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com
Essa impressora tem mesa aquecida?
No site do Tato não fala, e a Printrbot não tem, entao..

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
Pelo manual de montagem nada é citado. Creio que não tenha mesa aquecida

--
.--. .- .-. .- .--. --- ... - .- .-. . ... -.-. .-. . ...- .- .--. .- .-. .- .... .- -.-. -.- . .-. ... .--. .- -.-. . ... .--. .- - --. --- --- --. .-.. . --. .-. --- ..- .--. ... -.. --- - -.-. --- --
[...]

Mauricio Mudrik

to hacker...@googlegroups.com
Não tem mesa aquecida e hoje passei algum tempo batendo cabeça com as instruções da Tato e não consegui chegar a conclusão alguma.
Deixei no desktop do Dell um TXT com os comandos básicos indicados no "tutorial" para calibração do eixo Z, com explicações, mas ainda não consegui alterar a referência do home do Z...

Mudrik
Com dor de cabeça e frustrado

Oda

to hacker...@googlegroups.com

Não tem mesa aquecida e não faz falta nenhuma, o PLA gruda ate demais e da trabalho soltar.

A calibração eh direta: faz o g28 do x e y, depois o g29, dai baixa ate onde precisa e salva com o m206/m500. A do garoa esta quase ok, por isso nao mexi. Um ajuste manual do z eh sempre necessario e trivial.

Para software, cura com pronterface. Agora que já acho que esta seja a solução ideal, vou deixar instalado la.

O vitor e eu imprimimos uma bicicletinha bem legal na quinta com as configs padrão da printrbot.

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Show... to cogitando pegar essa impressora. Tentei ligar na Tato hj pra tirar duvidas mas acho que hj nao funciona.

Perguntei porque em todos os review da Printrbot que vejo eles reclamam que pela falta da mesa aquecida até mesmo o PLA acaba não ficando totalmente plano embaixo. E durante um dos videos de review eles foram começar a imprimir algo enquanto comentavam de outras coisas e o negocio desgrudou e começou a embolar tudo.. dá pra ver que não foi de propósito.

Outra coisa, qual o tamanho da área de impressão afinal? A Printrbot Simple tem 150mm x 150mm x 150mm , mas no site do Tato fala que a dele tem 100mm x 100mm x 100mm . POR FAVOR, POR FAVOR, fala que o certo é 150mm pleeeeease?

Fernando M.

to hacker...@googlegroups.com
Oda, esta semana vc vai mexer nesta impressora no garoa na próxima semana?
--
Fernando - fag...@gmail.com

Oda

to hacker...@googlegroups.com

Eh 10x10x10 mesmo... Mas, honestamente, vc precisa de mais mesmo?

Fernando, devo mexer sim, talvez na terça, certeza na quinta.

Abs,
Oda

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Na verdade não sei porque não tenho experiencia na pratica imprimindo, mas acredito que pelo menos 80% do tempo essa medida atenda.

A questão é que não gostaria de ficar limitado a essa medida, se posível..

Penso em usar para fazer peças de "carenagem" de robôs, por falta de termo melhor, e por exemplo a carcaça de um joystick estilo PS3/ XBOX para controlar o robo. E pra isso 100mm não dá né..

Oda

to hacker...@googlegroups.com

As opções são: quebrar a peca em varias ou ter uma impressora maior. No lab de garagem tem a versão de 6 polegadas. Outra opção eh usar essa para imprimir as pecas de uma prusa e depois canibalizar.

Tenho a impressão que o tamanho ajuda bastante na robustez. Ontem imprimi bastante com a minha em cima da cama, balançando toda, chegou ate a tombar, mas a impressão ficou ok. Talvez começar com uma desse tamanho seja uma boa ideia.

E tem outra coisa: demora pra caraca imprimir. Um dragão que imprimimos no garoa um versão reduzida em 50% e camada de 0.3 levou uma hora. Uma mina disse que levou mais de 7 horas para a versão de 14 cm de altura e camada de 0.1.

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
To pensando em ir lá hj a tarde pegar uma dessa aqui:

Já fui lá visitar a um tempo atrás, conheci o cara e vi essas impressoras trabalhando. São bem sólidas e imprimem bem rapido.
Quando cheguei lá ele tinha acabado de iniciar uma impressão, fiquei menos de 2 horas e quando saí já estava acabando, e eram 4 peças grandinhas..

Essa tem 200mm x 200mm x 110mm , mesa aquecida, imprime tanto PLA quanto ABS, e ta usando filamento de 3mm, que eu acho melhor. Acho mais robusta e versátil.. mais pau pra toda obra.

Sei lá... a baby fica muito mais confortável no meu orçamento, mas to com medo do famoso "barato sai caro" que tanto me persegue..

Oda

to hacker...@googlegroups.com

Eh uma prusa da mais básica, vc vai ter que rebolar um pouco para ter impressão em encosta. Sem falar que não da para fazer o ajuste manual do z pq tem dois motores, então a máquina tem que estar perfeita antes de imprimir, carros bem no esquadro, etc. Nao eh impossível mas vai ter que calibrar quase que diariamente. E eu vendi a minha para o Afonso, pq tava parada pq era um saco começar a imprimir.

O preço esta ok, mas não ótimo, vendi a minha legalzinha por 1800, se nao me engano.

Com alguma pesquisa vc encontra prusa por uns 1500 a 2000, mas eu preferi a baby, ou então iria na do lab de garagem.

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Onde ce tá Oda ? Tá no garoa? De repente dou uma passada lá antes de ir ver a impressora.

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com
Como tava perto passei no garoa, vi a impressora, encontrei o Vitor, que também disse que prefere ela do que a prusa..

Agora to parado na porta dentro do carro pensando no que faço da vida rs
Estava indo pegar a prusa, agora não sei mais. O cara me faz 2500,00 incluindo 1kg de filamento.

O fato dela ser minúscula é ao mesmo tempo show de bola, e zuado. Rs

Oda

to hacker...@googlegroups.com
hauhauahuau

cara, vou ser mais direto no meu conselho: nao compra porra nenhuma
ate vc brincar um bocado com a coisa e entender os pros e contras.

btw, nem compra ABS, vai direto de PLA, eh muito melhor em varios sentidos.

--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
eu comprei pelo site e não tinha como falar onde vi =(

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com
Por incrível que pareça, aceitei seu conselho dessa vez. Rs

Não comprei, venci minha ansiedade, e vou ligar pro Tato segunda feira pra ver se ele ainda tem à pronta entrega.

Assim, compro essa e vou treinando, economizo um dinheiro (pra comprar minha CNC), e depois tento imprimir os pedaços de uma maior como vc disse.

Oda

to hacker...@googlegroups.com
parabens! sei como isso eh dificil isso, rsrs

note que vc tera os motores, eletronica e, talvez, fonte, que sao as
coisas mais caras, mas eh certeza que vc tera do de canibalizar...

--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Ahhhh meu camagada... canibalizar não rola..rs

Tenho certeza que vou comprar tudo denovo, montar outra, depois decido se fico com a baby ou vendo.

Pra vc ter uma idéia, até com o meu vaaasto estoque de componentes, breakout boards, e plaquinhas do ebay em geral, quando preciso montar algo que sei que será permanente, eu vou e compro a lista toda de componentes e monto com os novos pra preservar meu estoque rsrs

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
Teremos um belo grupo de pessoas com tato baby pra trocar idéias!
Não vejo a hora dessa belezinha chegar.

Leandro A. F. Pereira

to hacker...@googlegroups.com
> Teremos um belo grupo de pessoas com tato baby pra trocar idéias!
> Não vejo a hora dessa belezinha chegar.

A minha chegou ontem e já tá imprimindo:
https://www.youtube.com/watch?v=gKUg2OPs-2Y

--
Leandro

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
Que da hora Leandro!
Pode postar uma foto da peça impressa finalizada?

--
.--. .- .-. .- .--. --- ... - .- .-. . ... -.-. .-. . ...- .- .--. .- .-. .- .... .- -.-. -.- . .-. ... .--. .- -.-. . ... .--. .- - --. --- --- --. .-.. . --. .-. --- ..- .--. ... -.. --- - -.-. --- --

Leandro A. F. Pereira

to hacker...@googlegroups.com
> Pode postar uma foto da peça impressa finalizada?

https://imgur.com/wGL0BxV,qsMmlQf,GAlHptr#2

Não tirei foto do lado "legal" desse negócio pra girar a Pana-Vise,
mas ficou bem melhor que o lado interno dele (que não foi
completamente impresso já que o filamento acabou).

--
Leandro

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, lea...@tia.mat.br
Pessoal, quando alguém imprimir umas engrenagens com ela, me fala se prestou, pq é basicamente pra isso que eu usaria uma impressora desse tamanho!

Então digam se fica bom, resistente, etc!

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
Valeu Leandro. Show de bola.
Alguém sabe me dizer a resolução dela? A printr bot no site diz que faz 100 microns. É o mesmo nessa?

--
.--. .- .-. .- .--. --- ... - .- .-. . ... -.-. .-. . ...- .- .--. .- .-. .- .... .- -.-. -.- . .-. ... .--. .- -.-. . ... .--. .- - --. --- --- --. .-.. . --. .-. --- ..- .--. ... -.. --- - -.-. --- --
[...]

Oda

to hacker...@googlegroups.com
Xi cara, nao encana com resolucao, eh muito maior do que vc poderia
usar: um motor com 200 passos por revolucao com microstep de 1/16, da
3200 passos por volta. Estamos falando de 80 passos por mm nos eixos x
e y que usam correias. O eixo z, por ser fuso com passo de 1mm, vai
para 3200! Essa eh a precisao do hardware. O firmware tem mais
limitacao, mas estamos falando de no minimo, 0.1mm para x e y e 0.01mm
para z.

o que mais perturba eh velocidade...eu sou neurotico com ver a maquina
andando feito louca, mas isso aumenta vibracao, problemas com inercia
e essas coisas, mas eh bonito de ver.

pelo que vi pelas internets, as melhores impressoes tem layers de
0.06mm a 0.1mm, mas levam uma vida para ficarem prontas nas
velocidades usuais (circa 40mm/s).

Richard, eu cheguei a comecar a imprimir uma dessas:
http://www.thingiverse.com/thing:53451 mas tropecaram no cado de forca
no meio... Ela da uma grudadinha, mas funciona. Engrenagens simples e
grandes sao uma brisa, a maioria das extrusoras usam engrenagens
impressas em outras impressoras. Para compensar o backlash, os caras
usam uns modelitos diferentes, da uma pesquisada.

--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Essas planetárias são muito legais né...  Eu tbm pretendo imprimir umas qdo tiver a minha. :)

Que bom, to criando mais coragem pra ir com essa pequena mesmo..

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
Muito Obrigado Oda! Muito instrutivo!
Estava mais curioso.
Sei que ainda terei um longo caminho e muita coisa pra aprender. XD
Foi de muita ajuda. Agora me resta ser paciente ( tipo quando espero a cerveja fermentar ).
Espero em algum ponto poder colaborar =]

Pedro Markun

to Garoa HC
Caros e Oda,

a impressora aqui esta montada, mas o eixo z esta com um problema estranho...

Quando eu mando ele girar, ele faz muito barulho e quase não sai do lugar.
Apertei, afrochei, mexi de todo jeito achando que era um problema mecânico (já que a instrução no site da Tato é quase inexistente sobre como montar)

Seguindo uns posts no site da Printrbot resolvi trocar os motores de lugar... e aparentemente funciona.

Se eu conectar o motor Y no Z e o Z no Y... ambos funcionam razoavelmente felizes (o Z ainda enrosca um pouco em alguns pedaços), mas obviamente não consigo imprimir nada.

Na instalação padrão o fio do motor Z fica BASTANTE esticado para chegar até o conector certo... imagino que isso esteja prejudicando o fornecimento de energia?

Tem algum jeito fácil de eu mudar os motores de lugar? Ou vale tentar resolver nos fios mesmo?

ps: Oda, a Erin falou que vc tava com uma config azeitada pra essa impressora. Compartilha ae? :D

Leandro A. F. Pereira

to hacker...@googlegroups.com
> [...]
> (já que a instrução no site da Tato é quase inexistente sobre como montar)

Tive o mesmo problema, mas começou a funcionar depois que girei na mão
o eixo Z até "acostumar" a rosca de latão do hub.

--
Leandro

Vitor Fernandes

to hacker...@googlegroups.com
Lembrando que a impressora 3d é um equipamento mais delicado e já havíamos instituído que só deveriam começar a operar a impressora tendo alguém que já soubesse acompanhando o processo!

--
 Leandro

--
.--. .- .-. .- .--. --- ... - .- .-. . ... -.-. .-. . ...- .- .--. .- .-. .- .... .- -.-. -.- . .-. ... .--. .- -.-. . ... .--. .- - --. --- --- --. .-.. . --. .-. --- ..- .--. ... -.. --- - -.-. --- --
[...]

Pedro Markun

to Garoa HC
Vitor,

não estamos falando (acho) da impressora do Garoa.

De fato agora parece que assentou no eixo z... estamos com um outro problema, o 'carro' da extrusora esta levemente inclinado causando uma diferença de altura do bico em pontos diferentes da mesa...

Mas amanhã vou ligar na Tato ver se eles me dão um alô :)

[]'s
Pedro Markun

Leandro A. F. Pereira

> [...]
> instituído que só deveriam começar a operar a impressora tendo alguém que já

Só para ficar claro: eu também tenho uma impressora dessas e estava
comentando sobre o problema que tive na minha. :)

--
Leandro

Oda

to hacker...@googlegroups.com
Pessoal, o Vitor ta ligado, ele so ta reforcando a ideia sobre a
impressora do garoa: "so use se tiver feito um curso com alguem que
fez um curso", para nao acabar quebrada como a nossa lulzbot :P

Markun: da uma afrouxada num dos parafusos da castanha do eixo z. Tive
o mesmo problema e resolveu de boa. A Inclinacao nao eh um problema
uma vez que essa impressora faz impressao em encosta (ou seja, ela
mede a altura em 3 pontos e depois compensa a inclinacao. Ate fiz uns
testes deixando a mesa bem levantada numa das pontas e funcionou!!)

--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

Pedro Markun

to Garoa HC
Oda,

qual o perfil eu uso no Cura?

Vê como é a burrice... passei o dia todo achando que era bug e na real era feature :P

[]'s
Pedro Markun

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
A minha chegou hoje e durante a semana farei a montagem. Vamos ver o que rola.
Só vou reclamar na tato que a base pra filamento deles não serve pro filamento que eles vendem heheheh

admito que estu um pouco empolgado

Oda

to hacker...@googlegroups.com
E de fato algo para deixar o filamento rolar solto (desculpa o
trocadilho besta) eh importante. Eu estou deixando o meu no chao para
ele se soltar mais facil, mas ainda assim engasga as vezes.

Markun, comeca com a printrbot simple makers kit, dai vc pode ir
testando as configs.

DICA IMPORTANTE!!! Habilite o pronterface como a "printing window
type" em file -> preferences. Nao eh imprescindivel, mas eu realmente
aconselho.

As configs completas, ainda nao muito boas, mas funcionais, estao
anexas. Acho que um duto para o cooler eh importante. Ja fiz um
derivado de um do thingiverse, mas ainda nao instalei, mando anexo
(pedobeeeear!).

Se nao quiserem sobrescrever suas configs com as minhas, sugiro so
trocar o gcode inicial e final. Atencao especial para o comando G29,
que faz medicao da inclinacao da mesa.

Aqui tem o meu start.gcode: http://pastebin.com/THHqNZe6
E aqui o end.gcode: http://pastebin.com/8rPexGJ8

Uma coisa importante eh o eixo Z estar minimamente calibrado. Para
isso, primeiro descubra a config atual com o comando:
M501
Procure pela linha que comeca com M206. Olhe o offset do eixo Z e
memorize (vou usar Z10.12 como exemplo). Agora, na mao, faça o homming
do X e Y:
G28 XY
Logo em seguida mande um nivelamento (fica esperto para nao deixar
baixar muito e fuder a mesa, mao esperta na tomada da fonte ;):
G29
Dai vc baixa devagar o eixo Z usando os botoes do pronterface. Vai
contando o quando baixou.

Quando o bico tocar levemente na mesa. Suponha que baixou 2.3mm, entao
vc soma isso ao valor que vc leu antes de offset (no exemplo aqui
10.12+2.3=12.42) ai vc manda o comando:
M206 Z12.42

Por fim M500 salva isso na eeprom. Pode conferir rodando o M501. Vale
uma reiniciada na impressora.

Pronto, agora na proxima impressao isso ja vai ser considerado e vai
bastar um leve ajuste manual rodando o eixo Z na mao durante a 1a.
camada para aderencia boa. Ah sim, nao esquecam da fita azul, a
receita para o sucesso ;)

--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

baby_fan.stl.bz2
oda_0.8.ini

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Nossa eu cheguei aqui na sede pra reclamar do barulho do Z a minha e o Pedro falou exatamente o que eu ia dizer... que medo! Parecia que o computador leu meus pensamentos e já até mandou a mensagem! rssr

Mas vamo lá, também recebi e montei minha Baby hoje, e tive 2 problemas: Um era com o barulho no Z, como se o algo estivesse pegando e o motor não estivesse tendo força pra rodar, estivesse patinando. (esse já foi resolvido com a gloriosa solução de afrouxar um parafuso da castanha. Vocês são demais.)

O outro problema é que aparentemente o Z está invertido. Não sei se é pra ser assim, mas quando eu clico na seta pra baixo ( - ) do controle manual do Repetier, ele sobe. Quando clico na seta pra cima ( + ) ele desce. Ta certo isso? Como resolver?

Outro comportamento estranho é que quando clico no home do Z ele começa a subir...subir..subiiiir...e eu tenho que usar a parada de emergencia, senão o negócio não para e vai até arregaçar tudo! Não tem fim de curso "pra cima" não? Onde seta isso?

PS: Oda, a parte das suas dicas que não soou como grego pra mim eu apliquei. Valeu!

Leandro A. F. Pereira

to hacker...@googlegroups.com
> [...]
> o negócio não para e vai até arregaçar tudo! Não tem fim de curso "pra cima"

Deve estar invertido mesmo. Quando aperta o home de Z, ela vai pra
baixo bem rápido, até o sensor de distância encontrar a mesa, sobe um
pouco, e desce bem lento até o sensor encontrar a mesa novamente. É
imprescindível ter a fita azul na mesa de impressão, senão o sensor não
acha a mesa e o extrusor vai com tudo no vidro.

--
Leandro

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, lea...@tia.mat.br
Putz... bom... eu simplesmente inverti o conector do motor Z e resolveu! rsss

Oda

to hacker...@googlegroups.com, lea...@tia.mat.br
Pessoal, tava falando com o Markun da gente levar nossas tato babies
no largo da batata no sabado como parte do Hackerspace na Praca? Dou
uma oficina explicando os detalhes, ajustes e etc e com varias
impressoras mais gente pode acompanhar.

--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

Fernando M.

to hacker...@googlegroups.com
Legal, Oda, mas é interessante pensar em alguma maneira de proteger os equipamentos em caso de garoa ou chuva. Me disponho a ajudar.
--
Fernando - fag...@gmail.com

Vitor Fernandes

to hacker...@googlegroups.com
De fato não me referia sua impressora, me referia ao primeiro post deste tópico que seria a do garoa.

Estou reforçando o ponto de só usar depois de ter feito o curso com alguém que fez o curso ou estando junto com alguém que já opere, pois como disponibilizamos o acesso para todo mundo de graça o mínimo que pedimos é que tomem um certo cuidado, pois para nós é complicado ficarmos arrumando toda hora que alguém quebra.

Quanto a configuração acho que o Oda já deu um parecer neh...

Outro ponto é o eixo z mesmo que realmente a peça que segura o fuso no eixo z parece que esta um pouco desalinhada, mas se soltar o parafuso um pouco ela fica boa.

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
uma dúvida,
como vocês conseguiram montar usando as indicações da tato? aehhaehae  eu to usando as referencias gerais da printrbot
Na verdade falta conectar todos os cabos mas admito que estou com dificuldade nas indicações de conexão.
Não que seja o fim dos tempos mas é bem complicado fazer uma conexão errada ali e mandar tudo pelos ares.
vou com calma ver se coloco o básico mesmo e só testar de forma geral hoje e deixar pra printar amanhã ou depois.

se eu mudar minha confecção de cerveja para o domingo e descolar uma caixa aqui posso por a minha na lista pra levar pra praça

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com
Uma pergunta: Eu estava tentando recalibrar o home do Z, porque da primeira vez não ficou bom, e de repente a impressora não está mais aceitando meus GCODES de configuração, como o M206 Z8.8 (no meu caso) , ou até mesmo o G42 S255 para acender o led.

O M501 , M500 ...funcionam.

Já reiniciei, ja desliguei todos os cabos, fechei o repetier, liguei tudo denovo e abri denovo..etc... mas não vai.

Idéias?

On Thursday, March 5, 2015 at 8:32:29 PM UTC-3, Vitor Fernandes wrote:
Chegou a Tato Baby e já estamos usando.

Oda

to hacker...@googlegroups.com
Mas ela da alguma resposta?
--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Nope... fico observando a área de logs do repetier, dou os comandos e nada.. nada na impressora, nada nos logs. Somente quando dou por exemplo o M501, M500 .. aí vejo resposta nos logs.

André Tagliati

to hacker...@googlegroups.com
Oda suas dicas estão sendo muito úteis.
Se ninguem fizer posso compilar e por na wiki?

A minha está montada e testes gerais feitos. Agora é fazer ajuste fino, revisar as dicas e testar de verdade

Oda

to hacker...@googlegroups.com
Opa, claro que pode colocar na wiki, be bold!

Alias, vcs viram o lance do sabado? Bora levar as meninas na praca? Eh
seguro e teremos um gazebo :)

PS: mando uma config mais lenta, mais fria, acho um caminho melhor
para coisas mais organicas. Com ela imprimir o Panthro da foto anexa.
Ainda nao me livrei completamente do ooze e das teias. A ideia eh
imprimir este dragao com esta qualidade:
http://www.thingiverse.com/make:118562 ,mas ta dificil pq tenho que
reduzir a peca e isso dificulta bastante. Ainda estudando.
--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

panthro.jpg
oda_0.9-organico.ini

Oda

to hacker...@googlegroups.com
Richard,

As vezes acontece algo assim aqui, nao consegui reproduzir
consistentemente o erro, entao eh foda debugar. O que costuma
funcionar eh desligar ela toda (alimentacao inclusive) ligar e ja
fazer a config.
--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

DQ

to hacker...@googlegroups.com
Aproveitando... precisa "batizar" a impressora do Garoa e abrir uma página para ela na wiki.

DQ

Pedro Markun

to Garoa HC
Oda,

eu calibrei aqui mas aparentemente a impressora esta ignorando o offset e continua 'flutuando' bem longe da mesa.

E outra, ele durante a impressão trava o motor Z. Como eu faço para descer ele manualmente? Vou jogando GCODE?

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com
Pois é, eu falei com o Tato tbm e vou fazer novos testes quando chegar em casa hoje. Ele me sugeriu que o led pode nao estar acendendo por estar com algum mal contato (o que pode ser, porque inverti o conector do motor Z ontem, que fica do lado do do led..) . Falou também pra eu dar o M500 logo depois do M206 , porque se der M206, M501, M500, ele perde a configuração do M206.

Vou testar isso tudo a noite.

Inclusive só percebi esse problema porque estava tentando refazer a configuração de home do Z para tentar resolver esse problema que o Pedro acabou de descrever.

Pq percebi que depois que eu já tinha calibrado home, mandei imprimir e ele começou a imprimir quase 1cm acima da mesa. Portanto, fui lá tentar recalibrar.

O comportamento é esse mesmo? Eu achei q uma vez configurado o Z, quando eu clicasse em home Z ele iria direto praquela posição bem pertinho da mesa. Não é assim?

Oda

to hacker...@googlegroups.com
Eh para ir pertinho sim, mas se vc manda o G29 com o Z muito alto, da
ruim. Acho que isso eh coisa do firmware (Marlin).

M206 seguido de M501 deve dar bobagem mesmo, mas nao acho que seja
esse o problema.
--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
E em que "momento" é pra dar o G29 no "start GCODE" ?
E no "end GCODE" Tem que dar algum contra-comando ?

Pedro Markun

to Garoa HC, Oda
O lance do G29 é que ele tem que vir diretamente depois do G28 XY ou então nada acontece.

Anchises Moraes

to hacker...@googlegroups.com, Oda
Pessoal,

Criei a página p/ a nova impressora 3D no site do Garoa:

O nome, Baby Esponja, surgiu no dia em que recebemos. Como eu desconheço qualquer outro nome que ela tenha recebido oficialmente, assim ficou.

A página ainda está muito vazia, mas esse é um wiki: fiquem a vontade para editar e colocar conteúdo.

[]s
anchises

Oda

to hacker...@googlegroups.com
Valeu, Anchises!

Esse lance de batizar sempre me pareceu estranho, mas... Uma sugestao
de nome que apareceu depois e me agradou foi Tatu ou Tatuzinho.
--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

Mauricio Mudrik

to hacker...@googlegroups.com
Instalei no Optiplex-GX270 o Cura, já com a configuração padrão para a PrintrBot Simple Metal.

Mudrik
(Ainda apanhando da Tato Baby; Em casa E no Garoa).

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com
Eu instalei o Cura em casa também e usei a mesma configuração mas não funcionou.

Pelo que vi, a simple metal tem alguns comandos diferentes dos da baby..

Oda

to hacker...@googlegroups.com

Nao eh simples metal. Eh simple makers kit. #noob kkk

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
E aí, alguém já teve problema com o nivelamento da mesa afinal? Alguma dica? To tentando bolar um jeito mais eficiente de nivelar e MANTER nivelado.
Achei o esquema da mesa bem sem vergonha, na buena.

Para os que comentaram que estão tendo dificuldades com os resultados das impressões.. já checaram a mesa? Pode ser que esteja desnivelada como a minha..

Pedro Markun

to Garoa HC, Oda
Kalaf,

o que é mesa desnivelada?

Na nossa, eu tava com um problema pra setar o offset... mas o autoleveling funcionou de buenas.

[]'s
Pedro Markun

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Pedro,

Fiz da seguinte forma que achei mais facil: coloque em home o X , o Y, e o Z. Depois faça o procedimento para calibrar a altura do Z conforme mencionado no site do Tato. (ou caso já tenha feito esse procedimento, apenas faça o home dos 3 eixos na ordem XYZ, depois mande o comando G1 Z0. Isso deve permitir que o hotend baixe até a posição que você configurou no procedimento. Fica esperto com o mouse na parada de emergencia, porque se estiver errado vai pressionar a mesa.)

Agora vai empurrando a mesa ao longo do eixo X e ve se muda a altura do bico. Depois vá empurrando o eixo Y e veja também se muda a altura. Ou seja, faça isso pra descobrir se a altura é a mesma ao longo da mesa toda.

Eu faço isso em 9 pontos.

Caso a diferença de altura entre os pontos for significativa, aparentemente o auto-nivelamento feito por software não funciona bem.

Pedro Markun

to Garoa HC, Oda
Então,

pelo que entendi não é assim que funciona o autoleveling.

Se você empurrar com a mão ele vai mesmo dar diferença, a mesa é 'torta'.
O lance é que o software computa o Z em três pontos da mesa e aplica automaticamente essa diferença na impressão.

Pra isso você solta um G28 e na sequência um G29, ou algo assim.

Não é isso?

abs,
Pedro Markun

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Sim, o autoleveling funciona da forma que você descreveu, mas acredito que ele só seja efetivo até certo nível de diferença na mesa, mais do que isso não funciona direito.
Ou então eu é q to deixando passar alguma coisa.

Já vi relatos de gente na internet dizendo que pra eles não funciona direito. Também vi que tem um update do código que faz medições em 9 pontos e não em 3. Aí acredito que seja bem mais preciso dessa forma, mas não sei como vão ficar esse e os futuros updates de firmware da Baby. Não sei se o Tato vai fornecer ou se podemos baixar da internet o Marlin e ter que customizar na mão.

Vou ligar pro Tato amanhã e ver se ele me explica esses pontos.

Fiz um esquema lá que pode ser que ajude. Meti 4 parafusos de madeira colocados de baixo pra cima nos 4 cantos próximos aos parafusos que fixam o acrílico. Esses parafusos empurram de baixo pra cima, aí eu só afrouxo um pouco os originais e uso os de baixo pra fazer pequenos ajustes na altura nos 4 cantos.

Só que agora pra testar preciso esperar até amanhã pra secar a cola dos ímãs que tive que colar denovo pela quinta vez pq cai toda hora.

Oda

to hacker...@googlegroups.com
Cara, deixa de ser chato, aperta mais a 1a. camada e usa um raft.
--
Oda
If you don't have time to do it right, where
are you going to find the time to do it over?

Richard Kalaf

to hacker...@googlegroups.com, o...@member.fsf.org
Oda, para de ser mala. Deixa eu reclamar rs

Bão. Só pra concluir aqui, FUNCIONOU. :)
Como eu disse, coloquei uns parafusos de madeira nos 4 cantos de baixo pra cima, aí afrouxo o de cima e empurro com o debaixo pra nivelar os 4 cantos.
Dessa forma nivelei o melhor que pude e desabilitei o diabo do autoleveling.
Agora a bagaça imprime direito :p

Oda

to hacker...@googlegroups.com
O problema dessa regulagem (parecida com as prusas e etc) eh que vc
vai ter que recalibrar toda hora. Ai eh um jogo de neurose vs
preguica. No meu caso, a preguica ganhou facil.