Procuro interessados em biomateriais a base de Agar para colaboracao em producao de conhecimento

Fernanda Costa

May 20, 2024, 11:30:26 AMMay 20
to Garoa Hacker Clube
Ola comunidade,

Sou Fernanda, desenhista industrial e doutoranda em Lisboa na area de midias digitais. Procuro designers/Makers/entusiastas interessados ou que ja estejam trabalhando com agar para trocar ideias e para fortalecer a criacao do conhecimento da extracao do agar para a comunidade bioDIY.

 Estou com um projeto de extracao de agar a partir de algas vermelhas em metodo 'caseiro, DIY, usando equipamentos basicos como panelas de pressao para tentar desmistificar a extracao do agar como algo ultra cientifico. Estou fazendo esse projeto com o apoio do biolab lisboa que e conectado ao Fab lab.

Porque agar?
o agar e uma gelatina vegetal com muito potencial para a fabricacao em biomateriais. E extraido de algas vermelhas como gracilaria e gelidium e no Brasil sao produzidas no nordeste. Portugal tem uma historia de extracao de agar que data a segunda guerra, quando a producao no Japao caiu houve incentivo de comecar uma producao em Portugal. Em Portugal, o gelidium e apenas coletado do mar, por mergulhadores.

O agar, e o fio condutor para contar historias entre origem, o meio ambiente, relacoes de trabalho e possibilidades de uso como biomaterial.

Se alguem tiver interesse em saber mais por favor entre em contato.

Fernando Henrique Silva

May 20, 2024, 12:01:42 PMMay 20
to hacker...@googlegroups.com
Pode entrar em contato comigo

--
-... . . -..- -.-. . .-.. .-.. . -. - - --- . .- -.-. .... --- - .... . .-.
Regras da Lista: https://garoa.net.br/wiki/Netiqueta

Vitor F. M.

May 20, 2024, 12:35:19 PMMay 20
to hacker...@googlegroups.com
Olá
Achei a proposta interessante.
Já trabalhei com microalgas e usei o ágar nos cultivos em placas como parte do meio.
Fiquei curioso, como você propõe a obtenção das algas para realizar o extrato? Já tem estimativa de taxa de extração de ágar da alga?
Atenciosamente,
Vitor.