2º hackathon do datapoa

6 views
Skip to first unread message

Leonardo Foletto

unread,
Dec 8, 2014, 7:38:42 AM12/8/14
to ccd...@googlegroups.com, hackdaypoa
Oi gente,

Vai rolar um hackathon do datapoa nesta sexta-sábado, 12 e 13. Pelas palestras e programação dá pra sacar que é algo bem business, e não esperaríamos algo diferente da prefeitura. Mas sempre acho que é importante marcar presença e hackear essa parte tb.

Dizem que vão liberar alguns dados novos, mas ainda não vi (http://www.datapoa.com.br/). Certo é que tem planilhas com dados da Copa, 2012/13/14, obras e desapropriações. Não conferi se estão totalmente completas, mas tem bastante coisa. Gostei dessa com os recursos aplicados em desapropriações: http://www.datapoa.com.br/dataset/obras-da-copa-desapropriacoes. Queria fugir de pensar num "mapa" das desapropriações por conta da Copa, mas eu amo mapas e é sempre a primeira ideia que vem a cabeça...

Mas enfim, talvez dê pra fazer algo a partir destes dados. De repente seria legal buscar algum tipo de iniciativa que possa resolver alguma demanda (CCD, Hackday, sociedade civil) antes de criar outras. E uma parceria com programadores (Matehackers?) pra pensar em alguma ideia/projeto. Que lhes parece?

abs

**


O #HackathonPOA, maratona de hackers de Porto Alegre, ocorrerá entre os dias 12 e 13 de dezembro de 2014, no Nós Coworking (Shopping Total, Prédio 02, 5º Andar - Av. Cristóvão Colombo, 545). Os participantes serão desafiados a criarem novas ferramentas e aplicativos com dados diponibilizados através do #dataPOA (http://www.datapoa.com.br/), portal de dados abertos de Porto Alegre, em busca de uma cidade melhor, experimentando uma nova perspectiva de cidadania. As melhores soluções serão escolhidas e premiadas.

Na primeira edição, que ocorreu em 2013, foram criadas 10 aplicações, dedicadas a áreas como mobilidade, limpeza urbana e saúde. A segunda edição do evento, que também contará com palestras sobre empreendedorismo, abertura de dados e meios de pagamento para aplicativos, apresenta novos grupos dados.

Uma outra novidade na programação deste ano do #HackathonPOA é a participação de Porto Alegre na Hora do Código, movimento mundial pelo ensino de programação. Na ocasião, mentores ministrarão oficinas de programação para crianças e adolescentes. A iniciativa também será transmitida por meio de um hangout para alunos de escolas que aderirem à iniciativa.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://even.tc/hackathonpoa2014

Programação*:

Dia 12 de dezembro

19h30 - abertura do evento

Lynn Fine - Importância do Opendata para as cidades

Ricardo Galho - Meios de pagamento para Apps (GetNet)

Estarte.me - Aceleração e Incubação

Arthur Castro - Como transformar uma ideia em negócio (Dafiti)

Marcelo Tueiv - Planejamento estratégico do #dataPOA (IBM)

Oculus Rift - Amostra do equipamento (VoxStudios)

21h - Começa o desafio


Dia 13 de dezembro

9h - Apresentação pitchs

10h30 às 11h30 - Avaliação do júri e Hora do Código

11h30 - Resultado

*Programação sujeita a alterações.


--

Leonardo Foletto

Thiago Bueno

unread,
Dec 9, 2014, 7:39:58 AM12/9/14
to Leonardo Foletto, ccd...@googlegroups.com, hackdaypoa
Muito legal a iniciativa. Fico feliz de ver algo nessa área rolando mais frequentemente em POA. Só achei meio estranho essas palestras de empresas privadas falando sobre negócios, mas enfim...

Não estou mais morando em Poa, mas adoraria conversar com alguém de TI da prefeitura sobre projetos como esse no evento: http://www.citysdk.eu/. Sobre a idéia de colocar "hackers" nas discussões antes de abrir dados, e começar a pensar mais em APIs e SDKs ao invés de apenas dumps de CSVs quando se abre dados públicos.

Se alguém estiver por lá quiser puxar o assunto, eu ficaria muito feliz ;)

------------------------------------------------
Thiago Bueno Silva

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Hackday Transporte Público em Porto Alegre" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para hackdaypoa+...@googlegroups.com.
Acesse esse grupo em http://groups.google.com/group/hackdaypoa.
Para ver essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/hackdaypoa/CABk8tTb4XEPQSsw-jBQKbBQ8c58zwrBAuXKZN73i95J5QC2zoA%40mail.gmail.com.
Para mais opções, acesse https://groups.google.com/d/optout.

heltonbiker

unread,
Dec 10, 2014, 1:49:44 PM12/10/14
to hackd...@googlegroups.com, ccd...@googlegroups.com
Bah, essa do CitySdk matou a pau!

Estive na Hackathon prévia, e tanto durante o evento quanto no pós (discussões nas redes, inclusive com a participação do Thiago Ribeiro da Procempa), percebe-se que há ainda um longo caminho a percorrer. Também ouvi da boca do Fortunati, na noite do evento, que "é um trabalho político complexo, pois várias secretarias foram resistentes à ideia de abrir os dados".

Então, como sempre, temos um problema (menor) técnico, associado a outro (muito maior) político. E a experiência com outras formas de ativismo, de um ano pra cá, foi a pior possível em Porto Alegre.

Mas, como disse o Leonardo, "acho que é importante hackear essa parte tb"...


Até mais

Helton Moraes

Leonardo Foletto

unread,
Dec 11, 2014, 1:34:50 PM12/11/14
to heltonbiker, hackdaypoa, ccd...@googlegroups.com
Massa Thiago, baita dica essa do City.

Como falei no email, acho importante estar lá pra hackear. Mas confesso que dá um desânimo desenvolver qualquer coisa produtiva em 12h (ou menos) com esses dados bagunçados e essa pegada "business" do evento. Me parece que esse formato de maratona não funciona para projetos de mais fôlego e questionamento das próprias fontes dos dados (de onde vem os dados do datapoa? como confiar totalmente nos dados da EPTC, por exemplo?). Funcione talvez para cruzamentos simples e aplicativos businesse mesmo...

Mas de repente a gente, através do grupo, poderia pensar em algo mais permanente e de longo prazo para trabalhar. Ou começar no hackathon e continuar depois.

abs


--

Leonardo Foletto

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages