[Attachment(s) from Artur V. Cordeiro included below]
olá pessoal!
não sei se vocês já viram o outdoor do
Bairro Novo,
uma empresa da Odebrecht Empreendimentos Imobiliários:
A nossa proposta é inovadora: construir bairros planejados em todo o país. Nossos Bairros serão formados por condomínios de até 500 unidades, com casas e apartamentos em pequenos prédios, localizados em zonas residenciais, nas diversas regiões metropolitanas do país.
mas o 'engraçado' é que no outdoor tem um guindaste erguendo o tal do bairro novo, pronto para implantar na cidade. não sei se eles tem essa mentalidade, mas o outdoor sugere um total desinteresse pelo o que já existe, pela realidade da cidade. e esse conceito do novo vende, pois é feito por quem entende disso, pelo povo da propaganda.
não é só o especulador, o dono do dinheiro, que tem culpa na marginalização da cidade, mas toda a rede de profissionais que compactua com o mesmo objetivo. e nessa rede, os colegas da propaganda tem um papel terrível, que é o de persuasão. mesmo que não seja verdade, eles fazem parecer ser.
é só a gente olhar ao redor, nos letreiros, na traseira de onibus, outdoor, backlight, night&day, banner, embalagens, e etc, basicamente só é vendido mentiras! pois não se vende felicidade, não se vende sorriso, amizade, paz, amor, pessoas lindas, tranquilidade...
se tem alguém pra vender é porque tem alguém pra comprar, mesmo que seja na persuasão!
não estou me esquivando de uma responsabilidade, mas apenas considerando que existe um sistema interconectado que vai desde o empreendedor até o nosso cartão de crédito, que dá o golpe de misericórdia.
ai cabe a reflexão sobre as nossas necessidades essenciais, sobre o que realmente precisamos.
isso é uma questão inclusive de sustentabilidade.
abraços,
--
ArturVasconcelosCordeiro