promove estilo de vida ativo!

0 views
Skip to first unread message

luna

unread,
Jun 25, 2010, 5:20:05 PM6/25/10
to arq...@googlegroups.com, habitaca...@googlegroups.com
gente, discussão antiga da lista do ufccacau, depois dessa visita pra gente refletir!




---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Paulo Henrique Pinheiro <phpca...@hotmail.com>
Data: 12 de junho de 2009 08:21
Assunto: RE: [ufc_cacau] promove estilo de vida ativo!
Para: UFC UFC <ufc_...@yahoogroups.com>


Gostei muito do seu ponto de vista Artur.

A proposta do Bairro Novo engana mesmo à primeira vista,
e o pior é que o mercado já não sabe mais viver sem os publicitários
que levam de 20 a 30% do que pagamos.

Eu pensei a principio que era uma proposta mais inclusiva, que as pessoas
iriam morar com mais qualidade em uma região de fácil acesso, que o entorno seria valorizado.
Na verdade o bairro não se mescla com a malha urbana da cidade, são condomínios fechados
que são agrupados em uma região não urbanizada e distante do centro das cidades.

Mas a nossa participação é decisiva na manutenção desse modelo.
Quando achamos que o "molho" das perspectivas falem mais que a qualidade
das propostas ou deixamos a imagem dizer tudo em detrimento de um pensamento mudo
estamos agindo de acordo com ele.

Acho que precisamos discutir mais sobre ética na escola, são poucos os professores
que se aprofundam nessas questões.

sds
Paulo Pinheiro
 


To: ufc_...@yahoogroups.com
From: artur.c...@gmail.com
Date: Thu, 11 Jun 2009 11:14:01 -0300
Subject: [ufc_cacau] promove estilo de vida ativo! [1 Attachment]

[Attachment(s) from Artur V. Cordeiro included below]

olá pessoal!

não sei se vocês já viram o outdoor do Bairro Novouma empresa da Odebrecht Empreendimentos Imobiliários:
A nossa proposta é inovadora: construir bairros planejados em todo o país. Nossos Bairros serão formados por condomínios de até 500 unidades, com casas e apartamentos em pequenos prédios, localizados em zonas residenciais, nas diversas regiões metropolitanas do país. 
mas o 'engraçado' é que no outdoor tem um guindaste erguendo o tal do bairro novo, pronto para implantar na cidade. não sei se eles tem essa mentalidade, mas o outdoor sugere um total desinteresse pelo o que já existe, pela realidade da cidade. e esse conceito do novo vende, pois é feito por quem entende disso, pelo povo da propaganda. 

não é só o especulador, o dono do dinheiro, que tem culpa na marginalização da cidade, mas toda a rede de profissionais que compactua com o mesmo objetivo. e nessa rede, os colegas da propaganda tem um papel terrível, que é o de persuasão. mesmo que não seja verdade, eles fazem parecer ser. 
é só a gente olhar ao redor, nos letreiros, na traseira de onibus, outdoor, backlight, night&day, banner, embalagens, e etc, basicamente só é vendido mentiras! pois não se vende felicidade, não se vende sorriso, amizade, paz, amor, pessoas lindas, tranquilidade...

se tem alguém pra vender é porque tem alguém pra comprar, mesmo que seja na persuasão! 

não estou me esquivando de uma responsabilidade, mas apenas considerando que existe um sistema interconectado que vai desde o empreendedor até o nosso cartão de crédito, que dá o golpe de misericórdia.

ai cabe a reflexão sobre as nossas necessidades essenciais, sobre o que realmente precisamos. 
isso é uma questão inclusive de sustentabilidade. 

abraços,
--
ArturVasconcelosCordeiro
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages