Transmissão ao vivo do evento

Xaviertoor

to Slackware Users Group - Minas Gerais/Brazil
Boa noite pessoal, seria legal transmitir o evento usando livestream,
uvstream ou até vlc.

O legal de usar o livestream ou uvstream e que ficaria armazenado o
evento.

Abracos

Rodrigo Luiz

to gus...@googlegroups.com
Opa!

A idéia é muito bacana!

Você conhece alguém que poderia nos ajudar nisso? Precisaríamos de
equipamentos também, essas coisas..

Valeu!

--
[]'s
Rodrigo Luiz

GUS-MG ~ http://mg.slackwarebrasil.org
Grupo de Usuários Slackware de Minas Gerais

2011/7/19 Xaviertoor <jerson...@gmail.com>:

> --
> GUS-MG - Grupo de Usuários Slackware de Minas Gerais
> http://mg.slackwarebrasil.org
> http://groups.google.com/group/gus-mg
>
> Para postar: gus...@googlegroups.com
> Para sair do grupo: gus-mg-un...@googlegroups.com

Diogo Leal

to gus...@googlegroups.com
Ano passado eu tentei realizar a transmissão ao vivo, infelizmente não
foi possivel devido a infnet não ter deixado, pois segundo eles
prejudicaria a internet do local.

Sugestão: Vejam com o pessoal da FUMEC

Diogo Leal [estranho]
http://diogoleal.com
msn | gtalk: estr...@diogoleal.com

cas...@gmail.com

to gus...@googlegroups.com
2011/7/20 Diogo Leal <di...@diogoleal.com>

Ano passado eu tentei realizar a transmissão ao vivo, infelizmente não
foi possivel devido a infnet não ter deixado, pois segundo eles
prejudicaria a internet do local.

Sugestão: Vejam com o pessoal da FUMEC

Há possibilidade de patrocínio (na forma de fornecimento de link) de alguma cia de telecomunicações que atende a região?

Obrigado.

Casfre

Rodrigo Luiz

to gus...@googlegroups.com
Acredito que o link não será o problema não gente.

Já utilizei ffmpeg uma vez, e sei que ele comia pouca banda. Questão
de aproximadamente 15kb/s que eu me lembre. Nunca utilizei o
livestream e o uvstream, mas acredito que nao seja alto também.

Se tiver alguém aqui na lista disposto a colocar esta idéia em
prática, eu vejo isso lá na Fumec.

cas...@gmail.com

to gus...@googlegroups.com
[...]

Rodrigo, Kbits/s ou Kbytes/s? O que "assusta", nesse caso, é que a transmissão do fluxo seria unicast não? Se os pontos remotos estão espalhados, creio que vamos ter n Kbits/s * n participantes.

Seria uma só câmera transmitindo?

Obrigado.

Cássio

Rodrigo Luiz

to gus...@googlegroups.com
Ops.. KiB! (kbytes)!! Hehehe

Nunca utilizei o (live|uv)stream, mas ele funciona como um servidor
para prover stream (esqueci o termo utilizado), não é isso?

Supondo que seja 10KiB/s o stream, será enviado 10KiB de upload para o
servidor de stream (fora da Fumec), e este servidor irá mandar estes
10 KiB para N usuários. Ou seja, não sobrecarregaria a rede da
instituição.

Alguém comfirma isso? Só utilizei o ffmpeg e sei que ele trabalha desta forma.

Agora, se não for assim, realmente se torna inviável se o servidor de
stream ficar dentro da Fumec.

Duas ou mais câmeras seria legal, mas o aparato necessário para isto
seria mais complexo, pois teríamos que ter ilha de edição para editar
as imagens na hora, antes de passar para o stream.

Mas como eu disse, se alguém tiver interesse de ficar por conta disso
e entender do assunto, só dar o toque que eu olho isso na Fumec :)

--
[]'s
Rodrigo Luiz

GUS-MG ~ http://mg.slackwarebrasil.org
Grupo de Usuários Slackware de Minas Gerais

cas...@gmail.com

to gus...@googlegroups.com
Imaginei que fossem Kbytes/s. :-)

Se for usar um servidor externo para atender o público remoto, até onde conheço, seria assim mesmo. A "carga" na rede de origem seria mesmo de um único stream (ou dois, se for o caso).

Para um vídeo com cerca de 15Kbytes/s, incluindo áudio, creio que seja uma resolução bem pequena. Alguém confirma?

Quanto ao aparato em si, já não é minha praia também. :-)

Obrigado.

Casfre

Jerson Luiz de Paula Junior

to gus...@googlegroups.com
Entao, seria necessario duas cameras, uma eu tenho, respondendo a mensagem acima o livestream fica por conta de retransmitir para os demais que forem assistir, o problema entao seria a banda para transmissao.
Eu consigo transmitir em mobile quality 198kbps com um adsl de 600k da oi, se for transmitir em HD ae teria que ver a disponibilidade de banda.
Outro problema em transmitir em HD 'e que seria necessario usar o ruindows ou Mac pois o pessoal do livestream prometeu lancar no mes passado o procaster software que o livestream desponibiliza para trasmissao de eventos em HD.

Jerson Luiz de Paula Junior

to gus...@googlegroups.com
Outra coisa, com duas cameras conseguimos transmitir para 100 pessoas simultaneamente.
Eu poderia ficar encarredo dessa parte!! ??

Abracos

Jerson Luiz de Paula Junior

to gus...@googlegroups.com
Estarei tbm com uma camera HD filmando o evento.

Rodrigo Luiz

to gus...@googlegroups.com
2011/7/20 Jerson Luiz de Paula Junior <jerson...@gmail.com>:

> Outra coisa, com duas cameras conseguimos transmitir para 100 pessoas
> simultaneamente.
> Eu poderia ficar encarredo dessa parte!! ??

Claro. Já está!

Irei olhar isso na Fumec então, sobre a questão do link!

Se puder comparecer sábado na nossa reunião, será bem vindo!

cas...@gmail.com

to gus...@googlegroups.com
2011/7/21 Rodrigo Luiz <rod...@mg.slackwarebrasil.org>

> [...]

Irei olhar isso na Fumec então, sobre a questão do link!

Se puder comparecer sábado na nossa reunião, será bem vindo!

Uhuuu. Evento via Internet. Só não vou assistir em HD porque não tenho banda para tanto.

Só um lembrete e se for óbvio ou se for paranóia minha, > /dev/null : cuidem para que não haja violação de direito de uso imagem e coisas do gênero. Quando há previsão, a priori, de uso de transmissão e/ou gravação, geralmente, os presentes e os palestrantes já sabem e concordam com isso.

Obrigado.

Casfre