Idéias para o SlackShow 2011

Diogo Leal

to gus...@googlegroups.com
Olá pessoal,

Uma das coisas que mais ouvimos de outras pessoas que não usam
Slackware é que ele tem poucos pacotes.

Algum tempo atrás estas pessoas tinham razão, mas hoje não tem mais,
pois o Sbo[1] veio para tentar preencher esta "falha" no Slackware.
Este é um trabalho totalmente voluntário, que pessoas como nós
gastamos um pouco do nosso tempo criando slackbuilds de programas que
usamos no dia a dia.

Sendo que existem vários programas legais que ainda não foram empacotados.

O que vocês acham de uma oficina de criação de pacotes para o Slackware?

Pode ser um mini-curso ou palestra e depois algumas horas de mão na massa.

[1] http://slackbuilds.org/

Abraços

Diogo Leal [aka estranho]
http://diogoleal.com
msn | gtalk: estr...@diogoleal.com

Raphael Bastos

to gus...@googlegroups.com
Estranho,

Eu acho que na verdade o buraco é um pouco mais em baixo. Não é
questão disso ou aquilo. Slackware pra mim sempre foi "distro de um
homem só", como sempre há boatos por aí. rs
Se não há abertura pra modificações e se o poder de decisão das
diretrizes da distro não são uma "democracia", o que resulta é
exatamente isso, a demora na evolução natural do sistema como um todo.
Poxa vida, Slackware até hoje não ter suporte a um sistema gerenciador
de pacotes que resolva dependências? o portage tá aí pra provar que é
possível sim fazer isso de forma decente, tanto que até os manolos do
Google tão usando o mesmo no ChromeOS.

Acho muito válida a idéia de uma oficina como tu propôs jow, mas acho
que o legal é pensar em algo como uma ferramenta que solucione
dependências de pacotes... algo do lado negro da força saka. kkkkkkkkk

Abração, e tua pinga tá guardada.

Att,
Raphael Bastos
Att,
Raphael Bastos

Bastos Service Manutenção Industrial Ltda.
www.bastosservice.com.br
Linux Reg. User: 388431  //  LPI ID: LPI000214711

> --
> GUS-MG - Grupo de Usuários Slackware de Minas Gerais
> http://mg.slackwarebrasil.org
> http://groups.google.com/group/gus-mg
>
> Para postar: gus...@googlegroups.com
> Para sair do grupo: gus-mg-un...@googlegroups.com

Rodrigo Luiz

to gus...@googlegroups.com
Opa.

A idéia é muito boa Estranho. Iremos com certeza pensar em algo a
respeito disso!

Sobre a questão do Slackware em não ter dependências, eu penso da
seguinte forma:

Uma das coisas que eu gosto do Slackware é isso! Em não ter
dependências de pacotes. Por quê?

Porque, eu, ao realizar a instalação de um servidor, gosto de utilizar
e compilar certos pacotes em suas últimas versões estáveis. Por
exemplo: se eu vou instalar um servidor web, prefiro baixar e compilar
a últma versão estável do Apache, com os parâmetros e módulos que eu
irei utilizar, a fim de otimizar o servidor. Se vou instalar um
servidor que será de banco de dados utilizando MySQL, costumo realizar
o mesmo procedimento com o pacote do mysql, e por aí vai. Ou seja,
costumo baixar e compilar o software para qual será utilizado como
finalidade principal neste servidor. E, em certos casos, gosto até de
baixar e recompilar o kernel também.

E aonde entra a não-dependência nesta história?

Em sistemas com rpm ou apt, se eu fosse fazer isso, arrebentaria com a
base de dados das dependências, pois muitos pacotes dependem de um
mysql ou de um determinado pacote de kernel por exemplo. E, se eu
ainda sim quiser remover este mysql ou esse kernel, teria que utilizar
o famoso --force para remover na marra, e deixando toda a estrutura de
dependencias do sistema *cagada*.

Em certos casos, sistema de dependências é legal ao instalar sistemas
complexos, como o gnome. Nestes casos facilita muito a vida. Mas ainda
sim, na minha opinião, acho que não ter dependências é mais vantajoso
do que ter.

Acho que o Slackware podia até implementar o sistema de dependência
utilizado pelo slapt-get, pois é um sistema simples de dependências.
Agora, se por um acaso a distro adotar um rpm ou apt (eca),
provavelmente irei para uma outra distribuição =(

--
[]'s
Rodrigo Luiz

GUS-MG ~ http://mg.slackwarebrasil.org

Grupo de Usuários Slackware de Minas Gerais

Michel Filipe

to gus...@googlegroups.com
Com todo respeito, mas visualizei o Gentoo nas entrelinhas. Apesar de
não usar o Gentoo há algum tempo, mas fiquei 3 anos com ele no meu
desktop e afirmo que atende aos seus requisitos. Pelo menos no contexto
de servidores que você expôs.

Tô garrado no SlackShow carai! :)

Rodrigo Luiz

to gus...@googlegroups.com
Hehehe..

Quando eu estava redigindo o e-mail, me veio o Gentoo na cabeça
também. Imaginei que alguém fosse comentar :D

Porém, a questão é que na minha opinião, o Slack encontrou o ponto de
equilíbrio nessa história. No Gentoo, a *idéia principal* dele é de
compilar tudo. E isso me desanima. Eu prefiro compilar apenas certos
pacotes, de acordo com cada necessidade.

Contamos com você por lá na Fumec! Bom filho à casa torna!! Matar a
saudade dos professores!! Hehehehehe!

--
[]'s
Rodrigo Luiz

GUS-MG ~ http://mg.slackwarebrasil.org
Grupo de Usuários Slackware de Minas Gerais

Raphael Bastos

to gus...@googlegroups.com
Mas jones, eu citei o portage exatamente por isso... não há quebra de
dependências do sistema, o sistema fica o mais customizável possível.
É o ports do Linux em python, e MUITO melhorado.
Com o Slackware dá pra desenvolver algo, e é muito mais fácil pela
simplicidade do sistema.

Att,
Raphael Bastos

Bastos Service Manutenção Industrial Ltda.
www.bastosservice.com.br
Linux Reg. User: 388431  //  LPI ID: LPI000214711

Em 1 de julho de 2011 10:34, Rodrigo Luiz