Como vocês testam ?

Renato Suero

to GURU-RS
Boa tarde amigos,

Trabalho com rails e faço os testes como aprendi (olhando o guides.rubyonrails.org) ,já vi como fazer teste simulano o uso do app usando o capybara com rspec.Gostaria de saber qual é a melhor forma de testar.
Por ex. mesmo fazendo teste unitário seria bom/obrigatório fazer teste de integração ,etc... enfim amigos, agradeço qualquer contribuição :D

Guilherme Silveira Elias

to gur...@googlegroups.com
Fala Renato, blz?

Cara geralmente vc tem responsabilidades distintas olhando para cada umas das abordagem, unidade e funcional!!

Uma coisa legal de estruturar e pensar desde o início são os momentos de validar unitariamente as partes e quando vc precisa garantir que o "todo" não "quebrou".

IMHO O "todo" me remete muito a testes funcionais e de integração, onde isso deve rodar em uma frequentemente inferior ou igual ao de unidade. As vezes rodando de forma diária/noturna já é o suficiente, enfim aqui é adaptação.

Agora a validação de unidade/unitário deve rodar sempre que alguém passar perto do código :-) ...

A cada commit deve ser a maneira mais usada hoje em dia. Só nessa brincadeira você já cria um ambiente legal e propício para integração continua ;-)

Espero ter respondido o que vc precisava!

GURU-RS - Grupo de Usuários de Ruby do RS
gururs.com
twitter.com/gururs
github.com/gururs
groups.google.com/group/guru-rs
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "GURU-RS" group.

Renato Suero

to GURU-RS
Guilherme,

Muito obrigado pelo retorno, sobre os testes funcionais e de integração oq vc me recomendaria usar ?

Rafael Magrin

to gur...@googlegroups.com, GURU-RS
Renato,

A maior dificuldade é definir o que é teste funcional e o que é teste de integração. Cada time que trabalhei tem uma definição diferente.

Falando genericamente, o ideal é manter a piramide de testes (http://watirmelon.com/2012/01/31/introducing-the-software-testing-ice-cream-cone/), ou seja, ter muitos testes unitários e poucos testes end-to-end (desde a UI até o banco de dados). No meio, você vai ter vários testes intermediários (por exemplo, testa toda funcionalidade, mas não a UI). Saber que percentual de testes ter em cada nível vai depender muito do contexto.

Uma coisa que tenho como prática é, para cada vez que tenho um teste não-unitário falhando por causa de um bug, tentar escrever um teste unitário que cubra este mesmo bug. Isto ajuda a manter a piramide uma piramide de verdade, e ajuda a melhorar meu conhecimento na escrita de testes unitários.

Magrin

Guilherme Silveira Elias

to gur...@googlegroups.com
É bem por ai mesmo.

Watir[1], é uma ferramenta que curto muito quando se pensa em automatizar testes de UI para web, ai podes usar por exemplo gems como page object[2] para criar uma DSL que facilite para o time a criaçao dos testes.

Integração como o Magrin falou, geralmente vc acaba por customizar ou adaptar a necessidade de cada projeto.

Muitas vezes vc pode usar rspec mesmo para construir teus testes de integraçao, porém é importante ter a consciência sobre a resposabilidade deste tipo de teste, seja separando da suite de testes de unidade, rodando em momentos distintos dos de unidade, enfim ...

[1] http://watir.com
[2] https://rubygems.org/gems/page-object/versions/1.1.0