Para os iniciantes de Ruby/Rails

Felipe Iketani

to gur...@googlegroups.com
Ae pessoal!

vamo começar a crescer a nossa comunidade Ruby?!

o Pigor vai começar um curso de ruby on rails básico aqui em belém!

e vai ser PRESENCIAL. Pra aqueles que ainda estão começando eh uma boa!

vejam os detalhes do curso aqui: http://www.hub728.com.br/events

ou divulguem para amigos de vcs que possam se interessar!

já vai começar no outro sábado (23 de agosto)!!!

e ai vai uma pequena pesquisa pra saber qual o nivel do pessoal do GURU-PA
pra nos ajudar a movimentarmos mais :

- Você trabalha ativamente com ruby/rails? Por que sim ou por que não? Onde?

- Quais são as 2 maiores dificuldades/dúvidas que você mais tem em relação ao Ruby OU Ruby on Rails?

essa é a pesquisa ;) so responder por email aqui!

abraço pessoal!

Felipe Iketani

Paulo Igor Alves Godinho

to gur...@googlegroups.com

Você trabalha ativamente com ruby/rails? Por que sim ou por que não? Onde?

Sim. Eu trabalho com projetos do governo, alguns projetos próprios e em projetos junto a comunidade.

Particularmente o Ruby e o Rails pra mim possuem uma produtividade excepcional para o desenvolvimento de soluções para web, desenvolvimento de serviços, disponibilização de APIs, e até para o desenvolvimento de scripts para sistemas. As características, filosofia e comunidade são os fatores que mais me despertaram interesse a 4 anos atrás.

É uma linguagem poderosa com um framework poderoso também e muitas soluções construídas pela comunidade que ajudam no desenvolvimento, e pra mim é uma ferramenta indispensável como desenvolvedor!

Quais são as 2 maiores dificuldades/dúvidas que você mais tem em relação ao Ruby OU Ruby on Rails?

Com uma comunidade tão ativa, documentação abrangente, tecnologias e projetos livres e opensource. A maior parte das dúvidas e dificuldades são "simples" de resolver ou de encontrar alguém que ajude você. Na região isso já é um pouco mais limitado por ter poucas pessoas ainda que utilizam ou se interessam, mas tenho certeza que se mais pessoas começarem a se envolver e buscar aprender essas tecnologias vai ser mais fácil de crescer em conjunto. Mesmo com poucos, já aprendi muito nos últimos tempos desenvolvendo os projetos e as vezes só trocando uma idéia na lista ou com outros que estão usando a tecnologia aqui e fora.

Os próprios projetos do Tá Safo, todos feitos em Ruby e Rails, são opensource e os que se envolveram são membros do Tá Safo e do Guru-PA. E todos podem estudá-los, tirar suas dúvidas e contribuir para o crescimento e melhoria desses projetos.

Abraços,

Sent from my iPhone