Material para mini-curso

Guilherme Burille Moretti

to gur...@googlegroups.com
Seguinte galera...

Estou no 4o ano de Sistemas de Informação na UEMS, descobri o Ruby começo do ano passado e me apaixonei. Desde aquela época venho brincando tanto com o Rails, como com algumas bibliotecas para jogos (Gosu, por exemplo).

Bom, esse ano surgiu a oportunidade de eu ministrar um mini-curso aqui na UEMS na semana acadêmica, logo pensei no Ruby. Só que minha didática não é muito boa (na verdade eu desconfio que não seja hehe, nunca dei aula de nada).
O mini-curso é de 20 horas, e eu to pensando em mostrar o poder do Ruby pra desenvolvimento ágil e as principais diferenças do Ruby pras linguagens que a galera tem mais contato aqui (C, C++, Delphi (sic) e Java)

Se alguém tiver material pra me indicar, ou algumas dicas eu agradeço.
Vamos divulgar o Ruby no estado! :D

Abraços!
Guilherme Burille Moretti

Saulo Arruda

to gur...@googlegroups.com
Olá Guilherme,

Legal sua iniciativa! Para 20 horas dá tempo de mostrar bastante coisa sobre Ruby. Eu gosto muito dos Guides do Rails (http://guides.rubyonrails.org/), que são bem práticos e diretos. Acho importante você também focar na versão mais nova (3.1).

Precisando de alguma ajuda pode me chamar.

Abraços.

--
Saulo Arruda
http://sauloarruda.eti.br

Edgard Arakaki

to gur...@googlegroups.com
Pra rails além do Guide do Rails que o Saulo indicou o Rails for Zombies (http://railsforzombies.org/) é bem didático.

Pra ruby, a "tradução" do Learn Python the Hard Way do Zed Shaw para ruby (http://ruby.learncodethehardway.org/book/) é extremamente didático (o foco é quem nunca programou na vida) e tem vários detalhes que mesmo programadores experientes não sabem.

Em 20 horas, para um minicurso em que o público alvo tem noções de lógica de programação sem dúvida é possível ir até o capítulo 41 onde o jogo é finalizado, mas se sobrar tempo os 10 últimos capítulos tem vários tópicos interessantes como OO, packing (como criar gems), testes e programação web (sinatra).

Kristopher Murata

to gur...@googlegroups.com
Ae Guilherme, depende muito do foco do mini-curso.

Tomando por base o que falou, parece que quer ensinar somente Ruby, o que é uma ótima ideia, mas também pode partir para o lado web com Rails como o Saulo falou com uma pequena introdução a Ruby. O importante, no meu ponto de vista, é em ambos os casos ter algum mini-projeto para executar ou algum problema para resolver.

Se for para o lado de Rails pode fazer um hands-on com um projeto pequeno (blog ou qualquer sistema para uma necessidade real).

Se for para Ruby puro, pode pegar algum trabalho de faculdade recente (ou de AEDII) e refazer em ruby ou pegar algum problema de olimpíadas/google code jam/etc. Eu acho essa abordagem mais efetiva para o público alvo, porque tem como perceber as diferenças com algum problema conhecido e resolvido em outra linguagem sem introduzir um monte de conceitos que um framework web carrega.

Em ambos o caso, pode fazer um pouco de Dojo no final do curso e introduzir práticas de TDD.

Material?

Tutorial muito bom de ruby: http://why.nomedojogo.com/
Algoritimos de ordenação implementados em ruby:https://github.com/kanwei/algorithms