Mudanças no estilo de vida podem proteger o cérebro contra o declínio cognitivo, evidencia estudo com participação da FMUSP

2 views
Skip to first unread message

Ana Isabel

unread,
Aug 3, 2026, 7:16:19 AM (10 days ago) Aug 3
to OFFICIO e Ambiente - Inovar
"Pela primeira vez, pesquisadores adaptaram e testaram um programa de prevenção voltado para a realidade da América Latina

Um ensaio clínico internacional com participação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) comprova que a adoção de um programa estruturado de hábitos saudáveis melhora de forma significativa o desempenho cerebral de idosos latino-americanos que apresentam risco de desenvolver declínio cognitivo. 

Pela primeira vez, pesquisadores adaptaram e testaram com sucesso um programa de prevenção voltado especificamente para a realidade socioeconômica de 11 países da América Latina: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai. 

O estudo 

Recém-publicado na revista científica The Lancet, o estudo do programa LatAm-FINGERS acompanhou 1.065 participantes com idades entre 60 e 77 anos ao longo de dois anos. Todos os voluntários apresentavam fatores de risco para demência, como problemas de saúde cardiovascular, e desempenho cognitivo abaixo do esperado para a idade. 

Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos: 

  • Intervenção sistemática no estilo de vida (ISEV): Participou de um programa estruturado que incluiu exercícios físicos acompanhados, orientações alimentares focadas na saúde cerebral, exercícios digitais de treino mental e monitoramento constante da saúde cardiovascular. 
  • Intervenção flexível no estilo de vida (IFEV): Recebeu recomendações e conselhos gerais de saúde de forma autônoma. 

Principais descobertas 

  • Melhora cognitiva: Ao final de dois anos, o grupo que seguiu o programa estruturado (ISEV) apresentou uma melhora anual na performance cognitiva global 55% maior do que o grupo que recebeu apenas conselhos gerais. 
  • Benefícios amplos: Os ganhos mais expressivos foram registrados na memória episódica (capacidade de lembrar de fatos e eventos recentes), seguida pela função executiva (capacidade de planejamento e organização) e pela velocidade de processamento do cérebro. 
  • Segurança: O programa de atividades mostrou-se extremamente seguro, sem registro de efeitos colaterais graves relacionados às intervenções. 
  • Fórmula adaptável: O estudo provou que é viável aplicar essa intervenção multidomínio de maneira padronizada em diferentes realidades socioeconômicas e culturais da América Latina. 

Programa de hábitos saudáveis 

O sucesso do método LatAm-FINGERS está na combinação de múltiplos fatores que estimulam a "reserva cognitiva" do cérebro. Os participantes do grupo estruturado realizaram: 

  • Exercícios físicos: Atividades aeróbicas, de força, equilíbrio e coordenação de 4 a 5 vezes por semana. 
  • Dieta para o cérebro: Aconselhamento nutricional baseado na dieta MIND (rica em vegetais, grãos, peixes e azeite). 
  • Estimulação cognitiva: Sessões semanais de treinamento computadorizado de memória e atenção. 
  • Controle de saúde: Monitoramento periódico de pressão arterial, açúcar no sangue (glicose) e colesterol. 
  • Convivência social: Reuniões frequentes em grupo para fortalecer os laços sociais. 

Descoberta histórica 

Até então, a maioria dos grandes testes clínicos sobre a prevenção da demência havia sido realizada em países de alta renda, deixando populações da América Latina sub-representadas na ciência. "Os resultados do LatAm-FINGERS preenchem essa lacuna histórica. Eles oferecem aos governos e sistemas de saúde uma estratégia prática, sem medicamentos e de baixo custo para proteger a saúde cerebral de milhões de idosos em toda a região", destaca a Profa. Dra. Claudia Kimie Suemoto, professora associada da disciplina de Geriatria da FMUSP e uma das autoras do estudo. 

Também assinam o estudo os professores Ricardo Nitrini, titular sênior de Neurologia, e Sônia Maria Dozzi Brucki, do Departamento de Neurologia da FMUSP.

O estudo completo está disponível na revista científica The Lancet.

[...].

Fonte:

https://fm.usp.br/fmusp/noticias/mudancas-no-estilo-de-vida-podem-proteger-o-cerebro-contra-o-declinio-cognitivo-evidencia-estudo-com-participacao-da-fmusp 

#ProgramaLatAmFINGERS #FMUSP #EstiloDeVida #ProtegerOCerebro #DeclinioCognitivo #demencia #FatoresDeRisco #ISEV #IFEV #IntervencaoMultidominio #idosos #geriatria #ReservaCognitiva #neurologia #HabitosSaudaveis #envelhecimento #envelhecer 
#officiopontoambientegmailcom 
-
Repost por Officio e Ambiente
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages