Olá Danilo,
Se a estrutura da nova aplicação é muito diferente da anterior a migração tem que ser feita "na unha". Não teria como mapear uma tabela do banco antigo para o GX diretamente (o que poderia ser feito com o DataView)
Se o banco está mais ou menos bom vc pode usar DataView para mapear diretamente as tabelas para TRNs GX e programar sobre esta estrutura de TRNS como se fosse uma aplicação full GX.
A decisão vai depender de avaliar o quanto se ganha e o quanto se perde com cada uma das opções.
Mas pelo o que entendi o que vc pergunta se encaixa no primeiro caso,.
Assim a migração é a melhor saída, Ela poderia ser feita de forma externa ao GX, Mas também poderia ser feita dentro do GX, Neste último caso vco criaria DataViews para as tabelas do banco que irá ser migrado e acessaria estas tabelas através de procedimentos para alimentar as tabelas das TRNS que compõe o sistema final em GX. Claro... ao criar estes DataViews será necessário prefixar o nome das trns/tabelas/atributos com algum prefixo que evite com que estes nomes sejam iguais aos que já estão sendo utilizados pela programação já realizada na KB.
Um abraço !
Em 13 de maio de 2011 14:32, Danilo Lustosa Neves
<danilo...@gmail.com> escreveu:
Serjão, me tira uma dúvida.
Em sistemas grandes que estão sendo re-desenvolvidos em GX, como é feita a questão da migração de dados? Temos uma estrutura toda feita em MySql mas sem qualquer normatização, e estamos desenvolvendo outra aplicação toda em GX com as transações completamente modificadas.
Temos que usar DataView e fazer a associação de atributos? Existe algo que migre os dados e depois ele esqueça o banco velho? Como funciona isso?
Vou encaminhar tua resposta pro GUG. Abraços.
Atenciosamente,
Danilo Lustosa
GUG Bahia