O PostgreSQL é otimizado para aplicações complexas, isto é, que envolvem grandes volumes de dados ou que tratam de informações críticas. Assim, para um sistema de comércio eletrônico de porte médio/alto, por exemplo, o PostGreSQL é mais interessante, já que esse SGBD é capaz de lidar de maneira satisfatória com o volume de dados gerado pelas operações de consulta e venda.
O MySQL, por sua vez, é focado na agilidade. Assim, se sua aplicação necessita de retornos rápidos e não envolve operações complexas, o MySQL é a opção mais adequada, pois é otimizado para proporcionar processamento rápido dos dados e tempo curto de resposta sem exigir muito do hardware. Se você precisa, por exemplo, de um banco de dados para armazenar o conteúdo do seu site, de seu fórum ou necessita manter um cadastro de usuários de um portal, o MySQL "serve como uma luva", pois tais aplicações não necessitam dos recursos avançados que o PostgreSQL oferece.
Para escolher um destes dois SGBD, procure entender bem quais recursos sua aplicação precisa. Tente estimar o volume de dados, avalie o hardware disponível, certifique-se das funcionalidades necessárias e, posteriormente, procure por informações mais detalhadas do MySQL e do PostGreSQL. Se sua aplicação for simples - principalmente se for algo ligado à internet -, não é preciso pensar muito: o MySQL é uma escolha satisfatória, pois é facilmente encontrado em serviços de hospedagem.
.: Livros sugeridos :. |
:: PostgreSQL - Técnicas Avançadas |
:: PostgreSQL - Guia do Programador |
:: MySQL - A Bíblia |
:: MySQL 5 - Guia de Consulta Rápida |
Via Shopping UOL |
Todavia, há situações em que tanto o MySQL quanto o PostgreSQL serão boas escolhas. Nesses casos, é recomendável fazer testes com ambos e avaliar qual oferece mais vantagens à aplicação.
Finalizando
Um banco de dados pode ser a diferença entre ter e não ter um negócio, seja ele de qualquer porte. Por isso, a escolha deve ser bem feita e aspectos como desempenho, recursos, documentação e suporte devem ser considerados. Em todos esses pontos o MySQL e o PostgreSQL são excelentes, por isso, a escolha entre um deles só depende de sua aplicação.
Atenciosamente,
Cláudia Araujo.