Ciclovia na Afonso Pena: PBH vai rebater críticas

6 views
Skip to first unread message

Vinícius Mundim Zucheratto e Figueiredo

unread,
Feb 7, 2024, 10:05:32 AM2/7/24
to gtped...@googlegroups.com, gabinete...@pbh.gov.br, Gabinete do Planejamento, Diretoria de Planejamento e Informacao, fuad noman, su...@pbh.gov.br, gab...@pbh.gov.br, presidenc...@pbh.gov.br


Depois de quase 2 meses de campanha de vereadores e outros setores difundindo mentiras a respeito do projeto, parece que finalmente o pessoal da PBH / SUMOB / BHtrans vai entrar em cena para fazer o básico.

Vamos ver o que vão fazer para diminuir o estrago que tem incitado a população contra ciclistas.

A ciclovia da Afonso Pena pode vir a ser a  vitrine e um marco para que a PBH finalmente adote uma política pública referente à bicicleta na cidade, que vá além de relatórios, premiações institucionais e para currículo de servidores públicos, sem a devida conversão em infra estrutura que saia do papel para as ruas, como a instalação de ciclovias já previstas nas obras da Antônio Carlos, da Cristiano Machado, Pedro I (Copa do Mundo) e outras como Tereza Cristina, Andradas, N. Sra. do Carmo... 

Finalmente em 2023 vimos alguns km de cicloestruturas saindo do papel (Heráclito Mourão, Augusto de Lima...), mas ainda é muito aquém do necessário para chegar a promessas estabelecidas para 2020. 

O trabalho de muitas mãos, o Planbici (PlanBici BH) mais outras tantas diretrizes na legislação municipal estão à espera na gaveta de gestores da PBH.

=============

Aqui pelo GT Pedala BH, instituído em 2012 sob pressão dos ciclistas, seguimos à espera de informações, ações e compromissos firmados ao longo dos anos e jamais cumpridos também. Só para citar alguns recentes, que "estão no coração dos ciclistas" :

- Em Agosto foi anunciado que haveria "reformulação" do formato do GT Pedala BH. Que seria enviada uma proposta feita pela SUMOB / BHtrans. Jamais deram retorno sobre isso

- Em 2023 foi informado que haveria R$ 50.000 / mês para pequenas intervenções, com direcionamento pelas sugestões levantadas no GT Pedala BH. Nada foi realizado. 

- As ciclovias assumidas para execução da Sudecap foram informadas mas não foi fornecido o conjunto de informações sobre custos, cronogramas de execução e ordem de implantação.

- O contador de Ciclistas da Av. Bernardo Monteiro está com os dados retidos porque a PBH / BHtrans / SUMOB deu o calote na assinatura com a empresa Eco Counter: R$ 3.000 por ano, não pagos há alguns anos. Outros contadores já foram prometidos, mas sem retorno.

Enfim, seguimos na mesma situação pré-pandemia: não sabemos quem coordena o Pedala BH, quem responde pelo planejamento cicloviário e sua execução na PBH e seus entes responsáveis (SUMOB, BHTrans, Sudecap). Mas vemos o GT sendo utilizado para marketing institucional e também pessoal de servidores. 

Cada grupo, associação e cidadãos de BH seguem batalhando pelo tema, apesar da inércia e falta de política pública consistente por parte da prefeitura. Já passou da hora de faturar apenas com marketing. 

#BHPedala e pode pedalar muito mais se a PBH / Sumob / BHtrans / Sudecap cumprirem com suas funções. 


Obs: Anexo a pauta da última reunião do GT Pedala BH em Agosto/23.



--
Vinícius Mundim Zucheratto e Figueiredo
-----------------------------------------------------------
Cel.: +55 31 9133-7574
----------------------------------
www.inconfidentespedalantes.com.br
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages