Boa noite,
Em 11/12/24 o ObsMob-BH apresentou os conceitos e um projeto piloto do trabalho feito por um Consórcio de empresas em Consultoria para a PBH/Sumob/Bhtrans: Plano Local de Mobilidade Limpa.
Alguns links:
Salvei também em
O Convite para apresentação poderia ter sido divulgada aqui no GT Pedala, mas né... deixa pra lá. Pelo menos colocaram os arquivos com os slides (péssimos para apresentação em auditório) no site da prefeitura por solicitação dos presentes à reunião.
Em resumo, o Plano (que ainda não teve seu documento completo divulgado) orientará sugestões de ações para que a área dentro da Contorno receba intervenções para baixa emissão de gases do efeito estufa até 2050, focando em estímulos ao Pedestre, Ciclistas, Ônibus e redução de estímulos ao uso do carro. Pode vir a ser exemplo para ações em outras regionais da cidade.
Não foram apresentadas metas, prazos, estimativas de custos e prioridade de ações, que disseram estar no documento completo ainda a ser tornado público. Na prática é uma Consultoria e não algo que a Prefeitura se propôs como política pública, mas pode vir a ser dependendo de uma série de boas vontades e ações de Estado e não de mandato de ocasião.
Com uma ideia de que talvez possa vir a ser licitado em 2025, foi apresentado um projeto piloto de intervenções para o entorno do Mercado Novo e Rua Rio Grande do Sul até o Shopping Tupinambás, envolvendo qualificação e ampliação de calçadas, redução de vagas de estacionamento, ordenamento de carga e descarga e criação de estrutura básica para passageiros do transporte coletivo da RMBH. Se sair do papel, será muito bem vindo.
--> Vejam os slides nos links:
Enfim, como Conceito o PLML parece ser algo muito bom. Sem compromisso real e formalizado, será só mais uma ação de Marketing da PBH, assim como fizeram com o Planbici e fazem com qualquer migalha implantada para estar "no coração" de pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus.
=================================
As boas notícias são algumas promessas ditas pela Eveline Trevisan e Liliana Hermont:
- "Revitalização" (ou seja implantação) da ciclofaixa da Rua Tamóios
- Aprovação de recursos federais do PAC para implantação de 75km de ciclovias / ciclofaixas com projetos prontos da BHtrans e mais alguns Km que estão inseridos em projetos de faixas exclusivas de ônibus
Por isso copiei elas duas nessa mensagem, para que possam dar mais informações a respeito.
Abraços e boas pedaladas.
--
Vinícius Mundim Zucheratto e Figueiredo
-----------------------------------------------------------
Cel.: +55 31 9133-7574
----------------------------------
www.inconfidentespedalantes.com.br