Ciclovia nova na Heráclito Mourão de Miranda

72 views
Skip to first unread message

Bruno Bragança

unread,
Nov 6, 2023, 7:41:11 PM11/6/23
to gtped...@googlegroups.com
Oi, boa noite a todos. Já estamos acostumados a não esperar muita qualidade das intervenções da PBH/BHtrans, mas esta ciclovia que está sendo construída na Heráclito Mourão de Miranda, mais especificamente no cruzamento com a rua Dr. Sylvio Menicucci, não faz o menor sentido. É simplesmente impossível um ciclista seguir direto usando a ciclovia: quando o semáforo está aberto, há um fluxo grande de carros convergindo à esquerda, e quando está fechado há um fluxo também grande de carros vindos da rua Dr. Sylvio Menicucci atravessando a avenida, não dá pra seguir direto em nenhum dos dois tempos do semáforo. Vide fotos.

Aproveitando, esta dificuldade de fazer a coisa mais básica do trânsito, que é seguir direto, ocorre em praticamente todas as ciclovias à esquerda da via em que carros podem virar à esquerda, esta da Heráclito vai ser mais uma da região que, por uma questão de bom senso, vou desprezar, me posicionar à direita, fora da ciclovia e entregá-la aos pedestres, como as da Tancredo Neves e Clóvis Salgado, e aguardar o "carinho educativo" dos nossos "queridos" motoristas para com ciclistas fora da ciclovia.

Caso ocorra uma intervenção divina e seja adicionado um terceiro tempo no semáforo apenas para os ciclistas seguirem adiante será uma admissão de que carros convergindo à esquerda representam um perigo para ciclistas, e o mínimo de coerência seria colocar semáforos assegurando a travessia de ciclistas em todos os cruzamentos deste tipo.

Bruno Bragança
IMG_20231030_191339.jpg
IMG_20231030_191448.jpg

Guilherme Tampieri

unread,
Nov 8, 2023, 9:48:19 AM11/8/23
to gtped...@googlegroups.com
É uma pena que os traçados das novas ciclovias continuem sendo tão inseguros, até hoje, depois de tantos anos...
--
Gui
lherme Tampieri
+55 31 99764 74 00


--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GT Pedala BH" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gtpedalabh+...@googlegroups.com.
Para acessar essa discussão na Web, acesse https://groups.google.com/d/msgid/gtpedalabh/CAAKpuDq%2BzkC_VBt4-xXuVzDu4f06gt1H%2BfCcQ3u43WBt3T6F2A%40mail.gmail.com.

Vinícius Mundim Zucheratto e Figueiredo

unread,
Nov 8, 2023, 1:05:02 PM11/8/23
to gtped...@googlegroups.com, Guilherme Lara Camargos Tampieri
Boas observações, Bruno. 

Como a obra está em andamento, há a esperança que intervenções ainda estejam previstas para execução, mas como não há forma de contato com a Sudecap e as respostas via GT / SUMOB / Bhtrans são sempre vagas, acredito que valha também formalizar essa demanda via CRTT (Tampieri) e no portal LAI da PBH.  (Lei de Acesso à Informação | Prefeitura de Belo Horizonte (pbh.gov.br))

Fiz um chamado lá, já solicitando entre outras explicações, que sejam feitas intervenções nesses pontos de conversão à esquerda:

- Solução para a segurança de ciclistas na ciclovia da Heráclito Mourão nos cruzamentos em que são permitidas conversões motorizadas à esquerda, dado que é impossível que o ciclista prossiga na via sem ser ameaçado por motoristas convergindo. São eles os cruzamentos com as ruas: Dr. Silvio Menicucci (sentido Pampulha - fotos anexas); Av. Altamiro Avelino (ambos sentidos); Av. tancredo neves (sentido Pampulha - Castelo); Rua jabaquara (pampulha - Alípio de Melo) - Solução para a segurança de ciclistas na Av. Tancredo neves nos cruzamentos em que são permitidas conversões motorizadas à esquerda: Rua Monte Sinai (ambos sentidos); Rua maria Clara tavares (Pampulha - Ouro Preto); Rua Castelo de Alenquer (Sentido Castelo)

É complicado porque como já denunciado nas obras da Tancredo Neves, a PBH (via SUMOB / BHtrans / SUDECAP) acredita que ciclistas e pedestres simplesmente desaparecem da terra quando as obras estão em andamento, e só voltam depois da inauguração da obra, mesmo que seja incompleta (vide Augusto de Lima). Após muita reclamação, a sinalização e redutores na Tancredo Neves foram feitos após o fim do recapaemaneo, depois de meses sem sinalização e segurança na obra.

De todo jeito, acredito que estas ciclovias e ciclofaixas na região vão estimular o aumento do número de ciclistas na região, que já é expressivo, e talvez estimule mais que o movimento de lazer aos finais de semana, que é percebido no fluxo que vai e vem da lagoa. 

Abraço e boas pedaladas. 

--
Vinícius Mundim Zucheratto e Figueiredo
-----------------------------------------------------------
Cel.: +55 31 9133-7574
----------------------------------
www.inconfidentespedalantes.com.br


Em seg., 6 de nov. de 2023 às 21:41, Bruno Bragança <braganca...@gmail.com> escreveu:
--

Bruno Bragança

unread,
Dec 27, 2023, 7:24:14 AM12/27/23
to gtped...@googlegroups.com
Oi Vinícius, tudo bem?

Quando enviei este email eu já tinha consciência que não teria resposta da BHtrans. Só mandei para no futuro eu não correr o risco de ouvir "mas vocês sabiam do problema, tem um gt só pra isso e nem avisaram?"

Quanto ao cruzamento em si, recuaram a faixa de carros do semáforo da Heráclito em alguns metros e agora quando o sinal abre a gente tem 1 ou 2 segundos para atravessar, o que por incrível que pareça tem sido suficiente. Não sei se foi por causa deste meu e-mail ou já estava no projeto original. A única frustração que persiste é quando chegamos no cruzamento com ele aberto para a Heráclito em horário de muito movimento, salvo raras exceções, temos que esperar fechar e abrir de novo para seguir direto.

Por incrível que pareça, a ciclovia está boa de usar. Apesar de ser estreita para ser mão dupla (não medi, mas parece ser a mesma largura da da Pampulha), como ela foi feita dos dois lados do rio, o pessoal tem usado praticamente apenas no sentido da via dos carros, então está com uma largura satisfatória se considerarmos que na prática está sendo de mão única. Só está infestada de corredores, acho que no final das contas esse pessoal é mais carente de espaço que a gente, afinal correr em calçada é inviável, no asfalto menos ainda. Estou tentando conviver em paz, apesar de sempre ter um sem noção de costas e com fone de ouvido.

Bruno Bragança

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages