Oi, boa noite a todos. Já estamos acostumados a não esperar muita qualidade das intervenções da PBH/BHtrans, mas esta ciclovia que está sendo construída na Heráclito Mourão de Miranda, mais especificamente no cruzamento com a rua Dr. Sylvio Menicucci, não faz o menor sentido. É simplesmente impossível um ciclista seguir direto usando a ciclovia: quando o semáforo está aberto, há um fluxo grande de carros convergindo à esquerda, e quando está fechado há um fluxo também grande de carros vindos da rua Dr. Sylvio Menicucci atravessando a avenida, não dá pra seguir direto em nenhum dos dois tempos do semáforo. Vide fotos.
Aproveitando, esta dificuldade de fazer a coisa mais básica do trânsito, que é seguir direto, ocorre em praticamente todas as ciclovias à esquerda da via em que carros podem virar à esquerda, esta da Heráclito vai ser mais uma da região que, por uma questão de bom senso, vou desprezar, me posicionar à direita, fora da ciclovia e entregá-la aos pedestres, como as da Tancredo Neves e Clóvis Salgado, e aguardar o "carinho educativo" dos nossos "queridos" motoristas para com ciclistas fora da ciclovia.
Caso ocorra uma intervenção divina e seja adicionado um terceiro tempo no semáforo apenas para os ciclistas seguirem adiante será uma admissão de que carros convergindo à esquerda representam um perigo para ciclistas, e o mínimo de coerência seria colocar semáforos assegurando a travessia de ciclistas em todos os cruzamentos deste tipo.
Bruno Bragança