O edital tem como público-alvo jornalistas com experiência em investigação, preferencialmente em temas ambientais, ou que já tenham reportado na Amazônia sobre assuntos diversos (sociais, ambientais, econômicos etc.) O programa é voltado a profissionais oriundos da América Latina, preferencialmente dos países amazônicos (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela).
Podem participar candidatos vinculados a um meio de comunicação ou freelancers, desde que apresentem uma carta de compromisso de um veículo interessado em publicar as histórias desenvolvidas em parceria com o El Clip.
Para se inscrever, é necessário enviar propostas de pautas de reportagens investigativas baseadas em dados, abordando a biodiversidade na Amazônia como eixo central. Os projetos também devem demonstrar como as investigações serão estruturadas a partir dos dados e o potencial de colaboração com colegas de outros países.
Os jornalistas selecionados serão anunciados em 25 de novembro. Já o workshop está previsto para ocorrer entre 10 e 14 de fevereiro de 2025, no Rio de Janeiro. Após o encontro, os participantes terão até maio do mesmo ano para produção e publicação das reportagens.
|