Minuta PNLD 2024: recuaram

143 views
Skip to first unread message

Paulo Eduardo Dias de Mello

unread,
Jan 15, 2022, 9:13:02 AMJan 15
to gtensi...@googlegroups.com
Colegas,

Ontem recebi e compartilho a minuta do Edital do PNLD 2024.
Depois de uma onda de resistência que mobilizou vários segmentos do livro e outros, o MEC recuou. Lá estão as disciplinas de História e Geografia, com suas respectivas coleções preservadas. Ainda que na sombra da "área de ciências humanas".

Sim, isso não significa que nos livramos dos males que este desgoverno causou, causa e causará a este programa, à educação e todas demais políticas públicas em todas as áreas. Também não significa que detivemos o ciclo de políticas que se instaurou antes dele, no golpe de 2016, e que solapa, via currículo e demais estratégias, a educação básica, a formação de professores, a carreira docente etc. 

Mas, é um alento verificar que sob pressão da sociedade ainda há recuos. Precisamos ficar atentos ao timing e agir conforme a urgência, no esforço geral. 

A audiência pública será dia 18/01 às 15h. Conforme já compartilhado.

Abraços!

Paulo Eduardo Dias de Mello
Professor Adjunto do Departamento de História
Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Formação de Professores e Ensino de História - LEFOPEH
Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG



Minuta_Edital_PNLD_2024.pdf
AvisoIntegraldeAudinciaPblicaSEI_FNDE2713402.pdf

Liesly Oliveira

unread,
Jan 17, 2022, 11:41:54 AMJan 17
to gtensi...@googlegroups.com
Bom dia!
Existe alguma notícia em relação ao PNLD do Ensino Médio? 

--
You received this message because you are subscribed to the Google Groups "GT de Ensino de História e Educação - ANPUH" group.
To unsubscribe from this group and stop receiving emails from it, send an email to gtensinoanpu...@googlegroups.com.
To view this discussion on the web visit https://groups.google.com/d/msgid/gtensinoanpu/CACcEPocTSi2EdEwBy1w80OH1PvFuzSLynW3795_u3mNxiBFF-g%40mail.gmail.com.

Ana Heloisa Molina

unread,
Jan 17, 2022, 12:40:10 PMJan 17
to gtensi...@googlegroups.com
Boa tarde a todos e com o desejo de um 2022 com muita saúde.
Um alento tais noticias, Paulo.
Agradeço e continuamos atentos.

Abraços

Ana

Paulo Eduardo Dias de Mello

unread,
Jan 17, 2022, 7:58:53 PMJan 17
to gtensi...@googlegroups.com
Olá Liesly, Ana

As notícias que acompanhamos foi de que houve confusão no processo de escolha, mas sobretudo muita resistência Brasil afora às obras selecionadas no PNLD 2021. As críticas dos coletivos docentes foram gerais, mas recaíram especialmente sobre o chamado objeto 2 – os livros didáticos por área de conhecimento. Veja, por exemplo, a carta do Colégio de Aplicação da UFRJ que coloco em anexo.

Sabemos que o PNLD foi usado pelo atual desgoverno como aríete da Reforma do Ensino Médio (propagandeado como “Novo Ensino Médio”). Como sabemos o PNLD 2021, do Ensino Médio, teve no Edital de Convocação nº 03/2019 a definição das regras sobre as obras que seriam adquiridas. Regras definidas pelo MEC, no primeiro ano de desmandato desse desgoverno, às quais editoras e autores se submeteram, e que foram usadas como critério de avaliação.

A resistência maior veio dos professores da educação básica, e não deve cessar. Como podemos testemunhar há resistências organizadas em vários estados para barrar a reforma. Ela se dá tanto no âmbito político institucional – com articulações parlamentares para deter o processo- como também acontece no cotidiano das escolas em vários níveis de insurgência. Como a rejeição e não escolha das obras.  

Não houvesse tanta resistência na Educação Básica, certamente, não haveria tanto esmero maquiavélico das secretarias da educação controladas pelos setores conservadores/empresariais em desmantelar as carreiras, solapar coletivos escolares, retirar poder de escolha, sequestrar autonomia dos professores.

 Precisamos mesmo acompanhar e apoiar essa luta que também é nossa. 

Aqui estamos mergulhados nela, não é Ana?

Abraços!

 

2021.Nota PNLD-UFRJ.pdf
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages