Re: Segunda circular - XXV Jornada de Ensino de História e Educação

10 views
Skip to first unread message

Melina Perussatto

unread,
Jul 9, 2021, 1:15:43 PM7/9/21
to gtensi...@googlegroups.com
Colegas, segue nossa segunda circular:

SEGUNDA CIRCULAR

O GT Ensino de História e Educação da Associação Nacional de História - seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) convida a todas as pessoas interessadas a participarem da XXV Jornada de Ensino de História e Educação. Com o tema “O que faz o ensino de história na luta antirracista?”, pretende construir uma comunidade de reflexão crítica sobre nossas práticas na luta antirracista, reunindo a pluralidade de pessoas e instituições da área educacional vinculados ao ensino de história no Rio Grande do Sul; e ampliar o diálogo da história escolar e acadêmica com a diversidade da vida, demarcando não só a pluralidade de todos os sujeitos, saberes, práticas, conhecimentos e técnicas, como também o papel do(a) professor(a) - pesquisador(a) de História em contextos racistas e racializados.

Desse modo, interroga-se: O que faz o ensino de História na luta antirracista? Quem produz uma educação antirracista nas escolas e universidades? O que isso diz sobre o ensino de história antirracista e sobre as possiblidades de rompimento com as estruturas pessoais e institucionais que operam com o racismo? Como comunidades indígenas e quilombolas desacomodam o ensino de história? Como estamos construindo rompimentos com os privilégios da branquitude no ensino de história e em nossas práticas cotidianas? A ERER no ensino remoto: como encontrar um espaço seguro e dialógico no ensino de história? O que as escolas, os institutos federais e as universidades do RS estão fazendo por uma educação antirracista?

Sediado no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CAp-UFRGS), ocorrerá no formato virtual, de forma descentralizada, de 1º de setembro a 20 de outubro de 2021. O evento contará com quatro lives em dias da semana e quatro jornadas aos sábados, com atividades assíncronas, oficinas, sessões de comunicação e rodas de conversa. Entre as pessoas convidadas, estão graduandas/os, pós-graduandas/os e docentes da Educação Básica, do Ensino Técnico e Tecnológico, da Educação Indígena, da Educação Popular, da Educação Quilombola e do Ensino Superior envolvidas, em grande parte, com movimentos sociais.

O evento conta com os seguintes apoios institucionais: Colégio de Aplicação (CAp-UFRGS), Coletivo de Professoras e Professores de História (CPHIS/POA), Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE-FACED-UFRGS), Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UFRGS), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFPel), Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UFRGS) e Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UCS). 

Tem a seguinte comissão organizadora: Alessandra Gasparotto (UPel), Anália Martins (SMED/POA), Carla Meinerz (UFRGS), Caroline Pacievitch (UFRGS), Gerson Fraga (UFFS), Jocelito Zalla (UFRGS), Katani Monteiro (UCS), Melina Perussatto (UFRGS), Nilton Pereira (UFRGS) e Priscila Pereira (SMED-Guaíba).


PROGRAMAÇÃO

Haverá três lives em dias da semana, sempre das 19h às 21h

  • 1º de setembro - Abrindo os caminhos: “Educação antirracista: olhares no espelho do ensino de história”, com Dedy Ricardo (CAp-UFRGS), Givânia Maria da Silva (Quilombo Conceição das Crioulas) e José Falero (Encontro de Saberes - FACED/UFRGS). Atividade cultural com Nina Fola (Cantora e percussionista).

  • 23 de setembro - Quebrando a esquina: “Implementação das políticas afirmativas nas universidades: como se constroem espaços seguros no ambiente acadêmico?”, com Edilson Nabarro (CAF/UFRGS), Elisa Celmer (CAID/FURG), Mara Beatriz Nunes Gomes (Procuradoria Federal junto à UFPel) e Rita Camisolão (DEDS/UFRGS).

  • 20 de outubro - Fechando a roda: “Ensino de história e cultura antirracista: olhares no espelho das ancestralidades”, com Ana Flávia Magalhães Pinto (UnB), Casé Angatu (UESC e UFSB) e Nina Fola (UFRGS e Coletivo Atinuké). Atividade cultural  com Laura Lima (Arte educadora).

Em meio a essas atividades, ocorrerão jornadas em quatro sábados, com periodicidade quinzenal, organizadas por eixos estruturantes do evento.

Atividades assíncronas, das 7h40 às 9h

  • 04 de setembro - Sugestões de leitura e materiais sobre as questões: O que faz o ensino de História na luta antirracista? Como comunidades indígenas e quilombolas desacomodam o ensino de história?

  • 18 de setembro - Sugestões de leitura e materiais sobre a questão: Como estamos construindo rompimentos com os privilégios da branquitude no ensino de história e em nossas práticas cotidianas? 

  • 02 de outubro - Sugestões de leitura e materiais sobre a questão: A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino remoto: como encontrar um espaço seguro e dialógico no ensino de história? 

  • 16 de outubro - Sugestões de leitura e materiais sobre a questão: O que as instituições (escolas, institutos federais e universidades) do RS estão fazendo por uma educação antirracista?

Oficinas, das 9h às 11h

  • 04 de setembro:

  • “Questões raciais e Ditadura”, com Amanda Gabriela Rocha Oliveira (UFRGS), Greice Adriana Macedo (UFRGS) e Stella Ferreira (PUCRS).

  • “O que o feminismo negro tem a contribuir com o ensino de história?”, com Bruna Letícia dos Santos (Unisinos) e Marina Haack (USP).

  • “Ensino de história indígena”, com Danilo Braga (UFRGS).

  • “O que pode o jogo para a ERER?”, com Marcello Giacomoni (CAp/UFRGS) e Tanara Furtado (FORPROF/UFRGS).

  • 18 de setembro:

  • “Branquitude, cinema e ensino de história”, com Orson Soares (UFRGS).

  • “Beatriz Nascimento e ensino de história”, com Alessandra dos Santos da Silva (UFRGS).

  • Interculturalidade e ensino de História: a Caixa Educativa Guarani Mbya”, com Cidara Loguercio (UFRGS), Cláudia Aristimunha (UFRGS) e Laércio Mariano Karaí (UFRGS).

  • “ERER, BNCC e ensino remoto”, com Sherol Santos (UFRGS; SEDUC/RS).

  • 02 de outubro:

  • “Colonialismo, cinema e ensino de história”, com Nilo Piana de Castro (CAp/UFRGS).

  • “Por um ensino de História transgressor: gênero, sexualidade e raça em perspectiva”, com Caio de Souza Tedesco (UFRGS), Diana de Almeida (TransEnem) e Morgan Lemes (TransEnem).

  • “Temática indígena na escola”, com Danilo Braga (UFRGS), Laisa Arlene Sales Ribeiro (UFPel), Lori Altmann (UFPel) e Maria Inês de Freitas (UFRGS).

  • “Jogo pedagógico ‘As viagens do tambor”, com Duan Kissonde (UFRGS), Maurício Garcia (UFRGS) e Maurício Dorneles (UFRGS).

  • 16 de outubro:

  • “Literatura Africana: possibilidades para sala de aula”, com Anelice Bernardes (SMED/Gravataí).

  • “O samba-enredo na aula de história: narrativas em diálogo”, com Fabrício Romani Gomes (UFRGS).

  • “Leis 10.639/03 e 11.645/08 na prática: ideias de como ensinar história numa perspectiva antirracista”, com o Carolina Chagas Schneider, Cristiane Silveira dos Santos e Estela Carvalho Benevenuto do Coletivo Canjerê da SMED/POA.

  • “Organizações Negras em Santa Maria”, com Gabrielle de Souza Oliveira, Franciele Rocha de Oliveira e Taiane Anhanha Lima do GEPA/UFSM.

Sessões de comunicação, das 14h às 16h

  • 04 de setembro - 1. O que faz o ensino de História na luta antirracista? 2. Como comunidades indígenas e quilombolas desacomodam o ensino de história? 

  • 18 de setembro - 3. Como estamos construindo rompimentos com os privilégios da branquitude no ensino de história e em nossas práticas cotidianas? 

  • 02 de outubro - 4. A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino remoto: como encontrar um espaço seguro e dialógico no ensino de história? 

  • 16 de outubro - 5. O que as instituições (escolas, institutos federais e universidades) do RS estão fazendo por uma educação antirracista?

Rodas de conversa, das 16h às 18h

  • 04 de setembro - “O que faz a história na luta antirracista? Perspectivas a partir da educação escolar indígena e quilombola”, com Bruno Ferreira Kaingang (SEDUC/RS), Juliana Medeiros (SEDUC/RS) e Paulo Sérgio da Silva (SMED/POA, IACOREQ). 

  • 18 de setembro - “Como estamos construindo rompimentos com os privilégios da branquitude no ensino de história e em nossas práticas cotidianas?”, com Carla de Moura (UFRGS; SEDUC/RS); Cléber Leão (SEDUC/RS), Lauri Miranda (UFRGS) e Marcus Vinícius de Freitas Rosa (UFRGS).

  • 02 de outubro - “A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino remoto: como encontrar um espaço seguro e dialógico no ensino de história?”, com Lavini Castro (SEEDUC/RJ), Sátira Machado (Unipampa) e Suiane Costa Ferreira (UNEB).

  • 16 de outubro - “O que as instituições (escolas, institutos federais e universidades) do RS estão fazendo por uma educação antirracista?”, com Alan Alves Brito (NEABI/UFRGS),  Alba Salatino (IFRS), Carlos Pereira (SMED/São Leopoldo), Coletivo Pretas & Profs (SMED/Guaíba), Lúcia Regina de Brito Pereira (SEDUC/RS), Patrícia Pereira (SMED/POA).


INSCRIÇÃO COMO OUVINTE

O GT Ensino de História e Educação da ANPUH-RS convida para a inscrição para ouvintes, com carga horária total de 40 horas. As pessoas inscritas nesta modalidade receberão em seu e-mail o formulário para a inscrição nas oficinas. Para integralizar a carga horária, a pessoa precisa registrar uma frequência mínima de 75% em todo o evento. Inscreva-se AQUI, selecionando a opção “XXV Jornada de Ensino de História e Educação - Ouvinte”.


INSCRIÇÃO COMO APRESENTADOR/A NAS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO DE TRABALHOS

O GT Ensino de História e Educação da ANPUH-RS igualmente convida a todas as pessoas interessadas no tema a participarem das sessões de comunicação de trabalhos. Serão selecionados os resumos que se adequarem aos eixos, entre relatos de experiências, apresentações de pesquisas e ensaios teóricos. 

Eixos:

  1. O que faz o ensino de História na luta antirracista?

  2. Como comunidades indígenas e quilombolas desacomodam o ensino de história? 

  3. Como estamos construindo rompimentos com os privilégios da branquitude no ensino de história e em nossas práticas cotidianas? 

  4. A Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino remoto: como encontrar um espaço seguro e dialógico no ensino de história? 

  5. O que as instituições (escolas, institutos federais e universidades) do RS estão fazendo por uma educação antirracista? 

Cada resumo pode ter, no máximo, 5 pessoas como autoras. Cada pessoa pode submeter apenas um trabalho. 

As sessões de comunicação de trabalhos acontecerão pela plataforma Google Meet nos dias 04 de setembro (eixos 1 e 2), 18 de setembro (eixo 3), 02 de outubro (eixo 4) e 16 de outubro (eixo 5), sempre das 14h às 16h. Cada trabalho terá 15 minutos para apresentação oral, seguido de debate coordenado por uma mediadora ou mediador. Sugerimos que apresentação de slides e compartilhamento de vídeos sejam utilizados apenas se estritamente necessários, considerando as dificuldades de acesso e conexão.

Propostas de comunicação de estudantes de graduação serão aceitas desde que informem e apresentem resultados e/ou reflexões oriundas de experiências de PIBID, residência pedagógica, estágio de docência, projeto de extensão e iniciação científica, bem como de trabalho de conclusão de curso.

Texto completo: Os textos devem ter, no máximo, 10 páginas, redigidos em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, sem notas. Para citações e referências, devem ser seguidas as normas ABNT NBR 10520 e 6023. Devem ser enviados exclusivamente pelo e-mail: gtensinoh...@gmail.com

Inscreva-se AQUI, selecionando a opção “Apresentação de trabalho - Apresentador/a”. Em seguida, envie o resumo de sua proposta de comunicação AQUI. As duas etapas são imprescindíveis. Apresentadoras/es de trabalho que desejam participar de todo e evento precisam realizar também a inscrição como ouvinte. Para isso, basta finalizar a inscrição como apresentador/a, retornar AQUI e realizar a inscrição como ouvinte.


CERTIFICAÇÃO

A inscrição no evento é gratuita em todas as modalidades. A expedição do certificado terá um custo de R$6,00 porque será realizada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. Levará, em média, três meses para ficar disponível no sistema. As pessoas inscritas receberão um e-mail com orientações detalhadas sobre como realizar o pagamento do boleto e baixar o certificado. 

Carga horária total: 40 horas (frequência mínima de 75%).


SITE E REDES SOCIAIS

Acompanhe as atividades no site do evento e nas redes sociais do GTEH-RS:

https://sites.google.com/view/xxvjornadadeensinodehistoria

https://www.facebook.com/gtensinodehistoriars

https://www.instagram.com/gtensinodehistoriars



CRONOGRAMA

Modalidades

Prazos

Inscrição para apresentação nas sessões de comunicação

até 24/07/2021

Envio da carta de aceite das propostas de comunicação

16/08/2021

Divulgação da programação das sessões de comunicação

18/08/2021

Inscrição para ouvintes

até 1º/09/2021

Inscrição para participação nas oficinas*

*pessoas inscritas como ouvintes receberão o formulário em seu e-mail.

1ª rodada: 15/08 a 22/08/2021

2ª rodada: 02/09 e 03/09/2021

Envio de texto completo

até 05/11/2021



SÍNTESE DA PROGRAMAÇÃO

https://drive.google.com/file/d/1JeTINceN4daSM29TMn9KmCcaozOFCBi1/view?usp=sharing


Com votos de muita saúde, 

GT Ensino de História e Educação - ANPUH/RS




--
Melina Perussatto
Professora na Área de Ensino de História (DEC/FACED/UFRGS)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7800703938390342
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages