Como calcular gasto de veículos elétricos para o Desafio Intermodal?

1 view
Skip to first unread message

André Geraldo Soares

unread,
Sep 18, 2025, 3:54:35 PM9/18/25
to UCB Associados, GT Pesquisa UCB
Bom dia, pessoal,


Vamos realizar mais um "Desafio Intermodal Intermunicipal Balneário Camboriú-Camboriú" e desta vez queremos inserir estes veículos:
- Bicicleta elétrica (pedal assistido)
- Veículo autopropelido (aqueles patinetes, mini scooters e/ou coisas parecidas)
- Carro elétrico

Para saber quanto um carro a gasolina gasta (em R$) nos 5 km de percurso, é fácil: uso o consumo km/l do carro, a distância percorrida e o preço da gasolina pra chegar no custo da viagem.

Mas e para os elétricos?

Alguém aí tem fórmula, tabela, experiências pra compartilhar?

Bora desafiar!

Aproveito pra instigar a geral a inserir o resultado dos seus Desafios no "Banco de Dados de DIs" da UCB, que está em https://uniaodeciclistas.org.br/desafio/ (ver o Índice aqui: https://tinyurl.com/2acw2m4z)


Abraço,

André Soares

◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣
.

Felipe Alves

unread,
Sep 19, 2025, 8:49:29 AM9/19/25
to ucb-ass...@googlegroups.com, GT Pesquisa UCB
Bom dia!

É chegado o momento do ano de falar de DI!! Hehehe

O DI de Fortaleza foi realizado ontem (18/09), e tivemos os seguintes elétricos: bicicleta, patinete e monociclo.

De uma forma bem simplificada, pesquisei que nos valores atuais da energia aqui em Fortaleza, se gasta aproximadamente R$ 1,00 para carregar a bateria de uma bike elétrica (de 36V e 14 Ah, o que corresponde a 504 Wh). Segundo as fabricantes, e em concordância com os proprietários de bikes elétricas, a autonomia chega próximo dos 40 kmentão coloquei o custo direto como R$ 0,025 / km (R$ 1,00 / 40 km). Obs.: Este custo é bem irrisório, mas queremos mostrar que existe algum, diferente das bikes "mecânicas".

Para o patinete, fui pesquisar as especificações de um modelo mais comum - utilizei este como exemplo - e as informações do anúncio falam em voltagem de 36 V, capacidade da bateria entre 7,8 e 10,4 Ah, e autonomia de 20 a 30 km. Usando como base os 7,8 Ah e 20 km de autonomia, e a mesma voltagem de 36 V, dá aproximadamente metade da capacidade e metade da autonomia da bike elétrica. Portanto, usamos o mesmo custo direto de R$ 0,025 / km.

O monociclo certamente gasta mais energia por km, pois é bem mais potente, mas como não tínhamos os dados e já estava em cima da hora do desafio, usamos o mesmo valor. Como acontece todo ano (André e Belotto que o digam... hehehe), fica para o futuro fazermos o cálculo com mais precisão... 😜

Além dos custos diretos no deslocamento, consideramos também os custos indiretos de possuir e manter os veículos próprios. No caso desses elétricos, além da manutenção dos veículos (que usamos os valores da bicicleta como base), temos ainda a troca das baterias de tempo em tempo, que também entraram neste quesito.

Para não me alongar muito, deixo a planilha de cálculo disponível para quem quiser conferir neste link: bit.ly/DI2025-Fortaleza. Tentei facilitar a compreensão da planilha nomeando as células com os valores dos custos diretos e indiretos, que vão em uma aba "Custos". Quem quiser utilizar a planilha como base em outra cidade, ou debater mais sobre ela, só falar.

A divulgação do resultado ocorrerá hoje, e também teremos relatório, depois coloco tudo no banco de dados da UCB.

Abs

Em sex., 19 de set. de 2025 às 07:24, Luis A S Peters <lapete...@gmail.com> escreveu:

Energia elétrica é cobrada por watts.hora.

Tarifas da Celesc estão nesta página:

https://celesc.com.br/tarifas-de-energia 

Daria para medir quanta carga da bateria foi consumida no percurso, ou então fazer umas contas teóricas de consumo.

Para a micromobilidade (patinetes) acho que o preço do aluguel no app poderia servir de referência.

Espero que ajude.


LASP


Em 18/09/2025 17:50, Muriel Syriani Veluza escreveu:
Boa tarde André
Tal vez já tenha conversado como pessoal de Curitiba. Mas coloco por se não.
Falou com Belotto ou Silvana? Ano passado teve elétricas no desafio intermodal de Curitiba e este ano terá também
Não sei se ajuda mas ....deixo o comentário 
Abraços
Muriel

--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA". Caso opte por sair deste grupo, mantenha a assinatura dos COMUNICADOS. Mais informações na Central dos Associados em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associado...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/CAJNHP%3DScnS_6juLF18A35HP-u4Tay4GVRXfYmmiPVakvwO1n2A%40mail.gmail.com.
--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA". Caso opte por sair deste grupo, mantenha a assinatura dos COMUNICADOS. Mais informações na Central dos Associados em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associado...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/CABmgtzhEYQJEjFHCSL%3DWu0KRE5LeY%2Bjhuzt8kysExTp4DjJPKA%40mail.gmail.com.

--
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
..Grupo de Comunicação dos Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil..
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.
*** >>> ATENÇÃO, caro Associado/a: caso considere EXCESSIVA a quantidade de mensagens deste grupo, SOLICITE a alteração para o modo "COMPILAÇÃO DIÁRIA". Caso opte por sair deste grupo, mantenha a assinatura dos COMUNICADOS. Mais informações na Central dos Associados em http://www.uniaodeciclistas.org.br/associe-se/central/).
.
.
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "Associados da UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para ucb-associado...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/ucb-associados/5c112bb9-191c-4fb6-ae50-0b9c8dfecde1%40gmail.com.

André Geraldo Soares

unread,
Sep 23, 2025, 7:05:44 AM9/23/25
to ucb-ass...@googlegroups.com, GT Pesquisa UCB
Bom dia, pessoal,


Agradeço bastante a interação. Foi produtivo o auxílio recebido.

E testei e perguntei pra IA Copilot o que segue abaixo, ela pesquisou nas especificações do carro e me deu uma resposta bastante plausível, apesar de eu não ter feito a conferência (creio que vale consultar outras IAs para checagem):
Considerando o custo da energia elétrica no brasil e o consumo de energia de um carro elétrico BYD Dolphin, qual é consumo de energia deste carro em kw por quilometro rodado e qual o custo financeiro (em R$) por quilômetro rodado deste carro?

De qualquer forma, não conseguimos voluntários para autopropelido e carro elétrico, então vamos incluir apenas a bicicleta elétrica (pedal assistido) no nosso DI.

Compartilharei com vocês o nosso resultado assim que incluí-lo no Banco de Dados de Desafios Intermodais que está aqui: https://uniaodeciclistas.org.br/desafio/


Abraço,

André Soares

◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣
.


André Geraldo Soares

unread,
Sep 23, 2025, 6:52:18 PM9/23/25
to UCB Associados, GT Pesquisa UCB
Desafio Intermodal feito!
Resultado na hora (como tem que ser)!
Partiu comemorar!

EaseUS_2025_09_23_19_49_56.jpg

WhatsApp Image 2025-09-23 at 19.10.35.jpeg

andré soares




◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣◤◥◢◣
.

Felipe Alves

unread,
Sep 23, 2025, 6:54:09 PM9/23/25
to GT Pesquisa UCB, UCB Associados
Excelente! 👏👏👏

--
=================================================================
GT PESQUISA UCB - GRUPO DE TRABALHO PESQUISA DA UCB
=================================================================
---
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "GT Pesquisa UCB" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para gt-pesquisa-u...@googlegroups.com.
Para ver esta conversa, acesse https://groups.google.com/d/msgid/gt-pesquisa-ucb/CAJNHP%3DQHVYA_qwaTgX16P%2BG5DdXKynJV8uMGV0gpFMP0hA-GrA%40mail.gmail.com.

Vivian Garelli

unread,
Sep 24, 2025, 8:33:51 PM9/24/25
to gt-pesq...@googlegroups.com, UCB Associados
Parabéns André! Muito legal as intervenções e sistematização dos resultados, além do banco de dados do desafio.
(parabéns também Filipe!)



--
Vivian Garelli
Antropóloga e pesquisadora
(21) 99868-0300
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages